Uma das maiores dúvidas que encontro entre alunas de cursos de auto-maquiagem é como fazer um olho bem esfumado com sombras opacas de tons médios ou escuros. O fato é que sombras opacas são mais secas que as cintilantes e, portando, ao ser esfumadas deslizam menos e tendem a manchar mais. E quanto mais escura é a sombra, mais difícil é de esfumar, ou seja, de tirar as linhas e marcas. Isso dificulta à leiga em maquiagem fazer aquele esfumado marronzinho de todo dia.
As dicas de hoje são super simples e não são nenhuma novidade, mas são cuidados que vão tornar a maquiagem dos olhos muito mais fácil e bem-acabada. Vamos lá?
1 - Aplique primer de sombra (não serve de rosto) muito bem espalhado em toda a pálpebra superior, do ponto rente à raiz dos cílios ao ponto rente à raiz da sobrancelha. Não adianta achar que se passar mais primer a sombra vai durar mais. Excesso de produto leva ao acúmulo nas dobrinhas da pálpebra e com o tempo faz abrir buracos, linhas na sombra. Não se esqueçam que o primer é um produto cremoso e deve ser aplicado em pequena quantidade, apenas o suficiente para cobrir toda a pálpebra sem ficar melada.
Observação: pode-se usar corretivo muito bem espalhado no lugar do primer, mas a maquiagem provavelmente durará bem menos - sobretudo em pálpebras gordinhas ou oleosas. Evite aplicar base, hidratantes e pó nas pálpebras. Apenas um bom primer garante a fixação das sombras e não cria aquela camada grosseira de produtos que compromete o acabamento e a durabilidade da maquiagem.
2 - Com um pincel bem fofinho de esfumar, como o 217 da M.A.C ou o BR-C-N06 da Coastal Scents (usado na foto), aplique uma sombra (ou pigmento) iluminadora levemente perolada em toda a pálpebra (usei o pigmento Vanilla da M.A.C), da raiz a sobrancelha à raiz dos cílios. Nada de aplicar sombra metalizada para iluminar e fazer o fundo, pois o resultado é over.
A camada deve ser fina mas bem uniforme. Uma camada fina é garantida quando o produto é bem espalhado e não quando se utiliza pouco produto. Quando aplicamos pouco produto, ele fica quase todo onde o pincel encosta primeiro (pois gruda no primer) e acaba criando manchas quando se tenta espalha-lo, pois não há pó suficiente para cobrir de forma homogênea toda a área. Esse é outro erro super comum que observo nos cursos de auto-maquiagem. As pessoas têm medo de errar, exagerar e de manchar se usarem mais produto e acabam pegando tão pouco que produzem um acabamento irregular.
Então, lembre-se: aplique quantidade generosa, sem medo, e espalhe bem. Mesmo com uma boa quantidade (que não significa, por outro lado, um kg de produto), o que garante o bom acabamento é o esfumado. Se não quer que a cor fique escura, use uma cor mais clara. Simples assim.
3 - Limpe o pincel numa toalha ou pegue outro semelhante e aplique a sombra opaca na pálpebra móvel (da raiz dos cílios à linha do côncavo). Repare que, por cima da camada de sombra iluminadora, a sombra opaca de tom escuro vai ficar um pouco mais clara. Aplique quantidade suficiente para cobrir a leve cintilância que está por baixo. Construa camadas da sombra opaca caso seja necessário. Eu escolhi uma sombra marrom chocolate num tom médio a escuro, que ficou médio após aplicado da forma descrita.
4 - Com o mesmo pincel, limpo em uma toalha, esfume a linha do côncavo, posicionando as cerdas em cima da linha (não logo acima ou logo abaixo) formada pela sombra mais escura. Faça um movimento horizontal contínuo de vai-e-vem sobre a linha até que ela desapareça. Note que quando a sombra é esfumada, ela sobe uns milímetros além do côncavo.
Cuide para que o pincel usado não seja pequeno demais, pois pode marcar, definir a linha, ou grande demais, pois pode fazer a cor subir quase até a sobrancelha. O tamanho do pincel deve ser adaptado ao formato e ao tamanho dos olhos, sobretudo à extensão dos supercílios (o osso acima do côncavo, onde iluminamos).
Observação: a sombra deve ser esfumada apenas nas bordas, ou seja, nas linhas formadas em seus limites com outras sombras, para não perder a cor e o efeito. O esfumado deve resultar num degradê e na fusão das tonalidades usadas, sem qualquer linha (a não ser que o conceito seja sombra marcada).
Finalize como preferir. Eu fiz o meu delineado de sempre, que adoro, e apliquei máscara preta.
Assim, o esfumado com sombra opaca fica chique e delicado, sem borrões, manchas e linhas. A cor fica suavizada pela sombra de base, mas o acabamento é muito mais bonito. Lembrem-se de que o pincel deve ser bem fofinho e macio, de preferência de cerdas naturais.
Há quem defenda que não existe diferença entre elas e as sintéticas, mas pela experiência vejo que existe sim, na maioria dos casos. Pincéis sintéticos muitas vezes são duros demais, firmes, e acabam marcando mais do que esfumando. Para quem só usa produtos veganos, a Eco Tools têm pincéis sintéticos de esfumar bacaninhas, que dão conta do trabalho.
Espero que tenham gostado das dicas! Depois quero saber se deu certo, heim? Bj