Maquiagem Artística: máscara de Carnaval


Vocês sabem que Carnaval para mim é pretexto para fazer maquiagens artísticas e para brincar bastante com a criatividade. A última que fiz foi essa máscara diferente, pois não tem o formato tradicional. Não a fiz para ir a nenhum bloco ou festa em particular. Fiz como um exercício técnico e criativo mesmo. Fiz, fotografei e tirei. 


Uma coisa que muitos maquiadores não entendem é que para serem criativos não dependem simplesmente de um dom divino. Claro que para algumas pessoas é mais fácil trabalhar de forma criativa, mas o fato é que tudo que as pessoas chamam de dom é formado, de um lado, de habilidade e, de outro, de dedicação, de treino, de tentativa e erro, de persistência. Isso é o que torna possível que o talento se desenvolva em realizações fora do comum. Nenhum bom resultado vem sem esforço, mas hoje a maioria das pessoas acha que se tornarão excelentes profissionais num toque de mágica, naturalmente. Todo grande profissional trabalhou muito e conscientemente para chegar à excelência. Quem está de fora só vê os resultados e acha que é puro e simples talento. Eu não acredito nisso e me esforço, estudo e pratico diariamente para chegar onde almejo. 


Por tal motivo, sempre que posso faço exercícios que me desafiam, procuro fazer algo que nunca fiz, realizar uma ideia, por mais maluca e "inútil" que seja. Cada maquiagem que faço em mim ou em outra pessoa fora de trabalho, sem nenhuma razão, experimento coisas novas, avalio o que poderia sair melhor, que materiais poderia ou não ter usado, o que deveria ter feito diferente e o que saiu legal. Isso me ajuda demais a refletir sobre o que posso melhorar no meu trabalho e a evoluir. 

Na foto acima, mostro o croqui que fiz com a ideia original da máscara. Nas fotos abaixo, mostro como ela ficou na prática, no rosto que é superfície tridimensional. A ideia básica foi seguida, mas formato do olho teve que ser adaptado à anatomia do meu rosto. Acabei também acrescentando as pérolas, que fizeram toda diferença no resultado final.






Fiz essa maquiagem toda à mão livre, sem ajuda de nenhum tipo de gabarito ou instrumento para facilitar os traçados. Levei 4 horas para chegar ao final. Nas fotos pude avaliar os pontos que podem ser melhorados, pois nelas os defeitos sempre ressaltam (fica a dica). No geral achei bom o resultado e pensei que seria interessante compartilhar com vocês um pouco da minha forma de pensar e agir em relação ao meu trabalho.

Me desculpem a qualidade das fotos. Eu mesma tiro e não tenho uma máquina, nem técnica nem iluminação profissional. Tive que tirar todas sem flash, pois com ele esse tipo de maquiagem estoura, fica medonho. Então o foco mandou lembrança. A última foto então... é do Instagram, mas foi a que ficou melhor pegando a maquiagem de frente. Enfim, valeu a intenção de mostrar o resultado do meu exercício. Espero que tenham gostado! Bom Carnaval! 

13 comentários:

Crazy Sechs

Eu fiquei completamente encantada com essa maquiagem!

Eu adoro fazer maquiagem para praticar - treinar tecnicas e tals (ainda mais que eu nao fiz nenhum curso - pelo menos nao ate o momento). Faco a maquiagem, tiro foto e tiro a maquiagem!!! Praticar ajuda a melhorar com certeza!!!

Unknown

perfeito, mas deve dar um trabalhão!!!

http://anitamakingof.blogspot.com.br/2014/02/customizacao-de-abadas-se-joga-que-e.html

Unknown

e ficou espetácular!! incrivel!!! voce podia mostrar mais seus produtos usados na maquiagem artistica! é um assunto que não é muito exposto!

Betty Gaeta

Oi Karen,
Amei a maquiagem e vou compartilhar no FB.
Bjs e um ótimo final de semana para vc.

GOSTO DISTO!

Daiane

Nossa... eu achei simplesmente incrível!!! Não consegui ver nenhuma imperfeição hahaha muito bacana mesmo!!!!

Dáfni

Ficou linda Karen! Já tinha visto no instagram, mas ler como foi o processo é muito legal!

Beijos

Dáfni

Ficou lindo, Karen! Gostei de ler sobre o processo também!

Beijos

Cynthia

Linda!

Carlinha Salgueiro

Karen, você arrasa e, acredite, mesmo não comentando muito (nem emails to conseguindo responder), eu sempre que vejo uma foto sua, mostro com orgulho pra quem quer que seja que estiver do meu lado!
Parabéns!
Beijos!

Cynthia de Souza

Lindo demais!

Karina

Essa maquiagem ficou um espetáculo! Acho, inclusive, que só (imagine, "só") os desenhos dos olhos já estão arrebatadores. Adoro seus posts e a exposição de sua forma de pensar e de nos ajudar. Sucesso! Beijos.

Ultimate Beauty

Prof, a make ficou linda, vc conseguiu fazer uma máscara diferente e com a sua assinatura :)

Vanessíssima

Belíssima! Tudo fica tão elegante em você, sabia?

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.