DICA IMPORTANTE: O ENIGMA DO CORRETIVO - COMO ESCOLHER A COR CERTA

Poucos dias atrás vi na televisão um maquiador famoso explicando como se deve escolher a cor ideal do corretivo. Segundo ele, o corretivo deve ser um tom mais claro que a cor da pele, considerando que a cor da base deve ser a cor exata da pele (desde que o pescoço não seja muito mais escuro que o rosto). Me parece que esta indicação é sempre feita no intuito de corrigir e de iluminar a pele da pálpébra inferior, as olheiras.

Concordo que um maquiador profissional pode lançar mão deste artifício muitas vezes, pois ele domina as técnicas de maquiagem, de correção e os efeitos de luz e sombra. Contudo, discordo que esta seja uma boa dica para a mulher que se auto-maquia no dia-a-dia. Sem domínio das técnicas corretas, a chance de errar é muito grande.

Em primeiro lugar, o que é exatamente "um tom mais claro" (ou mais escuro) que a pele? Esta noção é muito subjetiva, o que aumenta a chance de uma mulher que não é profissional da maquiagem escorregar na correção das olheiras. A sua interpretação de um tom mais claro pode ser a de três tons mais claro para outra pessoa. 

Também acho que esta dica do "tom um pouco mais claro" ou do "um tom mais claro" na prática não funciona para todas as mulheres. Na minha experiência profissional, muito menor que a do tal maquiador, já percebi que funciona bem para mulheres que têm pouca olheira ou nenhuma (como iluminador), mas não para as que têm olheiras moderadas ou intensas. Nestes casos, o efeito pode ser contrário ao que se deseja.

Já me questionaram aqui no blog porque uso base da M.A.C NW20 e corretivo NW25. O corretivo não tem que ficar natural? "Por que você usa corretivo mais escuro que sua base/pele?". A melhor forma de explicar isso é mostrando o resultado do uso do produto em diferentes tons.

Abaixo, (1) olhos ao natural com olheiras amarronzadas, (2) olheiras corrigidas com corretivo no tom da minha pele/base, (3) olheiras corrigidas com corretivo "um tom mais claro" que a minha pele/base e (4) olheiras corrigidas com corretivo de tom um pouco mais escuro que a minha pele/base: 


Na foto 1 temos o panda clássico!

Notem que na foto 2, em que usei corretivo do tom exato da pele/base, as olheiras foram amenizadas, mas não satisfatoriamente, e o efeito iluminador não aconteceu de um jeito bom. As olheiras ficaram num tom um pouco cinza.

Na foto 3, o corretivo um pouco mais claro deixou a pele sob os olhos totalmente cinza e doente, ressaltando as olheiras e criando o famigerado panda invertido. Simplesmente horrível.

Na foto 4, o corretivo um pouco mais escuro (NW25) amenizou bem mais as olheiras e ficou super natural, unificando o tom da pálpebra inferior com o do restante do rosto. Importante salientar que o corretivo, assim aplicado, corrige a pigmentação (compare a foto 4 com a foto1), mas não as depressões (linha) e as bolsas.

Sempre que vou maquiar alguém que tenha olheiras mais fortes, ou mesmo ensinar a escolher a cor correta de corretivo no curso de auto-maquiagem, faço esse teste, colocando corretivo mais claro, no tom e num tom um pouco mais escuro. Geralmente é o último que vence a competição!!! E percebo esta mesma lógica acontecendo com a pele já preparada com base. 

Então, como escolher a cor certa, principalmente para quem precisa muito de corretivo? A melhor maneira é testar o corretivo no local onde será aplicado, ou seja, neste caso nas olheiras. Aplique num olho direto sobre a pele e no outro sobre a pele já com base e observe se a cor está natural e se há alguma mudança drástica nestas duas condições (provavelmente não). Se o corretivo se destacar ou destacar as olheiras, procure outro tom.

Maquiagem não é ciência exata, então não existe essa de dica que serve para todo mundo sempre. Existem dicas gerais, que se aplicam à maioria, e dicas específicas, que se aplicam a pessoas com determinadas características. Mais do que tudo, existe a importância de testar os produtos, sobretudo os de pele, antes de comprar de usar por aí. Não adianta simplesmente comprar corretivo da mesma linha e numeração da base, para depois levar um susto quando vir fotos tiradas com flash, por exemplo. 

Cada pessoa apresenta na pele e nos traços do rosto combinações particulares de características que devem ser analisadas cuidadosamente para uma maquiagem sucesso. Sem falar que cada profissional tem sua forma de trabalhar e existem maneiras diferentes de se pensar cada questão. Para a mulher que não trabalha com maquiagem, é melhor seguir o caminho da simplicidade, que, ao contrário do que possa parecer, não se trata de seguir fórmulas prontas, mas de testar produtos e soluções e de se auto-conhecer. É um simples que dá trabalho no início, mas que quando descoberto facilita demais a vida e evita micos como o do "panda invertido".

Muitas vezes meninas me escrevem e-mails dizendo que têm a pele da cor da pela de fulana da tv e perguntando que base da M.A.C eu indicaria para elas comprarem pela internet. Eu me pergunto: como ela sabe que a pele dela é da cor da pele da fulana, ela conhece fulana? Num país de algo grau de miscigenação há uma infinita gradação de tons e de subtons de pele e a imagem de uma tv ou de uma foto varia demais (conforme luz, regulação do monitor e impressão) para que se possa usá-la como referência real. Respondo que não tenho como dizer e explico tudo isso e algumas ficam tão decepcionadas que nem respondem, nem para agradecer o tempo dispensado. Espero que agora elas entendam o porquê da minha resposta e que saiam do comodismo da resposta pronta, que normalmente vem com uma decepção posterior, para pesquisarem os produtos corretos. 

Espero também que este post tenha ajudado a muitas de vocês! Contem para mim suas experiências com corretivo nos comentários, o que dá certo e o que não deu!!! BJK        

82 comentários:

Suzane

Puxa, não fazia idéia disso... sempre ouvi dizer que o corretivo tinha que ser mais claro que a base. Me incomodo muito com minhas olheiras e vou fazer o teste do corretivo mais escuro...
Valeu pela dica... bjo

Blog da Núbia

Karen, essa foi a melhor explicaçõ sobre corretivos que vi. Amei suas dicas. Sempre usei o corretivo mais claro, notei que a make ficou melhor depois que comecei a passar o corretivo sob a base dermablend da vichy, mas agora vou procurar o meu corretivo ideal. bjs

Loolieeze

Adorei o post!

Um dia comprei um corretivo líquido mais escuro que a minha pele, por engano, e levei um susto (bom) quando passei: ele cobriu bem as olheiras e o amarelado doentio das pálpebras...
Só tenho que tomar o cuidado de espalhar bem, pra não aparecer nas partes mais claras...

Mas foi um achado, os dois corretivos (só uso marca de farmácia) mais claros que usei sempre me deixavam incomodada, e eu achava que a coisa só não funcionava pra mim...hehehe

=D

Dani Stark

Oi Karen!

Achei muito legal o post e, realmente, tem que testar mesmo na pele, pra ver o que fica bom e o que não fica!

Nas olheiras eu uso 2 produtos que, pra mim, ficam maravilhosos: o corretivo Cover Up do Duda Molinos (que dá uma 'iluminada' legal nas olheiras... mas isso só quando saio a noite e o cansaço já bateu.

No dia-a-dia o que faço é dar um reforço da minha base fazer uma segunda 'camada', na area das olheiras. Nesse caso, usa o Base Leve da Avon. Fica ótimo e bem natural. Mas isso depois de experimentar vários corretivos que não funcionaram bem e deixavam minhas olehiras cinza....

Beijos!

Gi

Ai Karen... eu não consigo usar corretivo e nem base.. =/ Acho sempre q a cor fica diferente, não fica natural..sei lá o que aocntece.... tentei muitos tons e tal, mas nada q me agradasse...
só uso o pó msm... (vergonha..)
um dia aprendo!

bjukas!!

www.unhastudo.blogspot.com

Renata

Oi, tudo bem?

Adoro o seu blog e leio sempre. Concordo plenamente com o que você escreveu neste post. Para quem entende de técnicas de maquiagem, sombra e iluminação, essa técnica de um corretivo "um tom mais claro", pode funcionar, mas para uma relis mortais como eu, essa técnica não funciona ou eu não sei aplica-lá, hehehe. O corretivo que melhor cobre as minhas olheiras e deixa uma aspecto mais natural é aquele que é "un tom mais escuro" que minha pele.
Beijos.

Thayane Almeida

oiee linda, adorei seu blog =) ja estou segeuindo, adorei as dicas, beijos


www.girlscosmetic.blogspot.com

Kelly Cristina

Nossa Karen!!! pra mim isso foi super novidade... nunca vi ninguém falando sobre escolher o corretivo mais escuro que sua pele... e vi que o resultado foi ótimo...
valeu a dica!!!
Bjus
=)

Thaís

Ei!!
Acompanho seu blog diariamente desde q o descobri, mas nunca havia feito comentários. Mas hj não poderia deixar de compartilhar a minha experiência!!!
Vc explicou maravilhosamente bem!!
Tenho olheiras bem escuras tb e sofri durante muito tempo pois não sabia escondê-las!!! Resolvi fazer uma pesquisa no youtube e descobri q essa era a melhor maneira de esconder manchas escuras... usando corretivo um tom mais escuro do q a pele, e depois, um no tom exato da pele para deixar a cor igual, caso fosse necessário!!!! Vi tb q travestis usam essa tecnica para esconder a barba em suas produções! Interessante, né?!

Bom... parabéns pelo blog!! Eu amoooo!!!

Beijinhos... ;*

Luiza Porto

Muito bom esse texto! Eu concordo com vc totalmente: fico uó com corretivo mais claro que eu! Uso base NC25 e corretivo NC30... um dia resolvi comprar o corretivo NC20 e sério, mó tristeza gastar dinheiro com um ótimo corretivo que fica paradão a maior parte do tempo... acaba que só uso ele quando sem querer passo mto protetor no rosto (que o meu é brancão).
Fantástico!
Bjosss

minhacasaeumaviagem.blogspot.com

Oi Karen, ficou muito legal esse post
Tem dias que eu uso um mais claro e tem dias que eu uso no tom da minha pele
Mais escuro ainda não usei!
Vou testar
beijos

Barbara Pádua

Nossa Karen, concordo com o que disseram já, melhor post sobre corretivo que já li! As imagens são impressionantes. Muito anti-intuitivo isso do corretivo mais escuro, adorei! Bjos!

Anônimo

adorei, mas não é 'aftificil', é 'artifício'

Paula

Se o objetivo for cobrir alguma manchinha no rosto, acho que o corretivo deve ser da cor mais próxima à da pele.
Mas quanto às olheiras,concordo com você, precisa ser um pouco mais escuro. Uso a base studio tech NW20 e studio finish NW 25 nas olheiras, fica bem natural. Acho também que às vezes não dá para eliminar totalmente as olheiras. Neste caso, não adianta exagerar no corretivo, fica terrível. Sem pesar a mão conseguimos amenizar o problema e deixar o rosto com um aspecto mais harmônico e leve.
Parabéns pelo blog!
Beijos, Paula

Karen Lommez

Anônimo, eu sei que é artifício e não artifícil, foi um erro de digitação. Já corrigi. Obrigada!

Deise

Oi, Karen! Concordo que a escolha da base + corretivo são complicadas e até polêmicas! Nunca tive hábito de usar base, porque minha pele era bem oleosa, e as bases do século XX eram cheias de óleo! Claro que o tempo passa, as pessoas envelhecem e os produtos evoluem. Agora preciso de base e corretivo, para disfarçar manchinhas e as adoráveis olheiras. Uso bases da Avon e o corretivo Renew. Às vezes uso só o iluminador Renew Revitalist, quando a maquiagem é leve. É tão difícil acertar a cor da base, e as opções de cores são poucas. Eu uso o corretivo mais claro, mas acho que algo fica estranho. O ideal seria uma análise da pele para indicar as cores e tons melhores...pena que não moro aí perto, senão eu estaria na primeira fila do Curso de Auto Maquiagem!

Anônimo

a cor 4 deixou mais natural mesmo!
mas é como vc disse,difícil é a gente entender e achar essa coisa de um tom mais escuro que a nossa pele!!

A Acumuladora

Oi Karen! Estou impressionada com o seu post! Pela primeira vez na minha vida consegui entender o porquê dos corretivos um pouco mais escuros que a base. Vou tentar com certeza, pq os corretivos claros até então nunca funcionaram bem em mim!!!!
Obrigada!
Beijos

Fabiola Paschoal

Agora sim eu entendi pq meu prolong wear nw25 não funciona na pele do rosto mas fica perfeito nas olheiras. :P

E baseada nisso devo assumir que meu tom de base mac DEVE ser nw20, testarei.

Ótimo post, super de utilidade pública!

Nanna Barbieri

Ótimas dicas para quem não tem tanta noção de maquiagem...
Beijos

Narjara

Concooordo! Descobri isso à algum tempo atrás... como fica bem melhor o corretivo um pouco mais escuro...

no meu caso (acho que no seu tb - não sei se vc concorda comigo :p)... quando a gente tem olhos pequenos, o corretivo claro deixa eles com a impressão de "fechadinhos", ou seja, os deixa parecendo ainda menores... o corretivo escuro deixa os olhos normais, acho que deixa o olhar mais aberto.

beijinhos pra vc!!!

Dani

ótima explicação!!
Adorei!
Vc como sempre arraza!!
Beijos!!

Flavia

Olheira é uma desgraça, né?
O q eu uso da NYX é um pouco mais escuro e realmente é o q melhor cobre minhas olheiras.
Adorei o post!

Cynthia de Souza

Ótimo post!

Lídia Maria

Perfeito, simplesmente perfeito! Lido com minhas olheiras (escuras, acentuadas) há muito tempo e o que vivencio é exatamente isso que vc mostrou! Não sou maquiadora, apenas uma mulher vaidosa e que está sempre em busca do melhor pra minha situação ;) Já cansei de ouvir que preciso de corretivo com um tom mais claro e já cansei de argumentar que, no meu caso, não! Agora seu post vai ser me ajudar a argumentar! Beijinho!

Anônimo

Eu uso o corretivo Boticário, na cor bege claro, mas depois dessa dica vou procurar um tom um pouco mais escuro.

Elô

Jubis

Concordo plenamente. O corretivo mais escuro ameniza as minhas olheiras, mas o mais claro não resolve nada, ela fica cinza!

Lucia Souza

É a pirmeira vez qaue leio isso num blog.
Uma amiga que acabou de fazer curso de maquiagem na Embelezze me ensinou isso.
A principio quando ela escreveu no MSN eu duvidei da opinião mas, ela esteve aqui em casa e me mostrou na pratica.
Desde então eu uso o corretivo mais escuro.
Embora eu nao tenha problema com olheiras, meu problema é muito mais serio...Melasma.
Beijos

Antonia - makesporciaobella.blogspot.com

Karen, realmente essa coisa do corretivo um tom mais claro é uma das piores dicas que vejo em blogs, é total furada, tem que ser o mesmo tom ou mais escuro mesmo!
beijosss
Antonia

Unknown

Karen,
o corretivo um tom acima ficou muito melhor mesmo!
Para mim corretivo mais claro nunca deu certo usado sozinho também: fica cinza e horrível!
O que dá certo é usar um corretivo salmão/pêssego primeiro (que neutraliza o amarronzado) e depois outro corretivo no tom da minha pele.
E uma última inovação que venho fazendo na minha rotina corretivo e que achei ótima é passar primer antes (uso o Stay don't Stray da Benefit): fica melhor ainda - pq esse primer já clareia um pouco - e aumenta a duração do corretivo evitando que acumule nas linhas.
Aprendi com a Renata do e depois vi que muita gente recomenda com vários tipos de primer.
Beijos!

Patty Helen

Ai excelente post! Eu tenho olheiras marrom escura, e olho um pouco fundo. Assim como todos, minha olheira é um grande incomodo, e na busca do corretivo (quase) perfeito, comprei vários errados,muitos mais claros que minha pele, acreditando na vendedora.Dessa última vez, decidi que eu iria escolher SOZINHA o que queria,então iniciou-se a saga,as vendedoras sempre vinham me encher a paciência com suas orientações padronizadas que nunca levam em conta nossas características pessoais.Chegava nas lojas e passava o produto em mim mesma, sempre num olho só, para comparar, as vezes achava que era o melhor, mas quando saia da loja, em outras iluminações, percebia que era ruinzinho, ou que com o tempo acumulava nas dobrinhas, não comprava. Até que resolvi comprar um tom escuro, e depois acertar a pele do rosto, que é mais clara que o pescoço. Não teve erro! Comprei o Dermablend VIchy e não me arrependo!Se eu inventar de iluminar com um tom mais claro, fico bicolor, então evito! Maquiagem é algo difícil de padronizar, e pra conhecer o melhor pra vc, só experimentando...não tem jeito....
Parabéns pelo trabalho!

Unknown

Oi, Karen. Que super dica essa, hin?! Nunca tinha ouvido falar em usar um corretivo um pouco mais escuro. Na verdade sempre achei que não existia corretivo para mim, sem contar a saga do pó compacto perfeito que não existe, todos os que eu tento ou ficam muito claros ou muito escuros.
Mas vou seguir a sua dica!
Sabe o que eu tenho curiosidade de saber?! Como usar aqueles corretivos coloridos! Parece que sabendo usar, dá um efeitos legal, já vi até base da NYX que é colorida.
É que a minha pele sempre fica com uns pontinhos avermelhados, parecendo uma leve alergia, horrível!
Gostaria que um dia você fizesse um post assim, pois você explica bem para as tapadas como eu... heueeheheu.

Ahh, nem te conto, estou louca atrás do batom da Vult 27 que eu sempre vejo você usando e acho lindo! Mas nunca encontro, já fui numas 6 farmácias e nunca tem.
O vult 31 achei e amei! Virou meu queridinho e estou até sorteando um kit que tem ele pelo meio.

Vou tomar a liberdade de deixar o link do sorteio que estou fazendo lá no meu blog, tá?!
http://baleladas.blogspot.com/2011/08/sorteio.html

Bju no coração, Karen!

Creedo, agora que eu percebi que escrevi um monte de coisas, imagine eu falando... uma matraca! hauahuaahah

Dáfni

Karen!

Excelente post! Gostei mais ainda das fotos comparativas; certamente ficou claro para muitas que escolher o tom exato exige testar antes!

Beijos

Virginia R S

Eu to precisando comprar um corretivo porque o meu acabou (era o touche eclat, da ysl). Quero comprar o mineral da contem 1g, porque dizem que é muito e além disso eu tenho alergia, entao acredito que vai ser melhor pra minha pele. Mas to com muita duvida em relaçao à cor! E eu nao uso base, entao essa tatica do post não funciona né?
Beijo

Erika

Karen,
Simplesmente amei essa postagem! Eu tenho trauma das minhas olheiras e apliquei sua dica e deu muito certo! MUITO OBRIGADA!

Beijo,

Erika

Anônimo

Karen,
finalmente eu vi alguém desmistificar a questão do corretivo mais claro. Eu falei isso mil vezes lá no meu blog, mas não com um post tão completo como o seu, que ficou ótimo! Pois bem, falei MIL vezes que corretivo é da cor ou ligeiramente mais escuro, expliquei o porquê e etc.

Quando eu vejo essas dicas do corretivo claro em blogs ou na TV, eu quase tenho um treco. Acho um desserviço absurdo para as pessoas que se maquiam em casa.

E a coisa mais difícil de se ver hoje em dia é alguém bem maquiada com corretivo claro. Percebo que algumas celebs ficam bem, outras ficam meio artificiais e outras ficam aquele desastre que já vimos por aí.

beijos!

Renata

Karen Lommez

Meninas, obrigada! Que bom que gostaram da dica! O legal é tirar da cabeça que só corretivo mais claro funciona e testar tuda na pele, no local onde vai ser usado o produto, para saber se dá mesmo certo, e não ir na dos outros simplesmente!!!BJ

Karen Lommez

Meninas, obrigada! Que bom que gostaram da dica! O legal é tirar da cabeça que só corretivo mais claro funciona e testar tuda na pele, no local onde vai ser usado o produto, para saber se dá mesmo certo, e não ir na dos outros simplesmente!!!BJ

Karen Lommez

Gigi, para ficar natural vc tem que escolher uma base de cobertura leve a média e procurar o tom exato, ou misturar diferentes tons para chegar ao seu. Dá trabalho, mas quando vc acerta fica bem melhor que só usar pó. bj

Karen Lommez

Thaís, é isso mesmo! Se der alguma diferença com o resto da pele é só passar um pouco de corretivo do tom exato da pele sobre o mais escuro usado para disfarçar as olheiras... bj

Karen Lommez

Paula, concordo que nem sempre dá para disfarçar tudo com corretivo. Sempre falo isso nos cursos, que é melhor amenizar do que carregar no corretivo. Se for manchas no rosto, também depende do tom das manchas. O post foi sobre olheiras roxas/marrons ou manchas mais escuras, como melasma. Quando a pessoa passa base/corretivo mais claro sobre melasma escuro, ele fica cinza tb... do tom da pele, só a mancha for mais clara mesmo.

bj

Karen Lommez

Ba, um tom mais claro ou mais escuro dificulta mesmo. O certo é vc pensar que vc tem que pegar um mais escuro, mas não muito mais escuro, e TESTAR, sempre! Só o teste mostra a cor ideal. Não adianta comprar qq mais escuro ou qq mais claro,,, bj

Karen Lommez

Narjara, vou observar para ver se noto isso, do mais claro diminuir...
bj

Karen Lommez

Lucia, com melasma acontece a mesma coisa!!! Que legal que sua amiga te ensinou isso! Já vi gente com melasma bem forte que usava base mais clara pq a moça da loja disse... a pessoa fica cinza, horrível!!! bj

Karen Lommez

De, cada um tem que testar mesmo até descobrir o que funciona melhor para a própria pele!!! suas dicas são muito legais!!! Por isso uso NW nas olheiras, pq ele é mais rosado, neutraliza melhor o marrom que o corretivo NC que é amarelado. Já para olheiras roxas o amarelo vai melhor!!! BJ

Karen Lommez

Patty, é isso mesmo! Seu depoimento diz tudo! E as vendedoras são treinadas para vender, mas não são maquiadoras, né? Muitas não sabem nada!!!! bj

Karen Lommez

Lela, corretivo colorido é mais complicado, mas vou anotar a sugestão!!! BJ

Karen Lommez

Virginia, depende né? Falei no post que em mim funciona com ou sem base. Não adianta passar mais calro pq nao usa base e as olheiras ficarem cinza... é melhor usar o mais escuro para amenizar e depois que secar um do tom da pele para não dar diferença... bj

Karen Lommez

Renata, concordo plenamente com vc e acho artificial o efeito, quando não horrível. Iluminar só funciona mais ou menos para quem não tem nenhuma olheira! Obrigada!!! Adorei saber que vc gostou do post, amo seu blog! BJ

Karen Lommez

Meninas, nãos e esqueçam sempre de testar ok? Quem for testar a dica,d epois volta aqui e conta o que achou, combinado? BJ

Karenina

Olá, Karen! Deixa eu te perguntar.. Vc já usou o prolongwear mesmo no tom nw25? É pq rolam mtos boatos de que a tonalidade desta linha é mais escura que as demais da mac...

Fica bem!

Fernanda

Parabéns!!! É exatamente isso, acho que essas dicas que costumam dar, servem para quem tem pouca ou nem tem olheira... A gente que tem sofre... Mas testando é que percebi isso! Eu tb uso o NW 25 que é um pouco mais escuro que minha pele e acaba disfarçando mais! Obrigada!!!

Fernanda

Oi Karen!
Adorei o post! Agora entendi pq a moça da mac me disse que meu corretivo devia ser um tom mais escuro do da base... Mas só comprei a base, pq mac é caro né? hehehe Fiquei de comprar o corretivo depois, minha cor de base é nc20, mas quando fui comprar o corretivo pela internet, vi que não tem nc25, então fiquei na dúvida, se compro o nc30 ou o nw25... Você sabe me dizer qual é a melhor opção?
Obrigada :D

Maria Manoela Porto - Makeup Geek

Amei o post pq todo mundo me considera louca de sempre comprar corretivo com um tom a mais....

Beatriz C.

Adorei esse post... eu sempre usei corretivos mais claros porque aprendi assim, depois de muito ver fotos que percebi o quanto ficava pavoroso o resultado hehehe...

Deixa eu te perguntar uma coisinha, já que é MACmaníaca: olheiras arroxeadas bem escuras, faz diferença usar um corretivo NW ou NC? Porque eu testei um na loja que ficou ótimo, mas comprei pela internet... eu tinha certeza que a moça tinha usado NW15, mas aqui em casa ficou muito estranho... daria pra saber se foi o número, o W ou a forma de aplicação?

beijos!

Camila

Olá encontrei seu blog por acaso por causa do uma amiga de face que linkou o post dos pecados de maquiagem e cai aqui.
Adorei o jeito que vc escreve e as dicas super sensatas voltarei sempre...
não sou maquiadora profissional mas adoro o assunto e acho que me maquio até bem.
Minhas olheiras são o grande problema da minha vida alem de escuras a maçã do meu rosto é altinha (o que fica lindo p o blush hehehe) mas deixa as olheiras fundas... ai alem da cor da pele rola uma sombra. Depois de muitas tentativas e dicas que não ficam bem e milhares e milhares de makes acertei a forma de corrigir minhas olheiras o que eu faço:
Como vc sugeriu eu uso na olheira, com bastante cuidado para não sair para o resto da "pele" um corretivo mais escuro que minha pele e uso a baso por cima do corretivo e não por baixo como muita gente indica. quando usava por baixo sempre achava a make pesada, envelhecendo o olho e as olheiras não ficavam totalmente cobertas. passando o corretivo antes eu uso a base apenas para ajustar a cor de forma que o rosto fique uniforme, por exemplo, do meio do olho para fora, onde a olheira é mais light uso quase nada de corretivo e uso mais base, e na barte de dentro uso mais corretivo e quase nada de base... como a base (minha preferida tem sido a diorskin nude) é menos oleosa e pesada q o corretivo praticamento não preciso usar pó nesta parte de fora do olho que sempre ficava com as linhas de expressão realçadas quando tinha que usar o corretivo por cima! (e olha q sou jovem e isso já me incomodava quando usava invertido como todos fazem!)

bom tó só deixando minha experiência aqui, sou daquelas que acredita q quanto mais melhor!
beijinhos e parabéns pelo blog!

Joyce

Em você, realmente o tom mais escuro funcionou... em mim, só piora as olheiras... uso o corretivo no mesmo tom da base, de alta cobertura, pois só quero cobrir o que tá por baixo mesmo... bjssss!

Anônimo

Eu tenho um pequeno problema, minha pele é amarelada, pois tenho descendência oriental e ao tentar comprar corretivos um toma mais escuro, acabei comprando alguns que vieram meio rosados. Isso ocorreu com praticamente todos, tenho olheiras intensas e roxas e o corretivo da minha cor ou mais claro não funciona.

Lu

De longe a melhor explicação sobre olheiras que já li, sério nunca ia imaginar isso, e tenho olheiras bem forte e sempre usei corretivo mais claro, vou testar agora o mais escuro. Muito obrigada querida, beijos

Mais Belezinha

Parabéns pelo post,até o momento é melhor demonstração que vi sobre a cor de corretivos mac.

Milena Sarmazo

Eu tbm, sou como a Gigi, apenas pó, blush e hoje surgiu a duvida do corretivo iluminador por isso parei aqui e a dica foi um must.
Tks

Anônimo

Olha, eu discordo totalmente. Não achei que o corretivo escuro favoreceu as suas olheiras, assim como os claros também não. Talvez o corretivo que você usa não seja o adequado para você, até mesmo o subtom que você disse ficar cinza. Tenho uma amiga que usa corretivo um tom acima e não fica nem um pouco bom. Totalmente artificial, ela esconde as olheiras mas fica com uma mancha escura abaixo dos olhos.

Regina Giovanini

Até que enfim achei alguém que concorda comigo. Uma vendedora da MAC de NY me explicou isso. Tanto que meu corretivo (Studio Finish) é NW 25 e minha base (Select) é NW20.

Bruna

Noossa!
Esse post post foi muito esclarecedor pra mim!
Uso o Studio Fix na cor NC 20...há umas duas semanas fui comprar um corretivo na MAC e a vendedora aplica um Select Cover Up NW 25...achei estranherrimo...mas ficou bom no meu rosto...
Cheguei em casa e peguei o corretivo...vixi, achei super escuro e nem tentei passar de novo, ja tava tentando arranjar um jeito de trocar!

Depois de ler esse post ficou muito mais claro!!! Obrigada mesmo!

Gabriela

Excelente publicação, muito esclarecedora! Tenho olheiras roxas e acentuadas e estou em uma busca implacável para achar um corretivo perfeito! Depois de comprar vários, o que melhor se adequa a minha pele é o mac nc30. Depois de vários testes percebi que os corretivos mais claros que o tom da minha pele só servem pra evidenciar as olheiras ainda mais e no caso do corretivo de um tom mais escuro funciona muito bem desde que eu passe o corretivo antes da base. Muito obrigada pela ajuda! :))

Anônimo

Adoro seu blog,mas nunca comentei.Bom, queria tirar uma duvida, se possível.Tenho pálpebras mais escuras que o tom da minha pele,e olheiras tbm,essa regrinha se aplica para a pálpebra tbm?

Anônimo

Eu não sou maquiadora profissional, mais sempre uso o tom mais escuro do corretivo quando faço minha maquiagem, pois sempre dá certo.

Vi

eu estou na saga pra achar minha cor perfeita na mac!! não sei o q acontece, mas os vendedores sempre me empurram a cor errada, acho que ando mais branca nos ultimos tempos tb!

Agora fiz um teste em uma MAC e vou comprar os produtos pra ver se finalmente estão corretos: base Studio Fix Fluid NW15 e um mix de corretivos pro longwear NW20 + NW25(esse eu já tenho, mas não funciona sozinho, fica mto escuro)- meu primeiro corretivo mac foi studio finish NC35!! haha depois pulei pro NW30, e o NW25 studio sculpt, tentei o pro longwear NW25 - nada esconde minha olheira ... e ficam amareladados
os vendedores tanto mac qto sephora no exterior sempre acham q sou um tom mto mais escuro... depois q veem q na verdade sou clarinha... mto engraçado..mas já me fez gastar mto errado com isso!

Como não tem mac no meu estado tenho que me virar pra comprar qdo viajo... aí tá complicado achar a cor ideal! mas vamos ver se agora finalmente eu acerto!!

Anônimo

e como eu escolho o corretivo certo sem ta com a base e só com o pó compacto ...??

Anônimo

Que bom que vc é MAC maníaca. Pois foi na loja da MAC em SP que o atendente fez isso comigo. Testou um corretivo pouco mais escuro que minha base e me mostrou a diferença. Na verdade, já era a cor que eu usava de corretivo - o NW 30, mas como não uso base da MAC, não tinha notado que ele era mais escuro que o tom da minha pele. O atendente pegou um que achou mais escuro que minha pele, aplicou, ficou perfeito e bingo!
Já era o NW 30 que eu usava e que, por sinal, eu havia comprado na MAC com uma maquiadora nos EUA...É isso ai!. Perfeita a dica!

Anônimo

Excelente! Por isso que nunca compro corretivos em loja. Eles sempre querem enfiar goela abaixo um tom de corretivo mais claro e minha olheira é roxa, fica esquisito, um tom cinza horroroso. Enfim, alguém cnseguiu me entender.

Lidiane

Lembro muito bem de você falando isso no curso de auto maquiagem que fiz com você, troquei meu corretivo que era mais claro por um um pouco mais escuro e deu super certo!

Carolina

Karen, MUITO obrigada pela dica! Sempre usei corretivos um tom mais claro que minha pele e sempre tive essa impressão de "acinzentado" e acabava passando mais uma leve mão de base por cima ou pó por todo o rosto na tentativa uniformizar a cor!!! Vou AGOOOORA correndo pra loja da MAC comprar um corretivo um tom mais escuro hahaha

Muito obrigada e sucesso com o blog!!

Anônimo

Agora sim alguem disse algo que fuciona ja paguei uns micos por causa desses truques

Anônimo

Olá! Eu já testei vários corretivos para olheiras (mais claros que a base, amarelados, e por fim mais escuro que a base, tenho um pouco de olheiras, nada terrível, mas porque não melhorar? Então descobri que o tom um pouco mais escuro que a base funciona melhor, você tem razão, para quem faz sua própria maquiagem e não tem muita experiência, nem técnica, o melhor é a simplicidade.

Unknown

meu melasma é escuro ta horrivel,qse preto perto olhos, seráque se eu passar corretivo escuro fica melhor me ajudemmmmmmmmmm

carla

Olá. Este post salvou a minha vida :) Sempre ouvi dizer e sempre li em todo o lado que corretores para olheiras tinham que ser mais claros que a pele, comprei vários corretores e falei com várias vendedoras todas dizem o mesmo. Durante vários anos tentei muitas vezes colocar corretor nas olheiras, mas acabo sempre por ter que tirar pois acho que fica horrível, em mim parece que ainda acentua mais as olheiras, é isso mesmo como você chamou, panda invertido! Já estava mesmo convencida que o problema era meu, eu é que não sabia aplicar! Afinal o problema não é a minha falta de jeito para maquilhagem, o corretor mais claro acentua mesmo as olheiras! E você explicou muito bem, com muita inteligência. Vou começar a seguir o seu blog! Fora com os corretores de olheiras mais claros! Acabou-se o meu problema de tentar, tentar e voltar a tentar, sem conseguir disfarçar as olheiras. Muito obrigada!!!! :D

Unknown

Achei seu blog agora,,bem bacana. Eu neutralizo as olheiras com o corretivo correto normalmente os coloridos (depende do tipo de olheira), mas quase sempre após eu utilizo um tom pouco mais claro para iluminar a pele e fica super bem..até agora sem problemas.. :)

Unknown

Deise, ja tentou a base da Mary Kay efeito matte?? É maravilhosa para peles oleosas

Unknown

Post simplesmente maravilhoso. Amei sua explicação e, concordo, essa mania de resposta pronta é irritante, tanta facilidade de acesso gerou uma turma preguiçosa até em ler e pesquisar a fundo rsrs.

Anônimo

Sempre muito atual essa postagem!!!! Beijos! Karen

Kelli Gil

Perfeita explicação. Estava usando o tom errado de corretivo...tom mais claro!!!! rsrsrsr.
Karen, tenho uma conhecida maquiadora que me disse que se eu passar duas camadas de base seria o suficiente para esconder as olheiras. Isso é o suficiente mesmo ou tenho que usar um corretivo? Obrigada...Parabéns!!!!

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.