ESPECIAL PELE NEGRA: CUIDADOS ESSENCIAIS

Meninas, há muito tempo venho querendo fazer uma série de posts dedicados às negras gatas. Como maquiadora, eu mesma poderia dar várias dicas, mas queria que este post fosse escrito por uma mulher que pudesse falar, por experiência própria dos pontos positivos e negativos quando o assunto é cuidar e maquiar diariamente a pele negra. Acho que isso acrescenta uma qualidade maior ao post e por isso convidei a Tati, do blog No Balaio da Gata, para fazer uma série de posts sobre o assunto. Eventualmente darei pitacos também, mas para começar, este post é todo da gata, blogueira e maquiadora aqui de BH, que tive o prazer de conhecer pessoalmente! Então, passo palavra à minha querida convidada! Caso tenham alguma pergunta, comentei normalmente que assim que possível ela responderá! 



Olá, MACmaníacas!

Eu sou a Tati, escrevo no blog No Balaio da Gata e, como vocês, também sou louca maníaca por produtos de beleza, desde creminhos a acessórios para fazer aquele make e arrasar por aí. Sou também leitora do MACmaníaca e já tive a oportunidade de conhecer essa graça de pessoa que é a Karen. E, a convite dela, a partir de hoje eu estarei aqui apresentando a vocês alguns cuidados e dicas para manter a sua pele negra linda e radiante.

Uma maquiagem bonita começa com cuidados adequados à pele. Então, nosso primeiro bate-papo será sobre como cuidar e manter a pele bonita. Você já deve ter ouvido por aí que a pele negra não tem manchas, não envelhece, não queima no sol... tudo mentira, amiga. A pele negra tem sim algumas vantagens. Por ter uma maior concentração de colágeno, a incidência de rugas é muito menor. E a melanina (pigmento que dá coloração à pele) também a protege dos raios solares. Em contrapartida, a melanina também é responsável por proteger a pele de agressões, o que resulta em manchas muito pigmentadas. Para cuidar bem da sua pele e mantê-la jovem e saudável, separei algumas dicas.

1) Começe a sua rotina diária de beleza com uma boa limpeza. A maioria das mulheres negras tem a pele mista a muito oleosa. Quando não, o aspecto é de uma pele ressecada e fosca. Use produtos adequados ao seu tipo de pele. Nunca dispense o hidratante. Ele contém substâncias que ajudarão a pele se manter firme e vistosa. Ele deve ser usado pela manhã e à noite.

2) Dê preferência a produtos não oleosos (oil free) e não comedogênicos (não obstruem os poros). Você se lembra da história que lhe contei sobre a melanina, que manifesta a sua proteção com pigmentos? Pois é, uma pele suja e poros entupidos são o lugar ideal para o aparecimento de cravos e espinhas. Espinhas agridem a pele (a inflamação irá forçar para sair e, consequentemente, vai machucar a sua pele) e, para protegê-la, a melanina produzirá a pigmentação. Essa pigmentação, na pele negra, é muito maior e você terá uma mancha muito mais escura.

3) Use protetor solar. Você já tem uma proteção natural (a melanina), mas não o suficiente para livrá-la dos problemas causados pelos raios solares nocivos.

4) A cada quinze dia faça uma esfoliação suave na pele. Ela remove sujeirinhas mais profundas e as células mortas que dão aquele aspecto fosco à pele. Mas cuidado: se você friccionar muito o produto vai machucar a pele e causar manchas escuras. Faça movimentos circulares leves por todo o rosto, inclusive na testa, no nariz, bochechas e queixo.

5) Siga a sequência: sabonete ou gel de limpeza, tônico ou adstringente (produto que ajudará a fechar os poros e controlar o brilho da pele) e hidratante com proteção solar. Todos os dias, de manhã e à noite. A cada quinzena, depois do sabonete, faça uma esfoliação suave.

Agora que você já sabe como cuidar da sua pele, no próximo post vamos aprender sobre cores e tipos de produtos ideais para a pele negra.

Um grande beijo!

Tati Lázaro

18 comentários:

Gabriela D'Andrea

Adorei! Acho a pele negra linda e tão cheia de especificidades para maquiar... Parabéns pela iniciativa!

Dâmaris

Bem vinda Tati!!

a Karen fez muito bem em construir esta coluna e em convidar-te!

sucessos!

bjs

Anônimo

gostei muito de dar espaço para falar de make para negras e vou dar um pulo no blog da colega!!

Angélica Oliveira

Adorei essa idéia de posts para a pele negra! Sou negra, leio muitas coisas a respeito de cuidados com a pele, mas mesmo assim acho que a mídia ñ dá atençao suficiente.
Tenho a pele mista, e minha regiao da testa está com 10000 de marcas de espinhas (hellooo melanina atuando contra mim...rs), pois ano passado relaxei legal...agora tratamento intensivo!!!!!
Acompanharei essa série de posts ansiosa pelas novidades!!!
beijos
www.theangelica.com

Unknown

AMEI a iniciativa e também não deixa de ser a realização de um pedido realizado um tempo atrás sobre ideias de posts, obrigada!
Adorei Tati o post e realmente precisamos cuidar muito do nosso rosto, pois ele certamente não será o mesmo daqui a uns anos. Falando em manchas, elas demoram muito para desaparecer e o cuidado com a pele, para evitá-las é essencial.
Aguardando ansiosamente novos posts.
Parabéns Karen, cada vez mais surpreendente e democrática!

Unknown

Adorei!1
A make ficou linda!!
Nenhum pouco carregada!!
Parabéns!!
Bjokinhas
Raquel
http://bellanefertiti.blogspot.com/

miss m

adorei a idéia karen!Eu decidi blogar justamente porque também acho que amídia e informações em geral sobre as nossas necessidades são muito poucas. Como boa viciada, até falo em maquiagem, mas não sou profissa, estou aprendendo!E eu já leio o balaio, gosto muito!

e posso aproveitar o espaço para todas as negras/morenas e mulatas gatas conhecerem o blog onde escrevo com uma amiga?Falamos sobre tudo do universo feminino!


http://maxxibolsa.blogspot.com/
e menina! Achei um batom da anaconda que acredito ser o primo do show orchid! Lembrei na hora de vc!kkkkkkkk! Vou fazer o post se for mesmo e preciiiiiiiissssssooooo vir aqui te mostrar!kkkkkkkkk!

Margareth Gervason

Adorei conhecer a Tati, ótimas dicas para a pela negra!
Não temos um noção que há estas diferenças bem latentes , afinal sou auto didata!

Beijos coloridos!

Ellen Miguel

Que maximo. karen, otima ideia você teve, a Tati é um amor. Bjos

Dáfni

Tati e Karen, vcs estão de parabéns! Apesar da minha pele ser branca, eu me interessei pelo post até pela questão de conhecimento mesmo. Não sabia de um monte coisas que a Tati falou e que eu acreditava (as lendas).

É muito raro a gente encontrar por aí posts deste tipo. Gostei MUITO!

Beijos

Tati Lázaro

Ei, meninas!
Obrigada pela receptividade. Estou muito feliz pelo convite da Karen. Vamos fazer um ótimo trabalho por aqui, trocando idéias e compartilhando conhecimentos.
O próximo post vem em breve!!!
Bjos

Jubis

Olá Karen, muito boa a iniciativa. Sempre achei que fazer maquiagem na garotas negras e pardas era mais difícil por causa da base......como escolher uma base sem dar um efeito acinzentado à pele?
Minha prima tem essa dificuldade e eu nunca pude ajudá-la e ela sempre reclama que acha que a pele ficou cinza.......
Quem sabe agora, eu consiga? Bem, em relação aos cuidados da pele, eu acho que não muda muito não. Toda pele deve ser limpa e hidratada não é?
Beijo para vc e para a sua amiga.....Tati. A propósito vou lá no blog dela........

Anônimo

Adorei esse post, sempre tenho dificuldade com make.

Beijus

Dani

Nossa,a pele negra é uma das mais lindas pra se maquiar!
Bjs!

Carlinha Salgueiro

Tati, adorei suas dicas!
Realmente quem tem tendência a manchinhas tem que se cuidar e suas liçõezinhas servem pra todas, beijos!

Mah....

ANOTADO! =D

Karen Lommez

Gabriela, é verdade! Adoro maquiar a péle negra e usar cores!

DÂmaris, a Tati vai voltar mais vezes, ela só anda ocupada, mas em breve terem,os mais Tati aqui!

Ba, vai sim!

Angélica, viu o que a Tati falou, né?

Sol, logo mais tem Tati de novo por aqui!

Raquel ficou linda mesmo né?

Miss M, concordo com vc! Mostra o batom da Anaconda aqui!!!

bj

Karen Lommez

Ellen, a Tati é mesmo uma fofa! Adorei a participação dela aqui e quero mais!

Dáfni, ela vai dar muitas dficas interessantes aqui!

Jubis, é verdade isso sobre as bases, mas tem uma técnica que resolve o probolema, depois falaremos!

Nai, continue seguindo que em breve tem mais dicas!

Dani, tb acho!

Carlinha, com certeza!

Mah, ;)

TATI, seja bem0vinda, queremos mais!

bj

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.