ESPECIAL PELE NEGRA: BASE, CORRETIVO E PÓ - POR TATI LÁZARO

Oi, meninas, aqui estou novamente para falar um pouquinho para vocês sobre a minha experiência com maquiagens para a nossa pele negra. Quem perdeu o primeiro post da série Especial Pele Negra clica aqui para não ficar sem as dicas para manter sua pele linda e jovem.

O assunto de hoje, tenho certeza, já deixou 10 entre 10 mulheres negras com duas pulginhas atrás da orelha: como escolher a base certa para a minha pele??? E porque minha pele fica com aquele aspecto cinza???

Para que você entenda direitinho, é preciso saber:

- As bases são feitas de corantes. Existem várias tonalidades (amarelos, marrons, avermelhados e outros). São eles que dão tom à base.

- Existe mais de 125 tons de pele no Brasil (segundo uma pesquisa realizada pela Unicamp, em 2005), passando pelos tons brancos, pardos, morenos, mulatos e negros.

- No exterior há uma variedade impressionante de tonalidades de bases para mulheres negras.

- No Brasil, as empresas de cosméticos já começam a fabricar produtos pensando nesta variedade de tons, mas ainda sim, existem duas ou três tonalidades de bases para as peles negras.

Então, não há mistérios. Se você aplicou a base e ela te deixou com uma cor acinzentada é porque este não é o seu tom. E não há outro jeito, você pode trocá-la com uma amiga, doar para a sua vizinha, e, se optar por usá-la assim mesmo, tenha a consciência de que você sairá de casa com um aspecto totalmente artificial. E é por esse aspecto artificial que muitas pessoas odeiam maquiagem. A maquiagem foi criada para deixar as pessoas mais bonitas, não é mesmo? E, às vezes, podemos resolver estas questões com uma simples orientação.

Voltando ao assunto, preciso dizer que, se você comprou a base errada para a sua pele ou nunca encontrou o tom mais adequado, você não é a única. O povo brasileiro é miscigenado, no entanto, não há variações de tonalidades para atender a esta demanda. O que encontramos são tons claros, médios e escuros, quando deveríamos ter, dentro do tom escuro, por exemplo, vários sub-tons.

Como encontrar a base ideal para a sua pele:

Primeiramente, fujam de marcas que não possuem variedades de tons, inclusive os escuros. Se, ao comprar você perceber que os tons não se adequam a sua pele, não compre!!!! E não desista de encontrar o tom ideal.

Nunca compre no primeiro teste. Aplique uma pequena quantidade do produto no seu rosto (SIM, NO ROSTO, E NUNCA NO BRAÇO, NO PESCOÇO OU NA MÃO). Há uma diferença enorme entre os tons de pele nestas áreas do corpo, e, definitivamente, você usa base é no rosto e não na mão, não é, colega?

Depois de aplicar uma amostra no ROSTO saia da loja e dê uma voltinha. Veja como ela se comporta em variados ambientes. Isso vai te ajudar a definir se o tom que você escolheu é o mais correto.

E qual o tom mais correto? O tom mais certo para a sua pele é aquele que você passa e ele some, como num passe de mágica. A base tem por objetivo uniformizar o tom da sua pele. Ela não deve ser nem mais escura nem mais clara, e sim exatamente o mais próximo possível do seu tom natural (digo o mais próximo porque, no Brasil, é um tanto complicado de encontrarmos o tom exato. Se conseguimos chegar bem próximo a esse tom estaremos no caminho certo).

Algumas marcas onde você pode encontrar uma base que se adeque ao seu tom:

Natura: tem algumas (poucas) tonalidades. Atende bem as morenas mais claras e mulatas

Mary Kay: ótima opção para negras. A cobertura da base é bem sequinha e ajuda a controlar a oleosidade.

MAC: é a marca que mais tem tonalidades para a nossa pele (que eu conheça). A vantagem, além de ter vários tons, é que os vendedores podem ajudar a “descobrir a sua cor”. Um conselho de amiga: junte uma graninha e compre uma base da MAC, na cor e textura mais adequada para você. Na cobertura da pele negra, o item mais importante é a base (e o mais difícil de encontrar). Talvez compense investir numa ótima base, que não vai te deixar cinza, e completar o seu kit com outros produtos mais em conta e mais fáceis de encontrar. Pense nisso.

O Boticário: meninas com a pele mais moreninha talvez encontrem seu tom na “Boti”.

Catharine Hill: tem as tonalidades ébano, café, bege escuro e por aí vai. A cobertura é leve, ótima para usar no dia a dia.

Dê preferência sempre às bases oill free (livre de óleo).

Encontrado o tom adequado para a sua pele, agora é a vez de buscar o corretivo e pó para fixar a maquiagem e controlar o brilho. Enquanto há toda essa novela para encontrar a base certa para a pele negra, os corretivos e pós compacto e facial (pó solto) já são mais visíveis no mercado cosméticos.

Uma dica, toda especial: comece a fazer a pele aplicando a base. Gosto de usar o pincel próprio, pois o acabamento é mais homogêneo e bonito. Em seguida, aplique algumas poucas gotinhas de corretivo, do mesmo tom da sua pele ou um tico de nada mais claro, nas áreas escuras (olheiras, cantinho do nariz, ao redor da boca e manchinhas). Se você aplicar muito produto mais claro numa área escura a tendência é ficar uma cor cinza, por isso, opte por produtos que se aproximem bem do seu tom de pele.

Após aplicar o corretivo, se necessário, com leves batidinhas, iguale a cor com base.

Experimente:

Mary Kay
Duda Molinos
Natura
MAC

Feito isso, o próximo passo é aplicar o pó. Você sabe a diferença entre pó compacto e pó facial? O pó facial, geralmente, é usado para a finalização da maquiagem e tem uma cobertura mais leve. Se a cobertura é leve, você vai ter uma pele mais leve também (se não tiver exagerado na base). Já o compacto é próprio para retoques e tem acabamento um pouco mais pesado (mas mesmo assim ainda pode ser leve). Não precisa se desesperar para comprar um pó facial, com qualquer um dos dois você pode conseguir bons resultados. Os pós da Natura, da linha Aquarela, são ótimos, tem um acabamento bem fininho e natural. Ótima opção para quem quer ter um bom produto e gastar pouco.

Procure não exagerar na quantidade de pó. A pele negra, por natureza, já produz uma grande quantidade de óleo e aplicar produtos sobre a pele oleosa sem a devida higienização pode acabar lhe rendendo espinhas, cravos e infecções (sinônimo de poros entupidos). Antes de reaplicar o pó pressione lencinhos anti-oleosidade na pele para retirar o excesso. Entendam, amigas, não é frescura. A nossa pele é diferente e merece atenções especiais. Cuidar dela é reconhecer isso e querer o melhor para si mesma.

Se vocês acharem interessante, posso fazer um vídeo mostrando como preparar a pele, ok?

Bom, espero que tenham entendido um pouquinho mais sobre nossa pele negra e que, daqui pra frente, possam acertar mais na hora de escolher os seus produtos. No próximo post falaremos sobre cores de sombra, blush e também batons. Um enorme beijo

Bjoooooo

Tati Lázaro 

20 comentários:

Unknown

Achei as dicas ótimas e super válidas, para todos os tipos de pele. =)

Lucia Souza

Karen,

amei todas as dicas.
Sofro muito por nao encontrar a cor certa.
Eu estou com uma duvida: 1º a base?
Uso o corretivo e depois em cima passo a base.
Tenho pele mista.
Beijos

miss m

normalmente as pessoas associam a ficar cinza com a marca ser ruim e não é verdae.è normalmente erro no sub tom- talvez ela não queira ter falado assim por esse tipo de coisa merecer um post sopara ele, mas mesmo já sabendo qo que era um suntom, eu só percebi de verdade nmaprática. Vi no spectra .net, uma listinha com equipara~ções de tons de pele de uma base da revlon barata nos eua e muito elogiada com tons da mac. Baseada nela, comprei uma no ebay. Era capuccino o tom. quando chegou, quando passei no rosto, meu rosto ficou tão, mas tão cinza, que parecia que eu estava com uma doença dermatologica. Dei a base para a minha mãe, que é avermelhada(meu sub tom é amarelo) e a base ficou perfeita, parecia nem que ela estava com maquiagem no rosto. Então,comprei uma outra, caramel, que fica perfeita, cobertura leve, perfeita para o dia a dia e naõ tranfere absurdamente. na verdade, nem nunca percebi transferencia.Mas outras meninas que eu conheço, sim. E mesmo a mac, precisava ter mais tons para pele negra. Eu por exemplo, até fico bem com a studio fix nc 50, mas passando uma camada leve. Uma camada mais caprichada, j´pa fica mais escura.A sorte é que a cobertura dessa base já é muito boa, e nãpo preciso mais que uma camada leve mesmo. EEu quero comprar uma mufe hd, para ser a "base de festa" sabe, mas não é nada urgente. Realmente uma camada leve da studio fix fluid dá conta do recado.
ela podia fazer um post sobre como meninas negras podem reconhecer seu tom depele. Se amarelado, se rosado. Porque a maioria dos posts usa meninas brancas como exemplo, e fica pior para visualizar. Tive dificuldade com isso no início.

miss m

tem duas marcas que não são conhecidas do grande público de make, mas que tem boa variedade de tons para pele negra-cravo e canela e muene. Normalmente se vende em lugares onde as meninas compram cabelo, ao menos em Rio e São Paulo.No Rio, na rua 7 de setembro no centro, tem cravo e canela, muene nunca vi.As embalagens são simples, mas não torça o nariz!São boas!

Ana Lúcia

Adorei as dicas!!!
Super válidas, só nós negras sabemos o sofrimento que é achar produtos para a nossa pele.
http://pretinhanadabasica.blogspot.com
Bjuu!!

Brena Braz

Tati, parabéns!!!

MusicFer

Ká, maquiar pele negra requer muito cuidado né? Acho que é ainda mais difícil que maquiar a pele clara. Sobre a paleta da Inglot, eu encomendei com a Andrea do Fricotes e Detalhes mas tb aceita encomendas se vc quiser ok?!
Bjãoooooooooo
FER

Sol Ribeiro

Adorei as dicas e de fato deveriam ter mais diversidades para a nossa cor aqui no Brasil.
Eu mesma odiava maquiagem pq pra mim todas me deixam feia, visto as péssimas experiências de ficar cinza...affff...
Adorei a ideia de fazer um video!
bjao

Blog Onivid Silva

Sou morena mais tenho um enorme trabalho pra achar base e pó da minha tonalidade, são tantas váriações que fica difícil atender a todas. Quando encontro uma tonalidade que acerta tenho que ser fiel pois será difícl encontrar.

Tati Lázaro

Ei, Lúcia: Respondendo à sua dúvida, eu gosto de aplicar primeiro a base. O corretivo deve ser aplicado com leves batinhas até que ele se espalhe por completo. Quando eu aplico corretivo antes da base eu tenho a sensação de que ele “sai do lugar” e acaba se espalhando para onde não devia, mas isso é questão de gosto. Para finalizar a pele e igualar a cor da base com o corretivo, eu aplico, bem suavemente, o pincel que já estava sujo de base por baixo do corretivo. Não precisa colocar mais base, use o pincel sujo mesmo. Isto é apenas para esfumar a linha que fica entre o corretivo e a base, só para finalizar.

Tati Lázaro

Miss M: Ei, flor! É verdade, às vezes, por falta de orientação, as pessoas associam a “ficar cinza” com marca ruim e não tem nada a ver. O problema todo está no tom da base. Entender qual o sub-tom da pele é um pouco mais complexo e só conseguimos acertar a partir do momento que sabemos onde estamos errando. Existem umas regrinhas para entender se seu tom de pele é frio, quente ou neutro. Elas podem ajudar a escolher uma tonalidade de base, mas ainda sim, podemos errar. Acho que a solução mais confiável é experimentar, experimentar, experimentar...

Tati Lázaro

Miss M: Não conheço as marcas, já fiquei curiosa para experimentar. Não encontrei site deles, você sabe se existe representantes?

Tati Lázaro

Ana Lúcia: é difícil sim, flor, mas ainda bem que hoje as empresas do ramo já começam a pensar em nós como promissoras consumidoras. E ganha aquela que oferece produtos com qualidade e que nos deixe mais felizes.

Tati Lázaro

Brena: obrigada!!! Esta tem sido uma oportunidade maravilhosa. É muito bom poder compartilhar um pouquinho da minha experiência e também aprender com vcs :))

Tati Lázaro

Sol: que bom que adorou as dicas. Eu também pensava assim, que maquiagem não era para menina negra. Que absurdo, né?

Dáfni

Karen e Tati, parabéns por esta série de posts! Adorei conhecer mais das dificuldades das negras em encontrar a base, os motivos e as dicas para acertar na cor! As indústrias brasileiras deveriam ler posts como este, visto a nossa variedade de cores de peles e a pouca gama de opções no mercado...

Beijos

Karen Lommez

Leticia, tb acho!

Lucia, eu uso primeiro a base, para não retirar o corretivo!

Miss M, Ana Lucia, Brena, Fer, Sol e Oniv!d, obrigada por cometarem , que bom que gostaram!

bj

Fabi@

Achei o que sempre procurei um post legal sobre pele negra... Adorei! Parabéns...

Dai

Eu adorei, mais qual marca e cor vc usa

Anônimo

Meu corretivo é nyx é perfeito maravilhoso,uso a base da dior ,acho que fiz um ótimo investimento.Não uso de forma alguma boticario e natura,acho pessimas para pele negra.

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.