Corretivos coloridos: como usar

Na foto: paleta de corretivos Camouflage Cream Dermacolor B da Kryolan, corretivo lilás HD cor 6 da Dailus Pro, corretivo laranja Above & Beyond Full Coverage Orange da NYX, Erase Paste Medium da Benefit, corretivos amarelo e verde da Vult, paleta de corretivos amarelo, bege e rosa Perk Up Artist da Benefit.

Todo maquiador profissional deve dominar o uso do corretivo colorido, que serve para neutralizar com sucesso imperfeições como manchas, melasmas, vitiligo, olheiras, acne, vasinhos entre outros.  Seu uso está fundamentado no círculo cromático. também conhecido como roda das cores, ele é um instrumento fundamental para todos os profissionais das artes plásticas, design, moda, arquitetura e maquiagem.

Para a automaquiagem, leigos podem recorrer ao uso dos corretivos de tom de pele, mais fáceis de usar e suficientes para as correções em maquiagens para o dia-a-dia da maioria das mulheres. Veja aqui como aplicar os corretivos de cor de pele.

Contudo, em ocasiões especiais em que se precisa de uma pele bem corrigida ou em caso de imperfeições mais severas os corretivos coloridos podem ser uma boa opção, desde que usados corretamente.

É comum vermos vendedoras de marcas de maquiagem vendendo corretivo amarelo para ser usado em qualquer olheira, como produto universal. Acontece  que ele só funciona para neutralizar o tom violeta, deixando algumas olheiras escuras num tom esverdeado. Todo cuidado é pouco quando se trata do uso dos corretivos coloridos, pois a escolha errada das cores pode trazer um resultado ainda pior que seria a imperfeição ao natural.

Escolhendo a cor do corretivo

O círculo cromático traz as cores primárias - azul, amarelo e vermelho - , as secundárias (laranja, verde e violeta) e cores terciárias (cor primária misturada com secundária, como o caso do citron, mistura de amarelo com verde). Ele também é dividido entre cores quentes (vermelhos, amarelos e laranjas) e frias (azuis, verdes e violetas).

Para neutralização de tonalidades na maquiagem, devemos utilizar sempre a cor oposta no círculo cromático à que queremos anular, sobrepondo o corretivo colorido à imperfeição. Escolhendo uma cor, a cor oposta se localiza, numa linha reta, do outro lado do círculo. Abaixo, duas versões do círculo, entre tantas existentes.


Corretivo amarelo: neutraliza olheiras vasculares roxas*, vasos e veias arroxeadas e manchas de cor violeta, como hematomas. 

Corretivo laranja: neutraliza olheiras vasculares azuis*, vasos e veias azulados. Pode corrigir manchas escuras em peles mulatas e negras.

Corretivo coral: tom entre o laranja e o rosa, também conhecido como salmão, neutraliza olheiras pigmentares**, genéticas, de tom marrom escuro. Versões mais saturadas do coral também pode ser usado para corrigir vitiligo e manchas brancas em peles claras.

Corretivo vermelho: corrige vitiligo e manchas brancas em peles escuras.

Corretivo lilás: neutraliza tons amarelados, como hematomas na "fase" final, melasmas e cloasmas e manchinhas de tom castanho amarelado. Corrige acne amarelada, ou seja, com pústulas aparentes, inflamadas. Os corretivos em tom lilás claro podem ser utilizados como iluminadores em peles negras, nos pontos depressivos do rosto, como sulcos da boca, nariz, queixo e linha demarcada da olheira (apenas na linha, na parte funda). Algumas olheiras amarronzadas de fundo amarelado evidente podem ser corrigidas com o lilás.

Corretivo rosa claro: tem a mesma função iluminadora do lilás, em peles claras.

Corretivo verde: neutraliza tons avermelhados das rosáceas e da acne.

*olheiras vasculares, grosso modo, são causadas pelo cansaço que ocasiona aumento do fluxo sanguíneo na região e vasodilatação.

** olheiras pigmentares, grosso modo, são de origem genética, comuns em indianos e árabes, por exemplo, e estão relacionadas ao excesso de pigmentos nas pálpebras inferiores, como melanina.

foto retirada daqui.

Reparem que no mercado existem variações de luminosidade entre corretivos de mesma cor. Por exemplo: encontramos corretivos amarelos que vão do super saturado amarelo ouro ao amarelo bem claro, bastante esbranquiçado. Peles claras pedem as opções mais claras, peles escuras as mais saturadas (de cor mais viva). Imperfeições de tonalidade escura, mesmo em peles claras, pedirão corretivos de tonalidades mais fortes.

Como aplicar corretivos coloridos?

O ideal é aplicar os corretivos coloridos antes da base, através de batidinhas. Logo em seguida aplicar a base em toda a pele, também com batidinhas nas áreas corrigidas, para não retirar o corretivo colorido. Em alguns casos, uma camada de corretivo cor de pele pode ser necessária para esconder totalmente a cor do produto. E atenção: cuidado com camadas grossas de produto, que tendem a acumular, escorrer e craquelar. Trabalhe sempre com camadas finas de produtos bem pigmentados!

Se você tem dificuldade de identificar o tom das suas olheiras, um teste comparativo com os corretivos amarelo, laranja, coral e lilás pode indicar qual a melhor opção de correção. A ajuda de um maquiador experiente pode te ajudar a identificar a cor de suas olheiras e a ajuda de um bom dermatologista a identificar a causa e um tratamento, mais ou menos eficiente, de acordo com o caso.

No uso dos corretivos coloridos, é certo, corrigir as olheiras é o mais complicado, justamente pela dificuldade que muitas pessoas têm em perceber sua tonalidade real. O importante é sempre buscar auxílio de quem entende do assunto e testar os produtos antes de comprar. Outros tipos de imperfeições, de tonalidades mais nítidas, são facilmente corrigidas segundo o esquema apresentado acima.

Vocês já usaram corretivos coloridos? Sentiram alguma dificuldade?

27 comentários:

Rubia (lubbyh)

Eu sou morena NC42 na MAC, tenho olheiras medonhas, escuras e só corretor + corretivo de alta cobertura cobre as benditas!
O meu corretor eu fiz em casa. Usei um corretivo que não gosto muito porque é cremoso, coloquei sombra laranja nele e deu muito certo! Ficou ótimo pra mim.
Beijos!

Fada (Dani Oliva Roma)

Eu já uso por muito tempo o meu verdinho! Pra quem sempre teve acnes não pode viver sem!!!!
Tenho as outras cores pq empresto para as "parenta" sabe?
Beijos

Deise

Então, depois de muito errar, descobri que minhas olheiras são genéticas, bem pigmentadas e amarronzadas, e o corretivo perfeito seria o salmão - só que, pelo pouco que percebi, um pouco mais puxado pro laranja. As cores peach e light peach do corretor da Bobbi Brown são as mais perfeitas do mundo que eu encontrei até agora, para o meu caso. Acontece que meus corretores acabaram e comprei o Erase Paste, e foi um desastre, porque ele é um salmão, mas é nitidamente puxado pro rosa, fica aquela coisa rosa debaixo do olho :( To pensando em alguma misturinha pra não ter que me desfazer dele... bjão!

Brena Braz

eu tenho olheira verde. uso corretivo amarelo. gosto de sair parecendo a bandeira do brasil.

brinks.

em mim, uso nada. kkk

Unknown

Karen, corretivos coloridos tendem a aparecer em fotos? Vc costuma fazer misturinhas com os corretivos coloridos, como coral, com amarelo e base? Bjs.

Karen Lommez

@lubbyh Com certeza dá pra fazer o corretor misturando sombras ou batons aos corretivos. A textura ficou boa? a sombra tem que ser bem pigmentada e fininha para não empapar! bj

Karen Lommez

@Beleza F5 kkkk sei! o verde é essencial pra quem tem mais espinhas, faz toda a diferença! Já usou o primer verda da Make Up For Ever? bj

Karen Lommez

@Deise Compra um corretivo bem laranja, como esse da NYX, ou mistura sombra ou batom laranja nele como a Lubbyh disse! bj

Karen Lommez

@Brena Braz Figura! C não precisa de nada! Inveja em Cristo.

Karen Lommez

@Geiziane Se eles forem cobertos com base e/ou corretivo tom de pele não aparecem. Às vezes é preciso misturar, quando é o caso de olheiras mistas, pigmentares e vasculares ao mesmo tempo. bj

Margareth Gervason

Oi minha quelida linda como sempre, saudades tb. Há tempos não vou a BH.

A Ju ano passado comprou corretivos coloridos mas não usou até hj, até comentamos sobre isto.
Obrigada pela visita
Ótima quinta feira para vc!
Beijos Coloridos!♥♥♥

Valkika

no rosto eu acho muito dificil usar corretivo, ñ sei identificar a cor da minha olheira.... rsrsrs
só ñ digo q sou daltonica pq só homem pode ser.
A minha experiencia com corretivos coloridos foi devido ao vitiligo, li q corretivo laranja disfarçava e acabei comprando... aprendi outras tecnicas p/ disfarçar, mas é muito trabalhoso.

Unknown

Ótimo texto, sempre bem escrito e leve. Adoro ler seus posts. Eu tenho corretivo verde, amarelo e lilás, comprei por impulso e nunca soube usá-los, agora com as suas dicas vou tentar :-)

Eliana

Oi Karen,
As minhas olheiras são contornáveis,o problema maior é o melasma!!!Quando puder,mostre um tutorial escondendo algumas manchas,vai ajudar bastante,
Bjs

Nana Sayuri

Qual corretivo salmão você recomenda?
Já testei MUITOS corretivos, esteer lauder 02 light medium, revlon photoready medium, mary kay bege 2 e yellow, mac studio finish nc 30, mac prolongwear nc20, erase paste medium, bobbi brown dark peach...
Vários da nyx só q cor de pele mesmo
Tenho palete da ben nye SK1 e dermacolor NR4, mas nunca parece q cobre bem. Minhas olheiras são amarronzadas e vão até a pálpebra superior, e não é exagero pq se não passar fica como se tivesse sombra marrom e se o corretivo não tiver uma textura boa fica uma caca pq tenho que usar numa área muito grande.

Laís

Comprei um corretivo laranja da Contém 1g e fez uma diferença danada na vida. Eu sempre ficava com as olheiras acinzentadas antes de começar a usá-lo... Agora, é muito importante testar uma cor em cada olho e dar uma voltinha em locais com luzes diferentes. A vendedora me indicou o corretivo salmão, que é ideal pra peles mais claras e ele realmente parecia ter ficado melhor, mas foi só efetuar a compra e passar no banheiro do shopping que percebi que o laranja cobriu muito melhor e que o salmão ainda deixava as olheiras um pouco acinzentadas. Por sorte deu pra trocar numa boa, ainda não tinha aberto, mas fica a experiência.

Rubia (lubbyh)

@Karen Lommez a textura ficou ótima! A sombra que eu usei é a flamepoint da sugarpill, a sombra laranja mais macia e pigmentada que existe!
Beijos

Lidiane

Amei o post, eu tenho o amarelo e o verde. Estou doida para aprender mais sobre corretivos!

Anônimo

mulheres também podem ser daltônicas... kkkkk

angell

Qual corretivo uso em pele clara com cloasmas castanho escuro? Mt obrigada.

angell

Qual corretivo uso em pele clara com cloasmas castanho escuro? Mt obrigada.

angell

Qual uso em cloasma castanho escuro,pele clara? Obrigada

Alberto

admiro muito o trabalho que você promove Um Artigo que Complementa sobre Paleta de corretivos colorido http://www.conceitom.com.br/paleta-de-corretivos-corretivo-colorido/

Anônimo

Olá! Tenho uma dúvida grande e já li informações divergentes.
Como esconder aquela sombra escura de barba que fica depois de barbear? Já li que o correto é a laranja, lilás, rosa......e eu não sei como corrigir! Qual o melhor corretivo? Realmente é o Kryolan? Please, me ajude!!!!!!

Anônimo

Qual a cor ideal pra pele morena e que tem mancha de melasma. Obrigada.

Unknown

Obrigada pelas resposta tirou minhas duvida vcs ta de parabéns.

Unknown

Amei o post. Deixou bem esclarecido. Beijos obrigada

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.