ESMERALDA: DICAS DE COMO USAR A COR DO ANO NA MAQUIAGEM


Emerald Green (verde esmeralda, 17-5641) foi escolhido pela Pantone como a cor de 2013. Eu fiquei muito feliz com a escolha, pois ela significa que, na prática, essa cor maravilhosamente rica vai ser facilmente encontrada nas prateleiras das lojas de roupas, de acessórios e até mesmo nas linhas de maquiagem. Esmeralda sempre foi umas das minhas cores preferidas e é uma das que mais combinam comigo, inclusive na versão morena.

Apesar de ser uma cor super chique, muita gente tem medo de usá-la, por ser intensa, vibrante. O objetivo deste post é justamente dar dicas de como a usar sem escorregar. 

O esmeralda, quando usado como sombra, é considerado por muitos como brega e vulgar. Com uma cor tão forte, é grande o risco de tornar a maquiagem pesada e inadequada. Caso o desejo seja usar sombra esmeralda, lembre-se:

1 - Sombras opacas de cores fortes são bem perigosas e podem facilmente cair na vulgaridade. O acabamento matte fica muito sofisticado em sombras de tons neutros, mas nas mais coloridas pode gerar um visual datado e pesado. Para exemplificar esse visual, mostro uma foto publicitária da Biba, marca de roupas e maquiagem que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70 em Londres. 


Não me entendam mal... A Biba é uma referência de moda e de estilo super interessante e que vale a pena ser pesquisada por quem ama e trabalha com maquiagem. Porém, é óbvio que esse modelo de maquiagem para os olhos, com sombras esfumadas em quase toda pálpebra, olhos bem grandes, redondos e meio caídos, funciona muito melhor num editorial que na "vida real" das mulheres do século XXI. 

Mesmo quando a sombra está toda contida na pálpebra móvel (até o côncavo), os tons opacos nem sempre favorecem uma maquiagem atual e refinada, como é possível notar na foto abaixo. 


Ao fazer sua maquiagem, evite usar uma sombra esmeralda opaca, pois apenas as pessoas que dominam a técnica (profissionais ou não) saberão trabalhar um tom matte tão forte de forma harmoniosa, sem criar o visual "tomei um soco do Hulk no olho"...

2 - Uma sombra esmeralda cintilante, por sua vez, tem mais leveza, reflete luz e não pesa tanto, mas também precisa ser aplicada com técnica mais apurada. Na foto abaixo, a modelo e atriz Yaya DaCosta usa o verde esfumado nos olhos de uma forma bem moderna e sofisticada: apesar da maquiagem ser marcante, a cor cintilante ilumina, destaca sem pesar.


A foto acima me conduz à próxima dica:

3 - Evite combinar a sombra com o vestuário ou com os acessórios (pelo menos com o que está mais próximo do rosto), pois isso também vulgariza a produção. Procurando imagens sobre o assunto, percebi que a maioria das personalidades que encontrei na busca combinavam o vestido com a sombra.

É claro que não se trata de uma regra absoluta, com valor de lei, mas a combinação de roupas, acessórios e maquiagem, além de ser pouco criativa, é muito cansativa para os olhos, é over. A sorte da Yaya é que ela é tão linda que o "deslize" não chamou muito a atenção. Vejam algumas das moças "combinandinhas" que encontrei:

 Alicia Keys (foto tirada daqui)


 Tia Mowry (foto tirada daqui)


Viola Davis (foto: Reprodução)

 Tracee Ellis Ross (foto tirada daqui) 


Rihanna (foto: Reprodução)


 Scarlett Johansson (foto: Reprodução)


Kandi Burruss (foto tirada daqui)

Não vamos nem comentar os (não)esfumados toscos, peles carregadas, iluminações e blushes exagerados. Foco na cor e nas dicas! Continuando...

4 - Onde e como usar a sombra esmeralda?

Numa festa sofisticada, um esfumado nessa cor, numa versão cintilante, fica perfeito - desde que a roupa, os acessórios e a postura da mulher sejam impecáveis e elegantes. Se a postura é vulgar, uma sombra tão ousada só vai contribuir para que a leitura da imagem seja de vulgaridade, vai compor com os outros exageros da imagem para produzir um visual sobrecarregado e de mau gosto. Ok, gosto é relativo, mas tenho certeza de que vocês entenderam o que eu quis dizer.

Por outro lado, se a mulher tem porte, conduta e produção elegantes, a sombra esmeralda, harmonizada (e não "combinada") com os tons da roupa e dos acessórios, ajudará a compor uma imagem ousada, moderna e elegante com arrojo.

Outro fator a ser levado em conta é o estilo pessoal. A mulher tem que sustentar a maquiagem. Se uma pessoa é muito básica e só se sente bem com maquiagem em tons neutros, dificilmente ela vai segurar um olhão esfumado nesse tom. O que não quer dizer que ela não possa transformar seu estilo e se adaptar a propostas mais ousadas. 

Tudo é questão de bom senso (é o que mais falo com minhas alunas do curso de maquiador). A imagem tem que convencer, ter coesão. Cabelo, vestuário, acessórios e maquiagem devem ser harmonizados (em relação a cores e estilo) entre si, com o estilo e a coloração pessoal e com o tipo físico do indivíduo. 

5 - Harmonia de cores - sombra versus batom e maquiagem versus cabelo

Rihanna é um bom exemplo do que não fazer. Acho que ela é meio "descompensada", pois às vezes ela aparece linda,  e em outras surge com a maquiagem mais tenebrosa do universo. Começando pelo que não fazer, a foto abaixo mostra (relevem a qualidade, só encontrei esta):

Rihanna (foto: Reprodução)

A não ser que tenha sido feita pra um especial de Natal, no qual ela estaria perfeitamente caracterizada como "mamãe noel gostosona", essa produção nunca deve ser repetida! A sombra combina com a roupa e o batom com o cabelo. Dois tons fortes e, ainda por cima, cores opostas e complementares. É o cúmulo do over

Harmonizadas com cuidado, essas cores juntas podem dar um efeito lindo - mas para isso é preciso ter um bom conhecimento de cromologia aplicada à produção visual como um todo. A combinação de vermelho com verde esmeralda é uma combinação dramática (pense em marcante, ousada, impactante, com personalidade e presença) e combina com a persona pública da Riri, mas ainda assim podemos tomar como regra de bom senso que "a dose faz o veneno".

Rihanna (foto: Reprodução)

Na foto acima, reparem como a maquiagem está bem mais interessante (embora a roupa e os acessórios e o visual como o todo me incomodem). O verde da sombra contrasta com o cabelo vermelho dela, passando uma imagem ousada, mas sem exageros (concentrem-se na maquiagem). A imagem não é desagradável como a anterior, é divertida e moderninha.

Quem tem cabelo vermelhão, estilo marcante e personalidade forte como ela pode usar sombra esmeralda, em tons médios ou, preferencialmente, escuros. Agora vejam Rihanna de cabelo escuro, olhos delineados em esmeralda e o resto da maquiagem neutra:


Rihanna (foto: Reprodução)

Aqui, o destaque está todo nos olhos. Cabelos em tons mais naturais e neutros aceitam mais facilmente as maquiagens mais coloridas, sobretudo se a ênfase está apenas nos olhos ou na boca. Embora a regra "olho tudo, boca nada; olho nada, boca tudo" também não seja absoluta, ela oferece um guia seguro para quem não entende bem de cores e de combinações. 

Harmonizar a sombra ou o delineador esmeralda com blush e batom neutros funciona bem para todo mundo! Alguns exemplos podem ajudar...

Pele clara: batom nude (bege), cor de boca (rosa antigo claro) ou pêssego claro e blush pêssego ou bege.

Pele morena: batom nude (bege intenso), cor de boca (rosa antigo médio) ou pêssego queimado e blush pêssego queimado, bronze, acobreado ou mesmo coral queimado.

Pele negra: batom nude (marrom do claro ao escuro, de acordo com o tom da pele) ou vinho fechado e blush laranja (que na pele negra produz apenas um coradinho natural), coral, terra ou vinho.

6 - Harmonia de cores - maquiagem versus vestuário e acessórios

De forma geral, o esmeralda da maquiagem vai bem com vestidos e roupas em tons de preto, marrom escuro, borgonha escuro, ouro velho, cinza escuro e grafite, bronze, taupe, marinho. Nem todos os tons citados favorecem igualmente cada tipo de pele, mas pense nos tons que ficam bem em você e que "ornam" com a cor do ano. Harmonizá-la com tons intensos como o vermelho é mais difícil, mas pode funcionar. Vejam o caso de Emma Stone.

Emma Stone (foto: Reprodução)

O vestido é vermelho, o batom é vermelho suavizado e os olhos são marcados com um tom escuro de verde. Ela fez um jogo interessante, pois se o batom fosse vermelho forte matte e se a sombra fosse num tom mais vibrante a maquiagem (e toda a produção) ficaria exagerada. Eu ainda optaria por um batom mais suave, mas ela encontrou uma boa saída para a mistura de verde e vermelho. Trocando em miúdos: se você quer harmonizar duas cores marcantes, que não são neutras, como o vermelho do vestido e o verde da sombra, opte por escurecer e/ou suavizar os elementos da maquiagem. 

E se a roupa ou os acessórios forem esmeralda? Boas pedidas são olhos maquiados de marrom, borgonha escuro, grafite, preto, taupe, prata, ouro velho, marinho, cobre, bege, de acordo com seus tons de pele e cabelo. Se os olhos forem bem neutros, a boca pode ser vermelha, vinho ou até ganhar uma coloração fúcsia, como mostra a bela Emily Blunt. Pele perfeita, olhos delineados de preto e cílios postiços foram suficientes para acompanhar o batom vibrante que ornou demais com o verde dos bordados e das jóias. 

Emily Blunt (foto: Reprodução)

Ah! O verde pode aparecer nos olhos em forma de delineado, também fica lindo e talvez agrade mais às moças contidas!

No material publicitário da máscara One by One da Maybelline, um tom claro de esmeralda (foto: Reprodução)


Delineado bapho (não sei a origem da foto, mas tirei daqui)

Bem, estas são as minhas dicas para usar a cor de 2013 na maquiagem! Espero que vocês tenham gostado! Aqui tem um tutorial de maquiagem com olhos coloridos de esmeralda, que fiz nos meus tempos de ruiva. 

Bjk

17 comentários:

L. G. Alves

queria saber quem faz isso, quem diz que a cor é verde esmeralda ou pink ou qualquer outra cor. tinha até um filme sobre isso com Fred Astaire e Audrey Hepburn. a culpa era de uma editora, eu acho. parece até uma ditadura, mas ainda bem que sou rebelde e nunca sigo essas bobagens. a gente deve usar a cor que ficar bem com a nossa cor de pele, isso sim. gosto muito do verde, mas nunca usei em make porque acho que não ficaria bem em mim.

Marta Eunice

Minha querida! Cá estou eu apaixonada por mais um post seu! Bj Grande da Martika

Thatty

Muito boa a dica, achei bem legal porque fica tão bonita para pessoas morenas e pardas muito legal eu nunca gostei muito dessa cor não mais mudei de idéiaa bom vamo ve se vo te coragem de usar né kkk . bjos

http://maquiagemperf.blogspot.com.br/

Keren

Post perfeito, amo essa cor, acho divina e elegante. Nossa me encanta sua facilidade de expressão e explicaçao detalhada e compreensiva. Parabéns Karen, dom e talento como o seu são pra poucos.....

Tamy Santos

rihana se joga no verdão ne? amei!
www.bytamysantos.blogspot.com.br
;*

Deise

Nossa, Karen, só você pra fazer um post desse! Foi muuuito interessante!
bjinhos

Unknown

Amei o post, Karen! Fiquei extremamente preocupada com o verde Esmeralda quando foi anunciado como cor do ano! Pensei: Caramba! Na maquiagem é tenso! Mas agora, com o post, deu pra aprender muita coisa! Bjs!

Unknown

Ótima matéria PARABÉNS! adorei!!!!!

Sabrina

AMEI esse post! Adoro post com fotos ilustrativas, sou muito mais de ler e olhar do que ficar assistindo video :P

Eu não tenho o dom de esfumar colorido assim, sempre parece que tomei um soco hahaha

Anônimo

Assunção!!!
A cor esmeralda é linda demais, realmente precisamos saber como usar na produção. Valeu Karen.

Rose Linon

Também fiquem muito feliz por terem escolhido essa cor como queridinha da vez. Uso, há muito,desde delineados simples para o trabalho até em opções mais glamurosas. Essa cor fica lindo em clarinhas, mas favorece muito morenas como Rihanna( e eu!).

Marcia

Curti! Mas devo admitir que não achei que todas as moças do combinandinho eraram. A Scarlate, a Rihanna e a Viola fizeram, para os meus padrões, bonitos olhos que não se chocaram com a roupa também esmeralda (embora aquele batom da Viola..., mas voltando para a sombra). Os batons e blush mais neutros colocaram 'uma distância' saudável do esmeralda dos olhos com a a cor das roupas.

Jaddy Rodrigues

A make do meu fds vai ser verde esmeralda. Estou começando a amar a cor.

Beijos!

Brena Braz

Essa maquiagem vermelho + verde da Rihanna me lembrou o último tutorial da Alice.

#TodasCorre pra ver!

Fernanda Moreira

Adoro essa cor.
É chiquérrima e linda!

Flor, tá rolando sorteio na minha página pessoal de maquiagem no facebook, se você quiser participar, é só clicar aqui: Sorteio Fernanda Moreira Make Up

Não esqueça de ler o regulamento para não ter erro na sua participação!

Um beijo!
Tapete Vermelho
Fan Page Tapete Vermelho

Fada (Dani Oliva Roma)

A cor que menos gosto e tenho é a bendita verde esmeralda! Prefiro em jóias! ahahahaha
Beijos

Anônimo

Adorei o post, muito legal como vc fala da combinações das cores e dá dicas super interessantes. Gosto muito do seu blog!

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.