DICAS DE MAQUIAGEM PARA MULHERES MADURAS E SENHORAS

Recentemente, na enquete que fiz aqui no blog, recebi muitos pedidos para que falasse de maquiagem para mulheres maduras e senhoras. Chamo de mulher madura a mulher por volta dos 50 anos e senhoras aquelas que, tendo ultrapassado os 65, apresentam pele flácida e com rugas mais evidentes.

Caso você seja jovem e esteja pensando em não ler esta matéria, recomendo que mude de ideia. Algumas dicas são importantes para mulheres mais jovens, mas que têm pele seca ou poros abertos, por exemplo. Outras são importantes para o futuro e conhecê-las é fundamental para otimizar sua relação com a maquiagem ao longo da vida.

Percebo que aqui no Brasil as mulheres gradualmente deixam de usar maquiagem, à medida que envelhecem. Muitas deixam de usar porque percebem que a forma de se maquiar não pode ser a mesma da juventude, mas não sabem como fazer e têm muito medo de errar. Também há aquelas que não usam por preconceito. É uma pena, pois a maquiagem pode ser usada por quase toda a vida, de forma a realçar os pontos fortes e disfarçar as imperfeições, imprimindo ainda personalidade à aparência.


*Como exemplo de mulher madura, cito Christiane Torloni, de 55 anos de idade. Sua pele apresenta alguns sinais de envelhecimento, como leves rugas, mas ainda conserva boa parte do tônus e da elasticidade. Ela cuida muito bem da pele e está melhor que muitas mulheres 10 anos mais jovens. Independente da idade, a referência é o estado geral da pele da mulher madura, em algum ponto da transição entre a pele jovem e a pele envelhecida.

Christiane Torloni e sua pele iluminada... 

Nessa fase, as principais dicas são:

1 - Sinais de envelhecimento como manchas e rugas aparecem proporcionalmente à idade e também às agressões sofridas pela pele ao longo da vida (sol, agressões químicas, etc). Como estão em processo de aparecimento, é importante redobrar os cuidados com hidratação, proteção dos raios solares e tratamento anti-sinais. Nada de pensar que não adianta mais cuidar da pele! Como fatores genéticos e hormonais também podem influenciar no estado da pele, além dos hábitos de toda a vida, podem ser necessários tratamentos específicos. 

2 - Dê preferência a bases cremosas e líquidas, evite as compactas e as em pó, pois produtos mais úmidos darão mais viço e luminosidade à pele.  

3 - Diminua a quantidade de pó aplicado, aplicando-o apenas nas áreas do rosto que apresentam maior oleosidade. Assim, mantêm-se a aparência mais descansada.

4 - A maquiagem ainda pode, e deve, ser exuberante, ter intenção, mas não deve ser exagerada. Modismos passam a ser menos importantes para as mulheres maduras que para as jovens, ao passo que um visual mais clássico evidencia e destaca a beleza da mulher, sem envelhecer. Cores fortes e/ou escuras devem ser usadas nos lábios ou nos olhos, para não carregar demais a expressão, mas não precisam sem totalmente abandonadas. 

5 - Evite usar blushes com cintilância forte, que acentuem poros abertos, rugas e as pequenas irregularidades da pele madura. 

6 - Como as pálpebras começam a apresentar certa flacidez, troque as sombras metalizadas pelas sombras acetinadas, que têm brilho mais sutil e não deixarão as pálpebras envelhecidas, com aparência enrugada. 

7 - Dê preferência a batons matte, que têm melhor fixação nos lábios e não escorrem nas linhas finas que se formam ao redor dos lábios. Batons muito cremosos devem ser evitados, assim como gloss colorido.

e com olhos mercados!

* Um exemplo de senhora é a atriz britânica Helen Mirren, de 67 anos de idade. A flacidez se instalou, as rugas são evidentes em todo o rosto, a pele é mais seca, as pálpebras caídas e enrugadas. Para mim, ela é uma das senhoras mais lindas e elegantes que já vi. Ela soube envelhecer e continuar encantadora. A atriz consegue ter classe e sensualidade, façanha para poucas na sua faixa etária! 

Helen Mirren diva divina!

Helen era linda quando jovem e é incrivelmente linda na maturidade! Olha só: 

 Novinha

Vamos às dicas?

1 - Os cuidados, sobretudo com hidratação da pele, continuam sendo extremamente importantes. A pele das senhoras costuma ser mais seca e, quanto mais seca, mais linhas de desidratação acentuam as rugas trazidas pelo tempo.

2 - Base líquida é a melhor opção, de preferência as de acabamento acetinado, ou seja, com leve luminosidade, que dá impressão de rejuvenescimento. Adoro maquiar senhoras com a base Mineralize da M.A.C, pois elas sempre se sentem mais jovens quando a usam! Deixe de lado as bases opacas e as que têm muito brilho. Opte pelo caminho do meio.

3 - Luz é fundamental para a pele envelhecida, mas brilho cintilante ou metalizado não! Fuja dos blushes cintilantes e dos iluminadores. Aplique blush em pequena quantidade, como na foto abaixo, apenas para parecer corada. Evite áreas onde há muitas rugas.

 Blush Natural

4 - Em muitos casos, dispensa-se totalmente o pó, quando a pele já se encontra muito envelhecida e seca.

5 - A maquiagem das senhoras perde em exuberância e ganha em discrição e elegância. Melhor evitar cores escuras  e muito chamativas e adotar uma cartela de tons naturais e pastel ou médios. Como a expressão do rosto das senhoras é mais marcada, pesada, caída, é preciso evitar cores e traçados que tragam mais peso e marcação exagerada.

6 - As sombras metalizadas e acetinadas devem ser deixadas de lado. As opacas são ideais para colorir sem marcar ainda mais as ruguinhas das pálpebras.

7 - Delineadores líquidos devem ser trocados por lápis esfumado, pois podem escorrer ou ficar "picotados", devido à flacidez das pálpebras.

8 - Os batons matte muito secos podem marcar demais os sulcos dos lábios. Se for o caso, prefira batons cremosos consistentes (não os "melequentos") em tons médios, aplicados sempre nos lábios contornados com lápis. Se os lábios estiverem murchinhos, escolha batons claros, sempre usados com contorno de lápis.

9 - Cinza, preto, roxo, marrom acinzentado envelhecem. Procure tons de bege, marrom quente, rosa, coral, ocre, lilás claro.

Arrasando no red carpet

Bem, espero que tenham gostado das dicas! Se lembrarem de mais alguma, é só contar nos comentários! Bj e ótima semana a todas!

32 comentários:

Castielzinha

Karen se superando sempre! A Blogosfera quase não se refere a faixa-etária mais madura, bacana você dar essas dicas e mostrar que dá sim pra continuar se maquiando. Beijos

Lilly Cosméticos

Adorei o seu blog. Fiquei seguidora e gostaria que vc também seguisse o meu.
www.purabelezura.blogspot.com

miss m

Karen, a minha mãe tem uma pele até boa para os 52 anos, mas sempre teve espaço na pálpebra pequena e meio gordinha sei lá. Agora, parece q está totalmente coberta.N maqueio os olhos? Traço um cÔncavo imaginário? O q fazer?
fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/155411_221513167959587_1477478494_n.jpg
Essa é a foto que acho q dá para mostrar melhor o olho dela como é.Fui maquiar o olho dela para uma festa e fiquei muito frustrada(é o único momento q ela pensa em maquiagem...)

bjs!

Ana Clara

Vou usar essas dicas pra maquiar minha mãe e minhas tias qdo elas pedirem, post de utilidade pública, adorei!

Deise

Nossa, gostei de verdade! Post muito excelente, de utilidade pública!

Anônimo

Assunção!
Muito bom o post, vou aprender a maquiar a minha mãe já com 66 anos, pois ficamos sem saber como fica a maquiagem nas senhoras.

Gi

Arrasou nas que vc usou de exemplo!!!
Ambas se maquiam muito bem para a idade e tal.. lindas!

Bjukas!

www.unhasetudo.blogspot.com

Giovana Saad

Oi Karen,
já há algum tempo acompanho seu blog, mas nunca me manifestei. Hoje quero te parabenizar pelo blog, que é um dos meus preferidos. Você sempre foge do óbvio e dos padrões mais comuns que vemos por aí. O post de hoje me incentivou a comentar, justamente porque fala da maquiagem depois da juventude, coisa rara. Tenho 39 anos, e há bem pouco tempo comecei a me interessar por make e sinto muita falta de posts voltados para mulheres mais velhas. Suas dicas de hoje foram muito boas! Parabéns e obrigadaobrigada

Fernanda

Seeeempre que eu quero ver swatch de algum batom eu venho aqui, são os melhores e sempre tem o que estou procurando! hehehehe vou aproveitar p/ comentar no post mais recente para dar a dica de um dupe nacional e perfeito para o Honeylove da mac, é o sweet toffe da maybelline da coleção hydra extreme matte! já vi foto dos dois por aqui mas acho que nunca a comparação, achei válido comentar porque considero gêmeo tanto em cor como acabamento! Veja se vc acha o mesmo =) beijão

MusicFer

Adorei as dicas Karen e concordo totalmente contigo, Helem é diva absoluta, adoro ela e sua beleza é de outro mundo!
Bjãoooooooooo
FER

Margareth Gervason

Oi minha quelida linda, me senti dentro do seu post hoje e adorei!kkkk
Meus cabelos estão totalmente brancos depois de muita luta para isto e a cobrança de todos, mas tenho personalidade e qd decidi foi para valer. Estou adorando.... Ainda me maqueio muito mas sempre com certo cuidado.
Amei seu post
Passando para desejar...
ÓTIMA SEGUNDA! ♥
♥ Beijos coloridos!

Prix Maquiagens

Oi Flor adoreii o Blog, as resenhas a make que fez inspirada na kristen e tudo mais.. rsrs
Bjokas

Deise

Achei ótimo este post! Tenho 51 anos e nunca usei muita maquiagem, basicamente uso o mesmo de sempre: blush, batom, rímel e agora acrescentei o pó. Comparando com a Cristiane Torloni, tenho menos rugas na lateral dos olhos, mas pálpebra caída. Uso pouca sombra, esfumaço um marronzinho para dar um pouco de profundidade ao olhar, mas se achar que ficou exagerado, tiro um pouco! Batom é um item indispensável, como protetor e para colorir o visual. O pó que uso é da Avon, linha Renew, e ele não resseca na pele como os outros. Em geral, me sinto bem com minha cara "old lady", porque minha pele tem boa genética, hidrato e cuido sempre. Espero chegar aos 70 linda como a Helen Mirren!

Anônimo

Vc arrasa sempre!!!!
Adorei as dicas, pois tenhos muitas clientes nessa faixa etária que vc citou e sempre ficava em dúvida qto às cores usar.
Aprendi demais!!! Obrigada.
Andréa

Adriana Lauth Gualberto

Adorei muinha linda, tenho 55 anos. Ameiiiii! Gostaria agora que tu mostrasse um passo a passo. É possível. beijo no coração. Obrigada. Obrigada.

Larissa Lima

Amei as dicas..esse blog me deixa cada vez mas apaixonada...bjus..Larissa

Marta Eunice

nossa é por isso que amo o seu blog! è um blog feito por uma profissional mesmo! ADorei o tema! è a primeira vez que vejo um post tão completo como esse bj

esther

adorei as dicas de cores principalmente, mas adoraria ver um passo a passo, quase nao se mostram maquiagens em pele madura . bjss

Magali Tarô

Parabéns pela iniciativa karen. Realmente este é um segmento pouco explorado nos blogs de beleza. Tenho 49 anos e quando começam a aparecer as primeiras linhas de expressão, muda tudo. Demorei um tempo para me adaptar á nova realidade pois eu sempre adorei me maquiar. Beijos querida.

Norma

Oi, Karen! Fiquei muito curiosa em relação ao batom que a Helen Mirren está usando nas duas primeiras fotos: um cor de boca interessante, rosa avermelhado, muito bonito. Poderia dar sugestões de um batom que se aproximasse dessa cor? Beijos!

leila

adorei, especialmente a parte da base. nunca imaginei que é melhor base do que pó nas peles mais maduras.
beijos, Karen!!! vc é ótima

Danielle Castaldelli

Adorei a postagem, é legal ressaltar que é possível usar make em mulheres maduras e senhoras e deixá-las bonitas e naturais! =D
Beijos

Luiza Lisboa

Amei e li pra minha mãe, parabéns por pensar em todo mundo, arrasou!!!

Dáfni

Ai, me deu até um negócio no coração quando vi que sombra roxa (minha cor favorita) envelhece... acho que vou usar um monte até chegar aos 60! (rs)

Beijos

Norma Arruda

Karen, dicas valiosíssimas p/ a maturidade(comentei no face)um dos melhores post sobre o assunto que já lí(e olha que pesquisei bastante)tenho 49 anos e há pouco tempo comecei a dar mais atenção a maquiagem e acredite, me sinto melhor e mais bonita agora, e com pessoas como vc que dão atenção a esse público, fica melhor ainda. parabéns! Vc é uma super profissional!

Unknown

Arrasou! Amei as dicas pra minha mãe, que não é muito chegada em internet.

Minha dica é o site de bijous e folheados que eu amoooo, super baratinho!!!
http://www.imagemfolheados.com.br/?a=31799

Bjoo

Unknown

Olá karen adorei esse post,sou nova por aqui mais gostaria de saber como maquiar minha mãe ela é negra tem 72 anos e a pele bem escura com lindos olhos azuis,mais como a pele já está bem flácida e enrugada fico sem opções de cores,que dicas poderia me dar? Desde já agradecida.

Karen Lommez

@Viviane Soares de Souza Viviane, cores neutras e sem muito brilho, de preferência sem brilho, funcionam bem. nos lábios pode optar por um batom marrom ou vinho e como blush um vinho ou laranja. Bj

Anônimo

Muito bons os seus conselhos. Amei. Obrigada. Susana.

marialima

adorei as dicas

fatima

Adorei as dicas, mas não sei me maquiar, e por medo de ficar ridicula nem tento.Tenho 52 anos

Paulinha

Adorei o blog e as postagens, seus conteúdos são tops, espero que continue compartilhando essas novidades!!!
Xeruuu...

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.