MAQUIAGEM PARA TRABALHO: CORES E TéCNICAS

Na enquete do próximo tutorial algumas leitoras pediram que eu falasse de maquiagem para trabalho. Em tutoriais gosto de mostrar maquiagens mais "elaboladas" mesmo. Porém, julgando legítimo o pedido de dicas para uma maquiagem de trabalho (não é um tutorial), decidi fazer este post. 

Vamos às dicas?

Cores

A maioria dos trabalhos exigem uso de pouca maquiagem, discreta. Alguns definem as cores da maquiagem, inclusive (horror) combinando sombra e uniforme. Para os que não definem cores, mas pedem discrição, a dica de ouro é sempre escolher cores neutras

As cores neutras combinam entre si e com todas as outras cores, são as básicas da moda e da maquiagem. As neutras das sombras são as mesmas das roupas. Quando falamos em batom e blush, são tons que se aproximam das tonalidades naturais da pele humana, como beges, marrons, rosas e pêssegos. 

Para vocês terem uma ideia, a artista e fotógrafa carioca Angélica Dass (matéria aqui) criou uma escala ao identificar os tons Pantone das peles humanas de diversas pessoas. O trabalho chamado The Humane Project ficou conhecido em todo mundo e parte do genial (e tão simples) pressuposto de que as pessoas não são pretas ou brancas - somos todos coloridos! Mesmo as classificações "amarela" e "vermelha" são insuficientes, somadas ao preto e ao branco, para identificar os tons humanos.

Não à toa a ideia partiu de uma brasileira... A miscigenação é tão alta em nosso país e a forma de classificação popular das cores de pele dão origem a tantos nomes (alguns bem engraçados) que são quase infinitos, que é impossível fechar uma "tipologia"! Aqui o Tumblr da artista. Abaixo, parte do trabalho de Angélica - a cor do fundo de cada foto é o pantone da pele do modelo:


Eu, como minha habilidade limitada em programinhas e ferramentas gráficas (ou whatever),  fiz umas cartelas de cores e uns esquemas de técnicas. Nas duas cartelas abaixo, temos cores neutras para maquiagem dos olhos.


Cinza claro: pode ser usado como sombra. Evite se tiver mais de 50 anos, pois envelhece.

Branco: só uso como sombra iluminadora se for muito translúcida e sem muito brilho. Do contrário fica feio e pesado (tanto mais quanto mais escura for a pele), pois o pigmento branco se destaca muito no corpo humano, num contraste esquisito.

Preto: para o trabalho, recomenda-se que ele esteja presente apenas na delineação dos olhos e nos cílios, ou levemente aplicado como sombra no cantinho do olho.

Grafite: funciona da mesma maneira que o cinza claro, além de aprofundar o olhar. Pode fazer as vezes da sombra preta.

Azul marinho: funciona exatamente como o preto.


Bege claro, marfim, pérola: perfeitos como sombra iluminadora, sendo opacos ou perolados. Com mais brilho, até podem ser usados na pálpebra móvel de quem tem olhos mais fundos, atenuando esta característica. Nos olhos salientes, nas pálpebras caídas e gordinhas esses tons devem ser usados apenas como iluminadores nos supercílios, nunca na pálpebra móvel, pois acentuariam esses aspectos morfológicos dando um ar cansado ou um olhar saltado demais.

Cáqui: esse tom de bege esverdeado, muito presente em uniformes, também pode ser usado como sombra na pálpebra móvel. É a cor da sombra Patina da M.A.C.

Castanho: marrom escuro, ideal para sombra na pele negra e mulata e para detalhes do esfumado em peles mais claras. Também pode ser usado em delineação e nos cílios.

Marrom-amarelado: cor ideal para sombra da pálpebra móvel.

Terra (marrom-avermelhado): também ideal para sombra da pálpebra móvel.

***

Vejamos agora uma cartela para cores neutras de batom, lembrando que nem todas ficam tão discretas em todas as peles. Os neutros da boca podem ser os bem próximos do tom da pele ou dos lábios ou, para todas, as gradações de bege e de marrom, conforme tom da pele.  


Fiz esta cartela baseada em tons de batom da M.A.C que considero tons-chave. Contudo, são apenas referências, vale qualquer marca, assim como valem todas as variações desses tons.

1 - Bege claro rosado (Honeylove M.A.C): nude das branquinhas rosadas, pode ser usado em todas as peles claras mantendo a discrição, que é a palavra-chave da maquiagem para trabalho. Velvet Teddy e o Taupe são variações de bege (não rosados) para peles mais escuras.

2 - Pêssego (Kinda Sexy M.A.C): é um pêssego apagadinho, não muito puxado para o laranja. Além das peles claras, pode ser usado em peles morenas, nas quais fica um rosa seco e claro (sem ser esbranquiçado demais). Nas mulatas e negras ele se destaca demais, por contraste, e pode chamar mais a atenção do que se deseja no ambiente de trabalho.

3 - Rosa antigo (Feel so Fine ou Please Me M.A.C): é um "cor de boca", cor de lábios rosados. Pena o Feel so Fine, mais escuro que o Please Me, tenha sido descontinuado, mas toda marca tem esse tom. É o "rosa queimado", "rosa boca" ou "rosa antique". Se adapta bem em peles claras e morenas. Nas mulatas, numa aplicação levinha, também funciona.

4 - Terra ou Ferrugem (Chili M.A.C): o nome já é auto-explicativo. Cor de terra vermelha, marrom avermelhado. Uma das cores mais presentes na maquiagem dos anos 90, ainda é a preferida de muita gente. É neutra em todas as peles, pois é marrom, mas nas mulheres muito clarinhas pode ficar um pouco pesado. Funciona perfeitamente em morenas, mulatas e negras.

5 - Borgonha (Diva M.A.C): cor de vinho podendo ter um leve toque de púrpura (ou não!). Cor escura e perfeita nas mulatas e, principalmente nas negras. Cai como uma luva nessas mulheres e, pela cor da pele, ficam neutros e elegantes. 

***

A cartela abaixo fiz para blushes neutros, lembrando que eles não devem ser do tom exato da sua pele, mas num tom que simule o corado natural da pele quando é exposta ao sol. O blush de trabalho é preferencialmente opaco ou com brilho sutil e estão terminantemente proibidas as aplicações "calopsita", "Emília" e "Isadora Ribeiro na abertura do Fantástico dos anos 80". Deve ser apenas um sopro de cor na face, ok?

A aplicação deve ser feita em pequena quantidade, aumentando um pouco se necessário, em movimentos circulares dos malares em direção às têmporas. As cores desta cartela foram baseadas em tons de blush da M.A.C. Mais uma vez, digo que podem ser blushes de quaisquer marcas e também variações destes tons. As mesmas cores também podem funcionar para batons de acordo com tom de pele e com o conjunto da maquiagem (e das características da pessoa, claro). 


1 - Bege claro rosado (Blushbaby M.A.C): para as brancas de neve. Vai com tudo! 

2 - Pêssego claro (Melba M.A.C): pêssego suave e rosadinho, fica bem em peles claras, morenas claras e orientais.

3 - Pêssego intenso (Peaches M.A.C): pêssego mais forte e puxado para o laranja, fica bem nas mulheres de pele clara, nas orientais, nas morenas. Nas negras e mulatas, um tom mais intenso e mais alaranjado fica perfeito - dá um corado saudável lindo. 

4 - Ocre (Coppertone M.A.C): a marca classifica a cor do blush como "peach brown". Eu chamaria de ocre, uma variação do marrom, que pode tender para o amarelo ou para o vermelho. Ideal para peles morenas e mulatas. Nas mulatas, prefira os com mais pigmentos vermelhos. Nas morenas, um equilíbrio entre amarelo e vermelho. 

5 - Terra (Raizin M.A.C): marrom avermelhado, perfeito para mulatas e negras. Lembrem-se: do laranja, passando pelo coral, pelo vinho (e pelo próprio vermelho, claro) até o terra, temos os tons ideais para as negras. É o pigmento vermelho, presente em todas essas cores, que dá destaque à pele escura. De nada adianta usar bronze ou um marrom amarelado na negra, pois provavelmente não terá efeito nenhum de blush.

Observação: alguns dos tons usados nos lábios e nas faces podem funcionar bem como neutros em sombra, como beges rosados, rosês e pêssegos claros.

***

Técnicas

Para concluir, falo de técnicas de maquiagem para olhos que podem ser usadas no trabalho, de acordo com a etiqueta de cada empresa.


Técnica 1: a mais simples de toda, consiste em usar uma cor de efeito, bem esfumada, em toda a pálpebra móvel  e uma iluminadora sem brilho (ou com pouco) no supercílio, fundindo as duas cores em sua transição. Ao esfumar o tom da da pálpebra móvel, suba poucos milímetros em relação à linha do côncavo. Esfume bem para que a sombra não fique marcada e vulgar. Uma fina delineação com lápis preto (que pode ser esfumado) em toda raiz dos cílios superiores e na metade externa da raiz dos cílios inferiores pode ser usada. Arremate com máscara preta para cílios.


Rihanna mostra como fica básica e linda essa técnica, mas ousa num delineado inferior mais marcado e boca nude:


Salma Hayek arrasa, clássica e elegante!



Técnica 2: a única diferença em relação à primeira é que entre a cor da pálpebra móvel e a sombra iluminadora há um tom ligeiramente mais escuro, que marca levemente (esfumando bem) a linha do côncavo. Escolha um tom da mesma família do da pálpebra móvel ou um que harmonize. A delineação continua opcional e a mesma da técnica 1.


Modelo arrasa no esfumado horizontal, usando um tom opaco de rosa claro na pálpebra móvel e um pêssego delicado ao longo do côncavo, com a mesma delineação delicada e bem esfumada já sugerida.



Técnica 3: parte da técnica 1, usando um tom claro/iluminado (diferente e levemente mais marcante do que o usado no supercílios) em toda a pálpebra móvel. A partir daí se sombreia com uma sombra escura bem esfumada (ou uma sombra de tom médio) o canto externo: mais ou menos 1/4 ou 1/3 da extensão da pálpebra móvel, para não pesar. Se quiser, pode se marcar 2/3 do côncavo com a cor mais escura, desde que seja muito bem esfumado. A ideia é criar uma sombra e não uma linha definida à moda Twig. Delineação permanece a mesma.


A noiva mostra o efeito desejado! Lembre-se de que pode usar cores opacas e que deve escolher tons suaves em relação à sua pele, pois não se trata de se transformar numa maquiagem de festa ou de noiva sofisticada.


Bem, espero que este post tenha sido esclarecedor e que ajude vocês a definir (e variar) a maquiagem de trabalho! Beijo!

30 comentários:

Gabriela Garcia

Amei suas dicas e acho que servem também para pessoas mais básicas como eu, tanto no trabalho, quanto para o dia a dia de uma forma geral. Beijoss

Anônimo

Show de post!!!
Vontade de sentar na penteadeira AGORA!
(só que nem tenho uma penteadeira ^^)

Bjão
Kaa

Unknown

Karen, dentre tantas e tantas que fazem tutoriais de maquiagem, vcoê é a única que conheço que é profissional de fato (não apenas alguém que pegou o jeito com a prática). Apenas uma profissional poderia fazer um tutorial técnico como esse. Parabéns!
Priscila Simeão

Anônimo

Post digno de uma profissional Parabéns!

BeautyInLuv

simplesmente ADOREIIII! seus post são sempre mto legais e utéis!!!! adorei as dicas de cores com os produtos! perfeito!!!!

Obrigada :)
bjos

miss m

Adorei o post, completíssimo.Acho q o tuto no futuro será bem vindo, mas n tenho o q me queixar do post n.

Anônimo

AMEI esse post... bem didático! Técnicas para aplicação de make (especialmente de olhos) são sempre bem vindas! Bjo

Melissa

Perfeito o post e ótimas dicas. Achei incrível esse trabalho da Angélica. Já até tinha visto a imagem pelo facebook, mas não sabia quem era a autora. :) :*

Melissa

Ah! Deixa eu só acrescentar uma coisa: o correto aí seria "curinga" mesmo, porque o "coringa" é o nome que a DC deu ao Joker porque acharam "curinga" feio.
Nem precisa aceitar esse comentário não, tá? Tô falando só porque pode ser que apareça algum maldoso/maldosa querendo gongar o post e tal.
:****

Nai

Nossa!!! Meus parabéns! Um post interessantíssimo que tem uma aplicação gigante para o dia a dia, sendo no trabalho ou em outras ocasiões. Este tipo de post é muito difícil de se encontrar na internet sendo tão completo e abrangendo tipos de pele e de rosto diferentes. Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Naiara Figueiredo

La Berçot

Vou pregar essa post no espelho do banheiro...

Natalia

Arrasou, adorei as paletas de cores!

Ana Clara

No dia a dia uso muito a técnica 3, vou testar as outras tb, bjs!

Paulinha

Excelente post!

Deise

Uau, Karen, tá arrasando nos posts, hein?

Izabel Tavares

ADOREI! Como trabalho em Hospital isso é muito útil pra mim! Nos olhos já fazia exatamente como você mostra aqui...mas como gosto de variar mais nos lábios, consigo usar todas as cores porém de maneiras diferentes! Sou NC/NW 20 e com os batons claros/médios eu aplico direto da bala sem muito segredo. Quando quero usar um tom mais escuro/vibrante, aplico finas camadas com o pincel até chegar no limite "trabalho" rsrsrsrs e dá certo :-)
Beijos Karen amo o seu blog!

Anônimo

Excelente post. Você está de parabéns!!!
Bjs,
Márcia Egito

Donna Branquela

Nossa vc arrasa!Fico só imaginando suas aulas no curso do SENAC!!Eu quero aprender maquiagem com a Karen...rsrsrs

Unknown

AMEI! Sempre com posts excelentes e super explicativos!
Beijos!

Anônimo

Karen parabéns!!! melhor tuto que vi até hoje, super explicativo. Obrigada por nos ensinar. bjs Giovana Soares

Solange Soares

Adorei, está fantástico!

Bell Bastos

Ficou incrível! Parabéns por todo seu trabalho na elaboração desse post.

Pretendo usar essas técnicas para o dia a dia mesmo, acho que dá um toque elegante sem extravagância. =]

Monica

Karen, minha dúvida não tem a ver com o post, mas ficaria feliz se puder me ajudar.

Tenho muita dificuldade em determinar onde fazer o traço do delineador, aquele "gatinho". Minha sobrancelha é curta, termina bem antes do que deveria. Eu até passo lápis para sobrancelha e a aumento um pouco, mas se eu aumentar demais fica muito aritificial.

Pra onde eu aponto o gatinho, então? Porque não sei exatamente onde deveria terminar minha sobrancelha. Existe outra técnica?

Obrigada!

thalita

Nossa Karen parabéns!
Post muito bem feito e didático! Deu invejinha dos seus alunos! Bjs

Unknown

Gostei muito de seu blog!
Já estou te seguindo!
http://docemakeupbyadriennecarla.blogspot.com.br/

Marta Eunice

Post maravilhoso e completo! Muitas dicas! Amei!

SUELI PORTO MEINBERG MAKE UP

Karen, parabéns pelo lindo blog!Já sou sua fã.Adorei o post!Estou concluindo meu primeiro curso profissionalizante de maquiagem (curso Makevator)aqui no Rio de Janeiro.Gosto muito de pesquisar e foi através de pesquisas que encontrei seu blog.Beijos

Unknown

Ótima postagem Karen! Recebo por e-mail mas passei para elogiar pois adorei o tema e a forma como você conduziu!!!! Parabéns!
Beijos

Edivania Sales

Karen, desculpe-me a ignorância, mas no meu caso que sou professora, devo optar sempre por tons neutros já que não trabalho em escritório? Amo seu blog!

V.

Karen, você arrasa!!!!!!

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.