MANUAL DA PRÉ-MAQUIAGEM E DA DEMAQUILAÇÃO

Atendendo a muitos pedidos feitos no formulário do último sorteio, resolvi fazer mais um post sobre cuidados com a pele. Na realidade, já havia feito um post completo sobre isso aqui, dando todas as dicas, mas vou repetir as principais neste post. Vale a pena ler o anterior também!

A primeira coisa importante é fazer da limpeza de pele, chamada pré-maquiagem, um hábito diário como tomar banho e escovar dos dentes, passar fio dental e etc. A pré-maquiagem ou limpeza tem três principais passos:

1 - Limpeza: com cremes, loções, leites demaquilantes, retira-se a sujeira que se acumula na pele durante o dia, com auxílio de algodão.
2 - Tonificação: com loção tônica (pele seca/normal) ou adstringente (pele mista-oleosa) retira-se a sujeira mais profunda da pele e de quebra equilibra-se a pele com agentes específicos, hidratantes ou adstringentes (ajudam a controlar a oleosidade).
3 - Hidratação e proteção solar: a fórmula do hidratante deve respeitar o tipo de pele. Peles mistas e oleosas requerem fórmula mais leve, em gel. Peles sensíveis requerem ingredientes hipoalergênicos... Depois do hidratante deve vir o filtro solar, se a opção não for um produto que cumpra simultaneamente as duas funções.

Para saber seu tipo de pele, o melhor é consultar um dermatologista e fazer um diagnóstico. Esse processo deve ser repetido duas vezes ao dia. De manhã como pré-maquiagem, leva menos tempo. De noite, como demaquilação, o processo se torna mais complexo porque é necessário remover não só o suor, o sebo e a poluição da pele, mas também a maquiagem. 

Para ajudar na operação você vai precisar de algodão (pode ser bola, disco, quadrado) e cotonete. Uma toalha de rosto também!
Vamos lá?

Demaquilação Passo 1: para tirar o reboco antes de dormir (tarefa que NUNCA deve ser abandonada se você quiser ter uma pele boa), gosto de começar retirando a parte mais pesada da make - olhos. Uso algodão embebido em demaquilante bifásico (ideal para tirar rimel e delineador à prova d'água) e retiro a sombra e o delineador. Com o cotonete e o demaquilante retiro o resto de delineação e o rimel, girando o cotonete na posição horizontal por cima dos cílios até sair todo produto. Não recomendo lavar o rosto com sabonete líquido ou em barra antes desse passo, pois você apenas irá espalhar pigmentos escuros em todo o rosto. Sugestão: gosto bastante do Demaquilante Bifásico para olhos e rosto Make B., Boticário. Só uso nos olhos.
Demaquilação para preguiçosas: se você chegou da balada, está bêbada ou simplesmente morta para fazer um ritual complexo, a solução é o lencinho demaquilante. Em uma única operação você limpa todo o rosto. Não use lenços de bunda de bebê se sua pele for sensível. Na minha eu só uso os próprios para retirar maquaigem, pois os de bebê deixam minha pele em chamas. Verifique se ele pode ser usado na área dos olhos. Se não puder, faça o primeiro passo e depois use a toalhinha no resto do rosto. Sugestão: estou usando esses da Asepxia, que comprei em Brasília e não devem ser usados na região dos olhos.  
Demaquilação Passo 2: depois dos olhos, demaquilo o rosto. Acho que as loções e os cremes demaquilantes ou de limpeza são melhores que os demaquilantes bifásicos para essa finalidade. É só colocar no algodão e passar em todo o rosto, em movimentos circulares, até não sair mais maquiagem. Vou trocando o algodão quando ele fica muito sujo. Sugestão: estou usando dois produtos, um caro e outro barato. Os dois são igualmente eficientes para sua finalidade básica, na minha opinião. A Emulsão Demaquilante Hidrarosto da Fina Flor é ótima, retira a maquiagem sem ressecar a pele e custa menos de 10 pilas. O Lait Démaquillant aux extraits biologiques de l'Olivier de Provence da L'Occitane (ufa) é orgânico com certificado e tem um cheiro maravilhoso. 
Demaquilação Passo 3: aplique loção tônica ou adstringente com batidinhos suaves de algodão para tonificar o rosto. Assim você retira toda sujeira mais profunda, terminando a limpeza. Depois das batidinhas pode passar o algodão no rosto com movimentos circulares. Não é preciso enxaguar o rosto. Sugestão: Tônico de Limpeza Facial Hidratônico (o meu é pele normal a seca) Fina Flor e Brume Tonique (mesma linha da loção de limpeza mostrada acima) da L'Occitane. 
Passo não obrigatório, mas ótimo para peles sensíveis ou sensibilizadas pro tratamentos: Água Termal. Para minha pele que vive vermelha e irritada por qualquer coisinha, é um santo remédio. Aplico antes do hidratante e deixo uns 20 minutos antes de aplicar o creme. Uso a La Roche-Posay Eau Thermale e amo! Resenha desse produto aqui.  
Último Passo, após limpeza ou demaquilação: Hidratação do rosto e da área dos olhos. Fundamental em qualquer tipo de pele. Peles oleosas também precisam de hidratação e podem inclusive serem desidratadas, porque o que sobra nelas é óleo, não água. Se for seu caso, escolha hidratante em gel. Aplique com movimentos ascendentes o hidratante em todo rosto e pescoço e dê preferência aos que já vem com FPS, para facilitar a vida. Aplique com muito cuidado o creme para a área dos olhos e depois dê leves batidinhas com o dedo anelar para estimular a micro-circulação e a absorção do creme. Se você usa produtos separados, aplique o filtro solar depois do hidratante. Fique atenta ao FPS que você precisa de acordo com seu tipo, seu tom de pele e seus hábitos. Eu só tomo sol no dia-a-dia quando saio para trabalhar, mesmo assim pego sol da manhã (cedo) ou do fim de tarde. Quando vou à praia uso bloqueador solar e só vou depois das 17 hs. Nos dias comuns me contento com FPS 25 porque pego muito pouco sol e por muito pouco tempo em horários favoráveis. Sugestão: tenho usado o Gel Creme redutor de sinais FPS 25 Active 30+ dia do Boticário e nos olhos All About Eyes da Clinique. Não sou expert em cremes hidratantes para o rosto, não testo mil marcas, mas gosto bastante desses que mostrei.       
Descrevi acima a demaquilação, mas para o ritual matutino, quando você já deve estar sem maquiagem, comece da limpeza com creme/leite/loção ou com sabonete dacila líquido ou em barra e siga o resto do processo normalmente.  

Usando os produtos adequados à sua pele e repetindo todos os dias o ritual, garanto uma melhora significativa da aparência e da saúde da pele. A demaquilação deve gastar 10 minutos e a limpeza da manhã nem 5. Antes de dormir sempre tomo uma banho, não importa se estou morta, e antes tiro a maquiagem. Enquanto faço isso vou me acalmando e entrando na vibe do soninho. Não dá tempo de fazer? Para de perder seu tempo com BBB (até Datena tem um nível melhorzinho) e vais e cuidar. Você ganha muito mais do que encher a cabeça com baixarias, baixo-astral e maus, exemplos!

Detalhe fundamental: a aderência, a fixação, a durabilidade e a homogeneidade da sua maquiagem dependemd e uma pele bem cuidada e hidratada.

BJK 

13 comentários:

TatiBotlhos

Olá Karen...Boas dicas.Eu queria mesmo saber qual loção usava para limpeza de maquiagem dos olhos,sempre tive a sensação que não limpava totalmente a maquiagem.Muito bom,bj...

Mari

Super dica! eu uso o lencinho umedecido de bebe pra limpar a minha pele, mas já tinha pensado porque não fazem um especifico pra pele, não conhecia esse da assepia.

abraços
coisasdemariemary.blogspot.com

a Frahn ;D

adorei as dicas, normalmente pra tirar a make eu uso o shampoo pra bebê (é ótimo), mas o rímel a prova d'agua não sai. Quanto vc pagou nesse demaquilante bifásico da Make B.?

Ju

Adorei o seu post Karen!! Eu sempre fiz todos esses passos... com uma diferença... quando eu passava o demaquilante, não passava a loção de limpeza, vc passa os dois né?? bacana!
bjus, ju

Núbia Oliveira

Super dicas querida, adorei, já faço esse passo a passo, mas foi bom ler mais sobre o assunto. bjs.

Carlinha Salgueiro

Que bom que está atendendo os pedidos das leitoras. E fiquei fã do bi facial Make B. quando fiz uma limpeza de pele na loja, só não comprei porque já tinha gastado muito naquele dia!
Beijos!

Sol Ribeiro

Acho fundamental a preparação para a pele antes e após make, e vc discorreu super bem!!Comentei recentemente no meu blog sobre.

Dáfni

Karen, eu demoro horrores para tirar toda a maquiagem do rosto à noite, mas não largo mão. Depois de passar a loção demaquilante, ainda lavo com água e sabão líquido (Clinique) e só depois que vou pra tonificação! Gostei da dica da água termal, vou testar!

Beijos

Karen Lommez

Tati, para os olhos, só demaquilante o bifásico salva!

Mari, um lenço de bebê pode ser nocivo à peles sensíveis. Soua prova disso!

Frahn, shampoo neutro tb é ótimo, mas acho que não tira tudo. Paguei acho que 38, mas como uso só nos olhos, durou bem..

bj

Karen Lommez

Ju, o demaquilante bifásico passo só nos olhos e o demaquilante em creme ou a loção de limpeza no rosto.


Nubia, obrigada!

Carlinha, ele é ótimo, nem me preocupo em comprar demaquilantes mais caros para os olhos.

bj

Karen Lommez

SOl, é realmente fundamental, faz toda a diferença!

Dáfni, cada uma tem um método ne? Importante é sermos fiéis à limpeza e aos cuidados!

BJ

Manoela Ferreira

Ótimo post! Eu quase não usava demaquilante e isso faz super mal p pele, pois fica resíduos de maquiagem nos poros. E como você ressaltou, é super importante a limpeza tanto anterior como posterior a maquiagem.

Karen Lommez

Manoela, é verdade! Fazer esses passos faz uma grande diferença... bj

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.