Dica rápida do dia: como facilitar o esfumado de sombras opacas e escuras

Uma das maiores dúvidas que encontro entre alunas de cursos de auto-maquiagem é como fazer um olho bem esfumado com sombras opacas de tons médios ou escuros. O fato é que sombras opacas são mais secas que as cintilantes e, portando, ao ser esfumadas deslizam menos e tendem a manchar mais. E quanto mais escura é a sombra, mais difícil é de esfumar, ou seja, de tirar as linhas e marcas. Isso dificulta à leiga em maquiagem fazer aquele esfumado marronzinho de todo dia.

As dicas de hoje são super simples e não são nenhuma novidade, mas são cuidados que vão tornar a maquiagem dos olhos muito mais fácil e bem-acabada. Vamos lá?

1 - Aplique primer de sombra (não serve de rosto) muito bem espalhado em toda a pálpebra superior, do ponto rente à raiz dos cílios ao ponto rente à raiz da sobrancelha. Não adianta achar que se passar mais primer a sombra vai durar mais. Excesso de produto leva ao acúmulo nas dobrinhas da pálpebra e com o tempo faz abrir buracos, linhas na sombra. Não se esqueçam que o primer é um produto cremoso e deve ser aplicado em pequena quantidade, apenas o suficiente para cobrir toda a pálpebra sem ficar melada. 

Observação: pode-se usar corretivo muito bem espalhado no lugar do primer, mas a maquiagem provavelmente durará bem menos - sobretudo em pálpebras gordinhas ou oleosas. Evite aplicar base, hidratantes e pó nas pálpebras. Apenas um bom primer garante a fixação das sombras e não cria aquela camada grosseira de produtos que compromete o acabamento e a durabilidade da maquiagem.


2 - Com um pincel bem fofinho de esfumar, como o 217 da M.A.C ou o BR-C-N06 da Coastal Scents (usado na foto), aplique uma sombra (ou pigmento) iluminadora levemente perolada em toda a pálpebra (usei o pigmento Vanilla da M.A.C), da raiz a sobrancelha à raiz dos cílios. Nada de aplicar sombra metalizada para iluminar e fazer o fundo, pois o resultado é over.

A camada deve ser fina mas bem uniforme. Uma camada fina é garantida quando o produto é bem espalhado e não quando se utiliza pouco produto. Quando aplicamos pouco produto, ele fica quase todo onde o pincel encosta primeiro (pois gruda no primer) e acaba criando manchas quando se tenta espalha-lo, pois não há pó suficiente para cobrir de forma homogênea toda a área. Esse é outro erro super comum que observo nos cursos de auto-maquiagem. As pessoas têm medo de errar, exagerar e de manchar se usarem mais produto e acabam pegando tão pouco que produzem um acabamento irregular.

Então, lembre-se: aplique quantidade generosa, sem medo, e espalhe bem. Mesmo com uma boa quantidade (que não significa, por outro lado, um kg de produto), o que garante o bom acabamento é o esfumado. Se não quer que a cor fique escura, use uma cor mais clara. Simples assim.


3 - Limpe o pincel numa toalha ou pegue outro semelhante e aplique a sombra opaca na pálpebra móvel (da raiz dos cílios à linha do côncavo). Repare que, por cima da camada de sombra iluminadora, a sombra opaca de tom escuro vai ficar um pouco mais clara. Aplique quantidade suficiente para cobrir a leve cintilância que está por baixo. Construa camadas da sombra opaca caso seja necessário. Eu escolhi uma sombra marrom chocolate num tom médio a escuro, que ficou médio após aplicado da forma descrita.


4 - Com o mesmo pincel, limpo em uma toalha, esfume a linha do côncavo, posicionando as cerdas em cima da linha (não logo acima ou logo abaixo) formada pela sombra mais escura. Faça um movimento horizontal contínuo de vai-e-vem sobre a linha até que ela desapareça. Note que quando a sombra é esfumada, ela sobe uns milímetros além do côncavo. 

Cuide para que o pincel usado não seja pequeno demais, pois pode marcar, definir a linha, ou grande demais, pois pode fazer a cor subir quase até a sobrancelha. O tamanho do pincel deve ser adaptado ao formato e ao tamanho dos olhos, sobretudo à extensão dos supercílios (o osso acima do côncavo, onde iluminamos).

Observação: a sombra deve ser esfumada apenas nas bordas, ou seja, nas linhas formadas em seus limites com outras sombras, para não perder a cor e o efeito. O esfumado deve resultar num degradê e na fusão das tonalidades usadas, sem qualquer linha (a não ser que o conceito seja sombra marcada). 


Finalize como preferir. Eu fiz o meu delineado de sempre, que adoro, e apliquei máscara preta.


Assim, o  esfumado com sombra opaca fica chique e delicado, sem borrões, manchas e linhas. A cor fica suavizada pela sombra de base, mas o acabamento é muito mais bonito. Lembrem-se de que o pincel deve ser bem fofinho e macio, de preferência de cerdas naturais.

Há quem defenda que não existe diferença entre elas e as sintéticas, mas pela experiência vejo que existe sim, na maioria dos casos. Pincéis sintéticos muitas vezes são duros demais, firmes, e acabam marcando mais do que esfumando. Para quem só usa produtos veganos, a Eco Tools têm pincéis sintéticos de esfumar bacaninhas, que dão conta do trabalho.


Espero que tenham gostado das dicas! Depois quero saber se deu certo, heim? Bj

32 comentários:

Ane

maravilhosa essa make! e ótima dica, vou praticar!

Keren

Como sempre arrasando Karen.

Amei a dica!!!!!!! Excelente post!!!!!!!!

Unknown

Pq as pessoas não comentam numa dica tão boa como essa sua,eu amei a dica e gosto muito de todas que você dá,servem tanto para maquiadores profissionais aos mais iniciantes,aprendo muito com você,adoro!!! Vou por em pratica!

Anônimo

Adorei!
Beijokas.
Kelen.

Deise

Nossa, ficou um degradê mara!! Ficou lindo, sem manchas. Vou tentar, amei a dica!

Karen Lommez

@Keren ahaha Obrigada! bj

Karen Lommez

@Ane ah, depois me conta se funcionou! bj

Karen Lommez

@Andressa de Souza Soares Pois é, por quê? rssssss. faço de tudo pra agradar vcs! bjk

Karen Lommez

@Anônimo
Obrigada! Bj

Karen Lommez

@Deise tenta sim, dá super certo e é bem fácil! Bj

Kelly Cristina

Arrasou nas dicas!!!
=)

Anônimo

Dica preciosa! Vou tentar assim, obrigada!! Bjs do Canada

Anônimo

Karen, sempre acompanho seu blog e gosto muito das suas dicas.

Você comentou que não devemos passar base, hidratantes ou pós na pálpebra. Mas quando estamos usando base, como igualar a cor das pálpebras à cor do restante da pele do rosto, antes de passar as sombras? Ou isso não é necessário?

Ana

Adoreiiiii

super dica, uma make simples e fica maravilhoso!
com certeza vou tentar :))

Mariana Cordeiro

Bonito e simples de fazer!
Você podia dar dicas parecidas pra esfumar sombra preta? Minha pálpebra é escondidinha como a sua e tenho os olhos pequenos.

Joana Tábata

Não uso muito tons mates mas esse esfumado ficou lindo, além de ser prático. Adorei :)

BeautyInLuv

AMEI as dicas! mto perfeito!
vou tentar fazer assim! nunca usei com uma sombra por baixo como vc fez! vou tentar bem assim :)

bjos

Karen Lommez

@Anônimo Bjos do Brasil pra vc!

Karen Lommez

@Anônimo Não vejo a menor necessidade de igualar a cor, se a pálpebra vai ser toda coberta com primer e sombras. Mesmo quando a pálpebra é escura, o primer somado às sombras já cobre. Se não usar sombras, pode aplicar camada finíssima de corretivo e pó por cima, mas tem que ser pouco pra não acumular nas dobrinhas. bj

Karen Lommez

@Ana Tenta e me conta depois! Bj

Karen Lommez

@Mariana Cordeiro Ué, funciona da mesma forma, se você for usar apenas sombra preta. Se for fazer fundo com lápis, dê uma olhada nos tutoriais do blog (só colocar a palavra tutorial na caixa de pesquisa), em vários ensino a fazer! bjk

Karen Lommez

@Joana Tábata pro dia a dia fica lindo! Bj

Karen Lommez

@BeautyInLuv quero saber depois se funcionou. bj

Karen Lommez

@Mariana Cordeiro em relação à pálpebra, quando temos esse excesso de pele precisamos subir a sombra um pouco além do côncavo para a cor aparecer. se os olhos são pequenos, evite lápis preto dentro dos olhos. bjk

Quadro Feminino

Karen amei a dica e compartilhei na minha fanpage, incluindo sua imagem.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=431712916909721&set=a.224551687625846.55353.219720171442331&type=1

Juliana Nemeth

Gostei, vou fazer amanhã!

Unknown

Karen, funciona com a Veluxe Pearl tb ou outro tipo de sombra de fundo? E iluminador em pó? Quais outras cores de pigmentos vc aconselha para outros tons de sombra como preto, vinho, marinho, etc? Obrigada. Bjsss ;D

Anônimo

Testei sua dica hoje Karen e ADOREII!!
Nunca 1 esfumado perfeito foi tão fácil de fazer! <3 E fica d+ o brilho da Vanilla sutil por baixo da sombra matte né?! Obrigada!!

Talvez vc não tenha noção do quanto já faz parte das nossas vidas! Esse pra mim vai ser o "esfumado da Karen" ^^, assim como quando vou passar o batom 27 da Vult (ou o 51 da Bonjour, ou o Kinda Sexy, ou etc) quase sempre lembro de ti, porque foi aqui que conheci e me apaixonei pelas cores deles! =D Assim acontece com seus incríveis ensinamentos!
Obrigada por tudo e FELIZ ANIVERSÁRIO GATA!!
bJÃO!
Kaa

Sthefany De Jorge

Olá!
Conheci seu blog hoje fuçando por aí...hehe Adorei esse delineado!!!!

Beijinho!
http://sthefanydejorge.blogspot.com.br

Debie Krause

Oi Karen! Daqui uns dias vamos nos conhecer no curso de make! Amo os seus posts, vc é muito sincera e explica tudo pra gente, vc é uma fofa! Beijosssss

Dáfni

Certeza que vou tentar em casa! Adorei a dica!

Beijos

Unknown

Já estou te seguindo Floooor ! :D
Se puder nos siga de volta :

www.delicate2.blogspot.com.br

Ficaríamos mt felizes !

Beeijos da Pri botelho e da Ana Lívia Felipe ♥

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.