SWATCHES E RESENHA: MAKE B INFINIT COLLECTION - SOMBRAS E BLUSHES BAKED

Recentemente, o Boticário lançou a Make B Infinit Collection e, dentro desta linha limitada, sombras e blushes baked. A coleção se inspirou na paleta de cores dos anos 70 e trouxe também muito brilho, com produtos perfeitos para serem usados nesta primavera e no verão.

Todos os lançamentos de maquiagem me chamam a atenção e sempre vou às lojas experimentar as novidades, mas nem sempre compro o que testo. Confesso que faz tempo que não uso sombras do Boticário e que estas embalagens lindíssimas me deixaram super tentada a comprar tudo. Quando testei na loja pela primeira vez, me apaixonei pelo trio de sombras Caramel Disc (marrom, dourado e pérola) e pelo blush Kaleidoscope na cor Bronze (vinho rajado de dourado e rosa). Trouxe os dois e o trio Navy Disc, porque ando louca por tons de azul. Também comprei um batom que depois mostro para vocês.

Comecei a testar os produtos e a descobrir formas diferentes de aplicação. Acabei comprando no mês seguinte mais um blush, o Rose (rosa com brilho dourado), e um trio, o Purple Disc (roxo, lilás e pérola). Abaixo, o lindo quinteto: 


Lindas embalagens abertas, mostrando as cores:


Ainda existe um quarto trio de sombras, que não comprei porque não me agradou, o Colors Disc, de tons clarinhos de rosa, verde e azul. Existe também outro blush, o mais básico dos três, que não consigo encontrar nem na página do Boticário.  

Sombras Baked

O Boticário diz: As Sombras Baked trazem cores super modernas e ligadas às tendências da estação. Possui uma embalagem diferenciada, com três cores em um único produto. Seu formato arredondado permite fácil aplicação e ótima espalhabilidade. Acabamento perfeito e excelente aderência a pele, com duração de até 5 horas. Não acumula nas pálpebras.


Acho que não há nada o que contestar, apenas que duração de 5 horas é muito pouco para sombra, mas imagino que seja um parâmetro para aquelas mulheres (a maioria das brasileiras) que usam sombra direto na pálpebra, sem qualquer preparação. Como maquiadora, sei que não existe maquiagem bem feita e durável sem pele preparada, sem primer ou corretivo para fixar a sombra, qualquer que seja ela. Nos meus testes com estas sombras, sempre as usei sobre fina camada de corretivo e elas duraram muito mais que 5 horas. Normalmente passo o dia todo maquiada, ou pelo menos a tarde e a noite, e quando retirei a make, em todas as vezes que usei as sombras, elas estavam intactas, da mesma forma que quando aplicadas.

Das resenhas que li, já vi pessoas elogiando e criticando a maciez e a pigmentação das sombras. Pelo que percebi, cada um dos trios de sombra tem uma característica diferente, então falarei de um por um, mostrando minhas impressões. 

Ah, sombras baked, que tantas marcas internacionais e agora o Boticário tem,  são sombras assadas em forno por até 2 dias (o que diferencia seu processo de fabricação das sombras compactas), em geral apresentam este formato arredondado, aparência marmorizada, são macias e podem ser usadas secas ou molhadas, obtendo-se diferentes efeitos de acordo com forma de aplicação.

Achei como fonte um post super interessante, da Sabrina do Coisas de Diva (clique aqui), que explica como elas são fabricadas e as características principais dos produtos assados. Há também blushes e pós baked. Os primeiros que eu tive conhecimento foram os blushes e as sombras da Bourjois, mas hoje marcas como M.A.C, Milani, Urban Decay entre muitas outras têm investido em linhas baked.

A ótima coleção Semi Precious da M.A.C contém lindas sombras e pós de acabamento (Mineralize Skinfinish), alguns dos quais já mostrei neste tutorial

Sombra Baked Purple Disc
Este trio é composto por:
1 sombra cintilante-aveludada tom de uva, de vinho ou Borgonha
1 sombra cintilante lilás com partículas de brilho (não são de glitter, mas de partículas dos próprios minerais da fórmula)
1 sombra bege aveludada

Abaixo, a primeira foto foi feita sob a luz do sol e a segunda na sombra. Apliquei as sombras com os dedos após esfregá-los levemente nas sombas. Na metade esquerda elas foram aplicadas umedecidas e na direita secas.

As sombras Purle Disc são bem macias, porém muito finas também. Quando aplicadas secas, têm efeito bem diáfano, translúcido com cor leve e brilho sutil. Se espalham bem e dão uma aparência delicada às pálpebras. Considero ideal usá-las secas durante o dia e no trabalho, pois a sutileza das cores libera o uso em uma boa parte dos ambientes formais. As tímidas, que só conseguem usar maquiagem de mocinha, maquiagem "de bonita", também ficarão mais felizes com este resultado.

Quando aplicadas com pincel (para as amostras deste post usei os dedos mesmo) umedecido, transferem com mais facilidade ainda, assim como as cores ficam muito mais intensas, ganham muito mais efeito, cobertura, pigmentação, brilho, fixação e dimensão. A bege ganha mais cobertura, a lilás ganha muito mais brilho e a borgonha fica mais escura, intensa, com maior cobertura. Fica lindíssima, profunda e marcante. Nestas condições, o trio é ideal para ser usado a noite e em festas. Têm efeito sofisticado. 

Sombra Baked Caramel Disc
Este trio é composto por:
1 sombra cintilante-aveludado marrom
1 sombra cintilante pérola
1 sombra cintilante dourado/acobreado

Abaixo, a primeira foto foi feita sob a luz do sol e a segunda na sombra. Apliquei as sombras com os dedos após esfregá-los levemente nas sombas. Na metade esquerda elas foram aplicadas umedecidas e na direita secas.

As sombras Caramel Disc são as mais pigmentadas e macias dos três trios que comprei e têm cor e brilho mais intensos quando aplicadas secas. Se esfumadas, ganham efeito translúcido, brilhante e elegante, ideais para serem usadas durante o dia em ocasiões em que se exija discrição sem abrir mão de uma maquiagem fashion.

Quando aplicadas com pincel umedecido transferem com mais facilidade ainda, assim como as cores ficam muito mais intensas, ganham muito mais efeito, cobertura, pigmentação, brilho, fixação e dimensão. O marrom vira um tom cintilante-aveludado incrível e intenso, escuro, profundo. O pérola e o dourado/acobreado se transformam em tons ultra-cintilantes, metalizados. Ideal para serem usadas ocasiões festivas e noturnas mais glamourosas, em que o brilho está liberado no sentido literal e no figurado. As mulheres que por índole são mais tímidas e que não gostam de ser notadas fugirão destas sombras umedecidas, mas provavelmente as usarão secas. 

Sombra Baked Navy Disc 
Este trio é composto por:
1 sombra cintilante-aveludada azul royal (um pouco escurecido)
1 sombra cintilante-aveludada azul celeste
1 sombra cintilante com partículas de brilho verde claro 
 
Abaixo, a primeira foto foi feita sob a luz do sol e a segunda na sombra. Apliquei as sombras com os dedos após esfregá-los levemente nas sombas. Na metade esquerda elas foram aplicadas secas e na direita umedecidas. 
 

Entre as que adquiri, esta foi a que imediatamente atraiu meu olhar pelas cores, mas que aplicadas secas são as menos pigmentadas. O azul escuro até dá um pouco de cor, mas não acho que seja um tom que se valorize desta maneira - fica estranho, manchado. Isso é característica da maior parte das sombras azuis intensas e escuras, que ficam maravilhosas se usadas em sua carga total, mas tendem a marchar quando esfumadas. O azul celeste fica bem fraquinho e translúcido e o verde esfumado e seco fica totalmente transparente, adicionando apenas algumas partículas de brilho. Secas eu não vi graça nenhuma nestas sombras.

Quando aplicadas com pincel umedecido também transferem com mais facilidade, assim como as cores ficam muito mais intensas, ganham muito mais efeito, cobertura, pigmentação, brilho, fixação e dimensão. Só depois que as usei molhadas descobri como são encantadoras.

A azul celeste ganha pigmentação e intensidade de cor e a verde continua translúcida, porém com a cintilância bem mais forte. Estas duas tonalidades são mais diurnas e se encaixam em ambientes informais, sendo mais propícias em estações quentes como a primavera e o verão. Porém, eu prefiro usá-las à noite, sobre uma base feita com lápis preto bem forte, criando efeitos de cor e de brilho sensacionais. Ou então iluminando pequenas áreas como canto interno do olho e raiz dos cílios inferiores. Já o azulão prefiro usar à noite, umedecido ou sobre base preta, numa maquiagem semelhante à que fiz com a sombra 428 pearl da Inglot, até hoje o tutorial mais comentado do blog (clique aqui)!!!  

Aliás, acabo de comparar os dois azuis e descobri que quando aplicado úmido o do Boticário é o gêmeo do azul da Inglot. 

Resumindo, gostei mesmo desta Navy Disc para produções noturnas modernas, apropriadas para eventos mais fashion, em que a ousadia na produção é sempre desejável.       

Kaleidoscope Blush

Também são assados, bem macios e finos, com aspecto marmorizado. 
 
O Boticário diz que o Kaleidoscope Blush possui uma embalagem diferenciada com formato arredondado que proporciona fácil aplicação. Sua textura macia e ultrafina permite ótima aderência a pele e efeito natural, durante até 12 horas.
 
Não cheguei a testar por 12 horas, mas umas 8. Achei muito boa a durabilidade deles, que continuaram praticamente intactos no momento em que fui retirar a maquiagem. Tenho usado muito e amado. A terceira cor (a que não comprei) tem efeito mais básico e discreto, mas as que trouxe para casa têm partículas de brilho que iluminam a cor, mas não têm nada a ver com glitter. São translúcidos e não têm aspecto "empoeirado", nem esfarelam.
 
Kaleidoscope Blush Bronze
 
Vinho com rajadas de dourado e de rosa, resulta num tom bronze com brilhos dourados bem pigmentado, para ser usado com parcimônia. É bem festivo, mas pode ser usado durante o dia bem esfumado e em pequena quantidade, conferindo um tom corado e iluminado às bochechas. Se adapta bem a uma ampla gama de tons de pele, inclusive bem dosado para as branquinhas. A foto abaixo foi feita sob a luz do sol e em macro, intensificando o brilho.
 

Kaleidoscope Blush Rose

Tom de rosa com partículas de brilho douradas, lembra o Orgasm, tem conceito parecido. Ideal para peles mais claras, bem esfumado ilumina e ruboriza levemente. Pode ser usado de dia e de noite, em diversas situações, pois o efeito, diferente do que parece na foto abaixo (sol e macro), não é escandaloso.


Avaliação Geral

Gostei da coleção, a qualidade geral é boa, a embalagem é uma beleza, as cores são interessantes, cheias de brilho. Acho interessante a possibilidade de grande variação de efeito conforme modo de aplicação. Com certeza farei ótimo proveito de todos os produtos. Aliás, já estou fazendo!!!

O ponto negativo é o preço, alto para padrões de maquiagem brasileira.

Um ponto ambíguo é o fato da maioria das sombras serem translúcidas se aplicadas secas e esfumadas. Para algumas, isso pode ser uma qualidade - no meu curso vejo sempre muitas mulheres que só usam sombras ultra suaves. Qualquer coisa mais forte acham horrível nelas, por falta de costume ou preconceito, mas lindo nos outros, nas revistas. Para outras, pode ser um defeito que diminui a praticidade do produto e dificulta que seja usadas, já que precisam estar úmidas para aparecerem mais.

Quem tem mais prática, porém, consegue usar satisfatoriamente as sombras nos dois modos de aplicações, obtendo efeitos completamente diferentes.

Espero que vocês tenham gostado desta resenha e das amostras. BJK

PS: A resenha representa a minha visão e experiência de consumo, lembrando que eu mesma comprei todos os produtos! Pelos fatores que expus acima e outros mais, outras consumidoras podem ter opiniões diferentes sobre eles. Leia várias resenhas, teste e avalie quais seus objetivos e necessidades antes de comprar!!!  

42 comentários:

Jú Vasconcelos

As cores e seus acabamentos são perfeitos!

http://ju-vasconcelos.blogspot.com/

Brena Braz

Adorei as cores, mas esse negócio de ter que usar molhada me brochou totalmente.

Beijos

Karen Lommez

Jú, tb gostei! BJ

Karen Lommez

Brena, como comentei no post, sabia que muita gente iria brochar por causa disso. Não imaginava que vc fosse, já que aquarela é uma técnica tão utilizada pelos maquiadores. Eu adoro experimentar e variar as formas de aplicação, não me incomodei.bj

Evelise Rosa

Quero o blush orgasrm feelings! :o)

Mariana Portella

Achei a pigmentação muito boa. No geral, acho os produtos do boticário excelentes. Só não gosto dos preços. São realmente muuito caros se compararmos aos preços das maquiagens importadas lá fora. Beijããão
http://brincandodesemaquiar.blogspot.com/

Lu

Gostei, especialmente do trio azul. Eu tinha achado um pouco caro, mas agora que vi os swatches,percebi que o preço é justo.
bjks

Angela Iaruchiski

Oi Karen ,achei lindo o trio azul ,maravilhoso , dessa coleção eu comprei três esmaltes e um um gloss laranja lindo de viver mas agora fiquei tentado pelo trio de sombras azul ( amo essa cor) e o blush bronze , mas é um pouco caro mesmo né. Bjs!!!

Karen Lommez

Mariana e Angela, os preços são altos mesmo, infelizmente... bj

Karen Lommez

Angela e Lu, sou doida pelos azuis tb! BJ

Anna Carolina Fonseca

Ha umas 2 semanas comprei a purple disc,mas achei a pigmentação baixa pros meus padroes,nem molhei o pincel pq ja estava prevendo q voltaria à loja pra trocar.Acabei devolvendo,principalmente pelo preço,q qdo fui analisar ta muito alto.Se fosse mais barato certamente teria ficado com a sombra.
O Boticario ta achando q é Mac pra cobrar o preço desses produtos.Vao ter q aprimorar demais!

Sandra

Karen, fiquei apaixonada pelos blushes! As sombras também são lindas, tal como as embalagens. Quando chegarem aqui a Portugal vou logo "explorar" a colecção.
bjs

P.S.: o processo de fabrico em forno foi realmente desenvolvido pela Bourjois, no século XIX (informações inúteis que guardo no meu cérebro), originalmente para os blushes. Até aí o "rouge" era maioritariamente um creme gorduroso que se podia utilizar nos lábios e bochechas.

Dani ;)

Nossa, lindo mesmo, muito parecidos com os da MAC.
Os preços desses nacionais deveriam ser mais baixos... afinal, são feitos ai mesmo, não tem imposto de importado, nada disso ne?

Bju no core!
Dani do Estação Beauty4you

Anônimo

Eu comprei a metade da coleção, uma amiga comprou outra metade rsrsrs. Como você disse, saltam aos olhos.
Mas fiquei indignada, porque não tenho paciência pra ficar molhando pincel e não gosto de coisas translúcidas hehehe

Ísis Favaretto

Lindas as sombras e os blushes, especialmente nas embalagens!! O brilho dos blushes parece incrível.
Mas também acho os preços meio altos, infelizmente.
Bjos!!

Karen Lommez

Sandra, não é inútil a informação, acho muito bom saber disso! Você sabe dizer se este processo de fabricação é mais caro que o dos produtos compactos? BJ

Karen Lommez

Meninas, concordo com vocês que o preço é alto . Eu mesma não teria comprado não fosse um dinheirinho a mais que apareceu! Os blushes e a marrom são muito legais e eu estou usando muuuuito até no dia-a-dia. Bejio!

Rê Moraes

Karen, amei mto essa coleção tb, mas estou tentando resistir as compras de make..rsrs
Agora o que mais amei foi a qualidade do post! A quantidade de fotos e informações do produto! Parabéns!!! Com certeza se tinha alguém com duvida em relação aos produtos, esclareceu agora!
Obrigada!

Bjs

Fernanda Maciel

a caramel é linda demais *____*
adorei a resenha!

MusicFer

Oi Ká!
Achei lindo esse trio de sombras azul mas o que me chamou a atenção mesmo foi o Caramel, adorei as cores, o primeiro blush também achei divino!
Bjãooooooooooo
FER

Carlinha Salgueiro

Karencita, minha maquiadora preferida!
Eu só estou sumida nas palavras, mas ando lendo tudo, tudo, tudo que você posta!
Porque o que mais me falta, nesta vida, é tempo!
---
Sobre esta coleção, eu achei linda, linda desde o começo, mas a vendedora da loja que eu entrei era tão "jumenta" que quando perguntei pelo blush e ela disse que não tinha (apesar dele estar na vitrine) me tirou a vontade de experimentar (e quiçá comprar).
Pelo menos seu post mostrou o que perdi o "tesão" de ver ao vivo!
Beijos!

Tatiana Silva

Oi gostei da mudança mais o outro site era mais bonito.
Bjus! Tata

Luciana Márcia

Olá, Karen! Passando prá dizer que amei o novo layout! E as caveirinhas de fundo? Ficaram THE BEST!!! Ameiii! :)

Danielle Castaldelli

Oi Karen
Ficou show o novo layout!!
Ah comprei o blush rosa dessa coleção realmente ele é muito lindo e discreto!! Ganhei de brnde dois lápis um para olhos(ótimo)e outro para a boca não usei por causa da cor é apagado!! mas esta coleção da Boticário está de parabéns!
Beijos

maria ester moraes

meu Deus, que coleção linda! as cores são sensacionais!!!!!!

Karen Lommez

Carlinha, sei como é... mas tinha que passar lá no seu blog e dizer que estava com saudades de vc!

Nossa, algumas vendedoras são mesmo tristes, fazem a gente perder o tesão de ver e comprar... só o bolso agradece!
BJ

Karen Lommez

Lu, está uma graça mesmo neh? Estou tão apaixonada por ele!!! Bj

Bia

Achei as sombras todas lindas de viver! Pena eles encarecerem tudo e eu estar sem verba :/
hahahah

Beijão!

Unknown

Karen, dessa coleção eu só comprei o blush na cor Bronze (também) e o iluminador em "bastão" (releitura da coleção Secrets). E gostei muito de ambos.

Adorei sua postagem e suas comprinhas. =)

Patricia

Karen, vc conhece algum primer de sombras bom para palpebras muito oleosas? Eu tenho o da urban decay e da smashbox (photo phinish lid primer) e nenhum dos dois ta conseguindo dar conta de manter a sombra no lugar. Eu saio de casa as 9h, volto as 15h e já acumulou tudo nas dobrinhas :(
Estou triste e desanimada de usar sombra :(
Me ajuda?
Beijos!

Karen Lommez

Patricia,
antes de tudo, queria saber o que vc usa nas pálpebras. Vc passa algum creme, base, pó, corretivo antes do primer ou vai direto no primer? Pq isso poderia mudar tudo. Me conta mais primeiro de como vc se maquia? BJ

Patricia

Ai, Karen, obrigada por me ajudar!
Conto sim: eu lavo o rosto com sabonete liquido indicado pela dermatologista (para pele sensível com tendencia a acne, alem de super oleosa minha pele ainda é sensível), depois passo um creminho para os olhos, passo na região das olheiras e palpebras (esse creme não chega a ser oleoso, ele tem uma textura de gel/creme, mas deixa os olhos com aspecto molhadinho), depois passo filtro solar e parto para maquiagem. Normalmente eu passo a base (também na região dos olhos) e depois o corretivo. As vezes eu não passo a base nos olhos, só passo o corretivo. O corretivo eu sempre passo nas olheiras e nas palpebras, não dá para evitar muito passar nas palpebras pois eu tenho olheiras genéticas e todo o entorno dos meus olhos é bem mais escuro que minha pele. Depois eu passo um pó bem fininho na região das olheiras para "segurar" mais o corretivo. Se eu não for usar nada nos olhos eu passo pó nas palpebras também. Nesses dias quando eu chego em casa o corretivo já migrou quase todo para a dobrinha do olho e não tem mais nada de corretivo nas pálpebras. Se eu for só usar um delineador líquido eu passo o primer e depois o pó e depois o delineador. Se eu for usar sombra eu passo o primer e a sombra (não passo pó pq a sombra já é pó).
Bom, é essa minha rotina, tentei explicar detalhadamente. Muito obrigada por me ajudar! :)
Beijos!

Karen Lommez
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen Lommez

Patricia, outra coisa, a UD tem um primer que tem um fundo bege, pode ser que resolva, para vc usar sem ter que passar o corretivo antes... se for passar corretivo (eu por exemplo não uso primer, só corretivo para fixar a sombra) tem que ser numa quantidade mínima para que ele não migre

Karen Lommez

Patricia, pelo que vc me contou, acho que há excesso de produto na sua pálpebra, que já é oleosa e isso vai comprometer o resultado final da maquiagem. Vc passa creme, base, corretivo e primer antes da sombra? Eh muita coisa, muitas camadas! Já usei um gel nos olhos e quando maquiava por cimna, mesmo não sendo oleoso e parecendo ter sido absorvido, ficava tudo derretido poucas horas depois.

Sugiro que vc vá direto ao primer, o da UD é ótimo e depois à sombra. O creme, se puder, passe um bom tempo antes de se maquiar para que ele seja totalmente absorvido. Ai vc passa primer na pálpebra superior todas e faz a maquiagem, aplicando sombra em toda a pálpebra, como exemplo uma marrom na pálpebra móvel e uma iluminadora no supercílio , esfumando a transição entre as cores. Experimenta assim e me conta se deu certo. Vc acha mesmo que tem necessidade de passar base, corretivo e pó antes do primer? eu acho que não, que vc só cria uma massaroca quye vai desabar mesmo! Bem, espero ter ajudado! Volte pra contar se funcionou! BJ

Karen Lommez

Patricia, mais uma coisa! kkk
eu só passo na pálpebra corretivo ultra bem espalhado. Aplico com os dedos espalhando muuuuuuuuito. Passo, espero uns minutos e vou fazendo outras coisas da make, aí quando volto nos olhos já tem corretivo acumulado. é bom dar esse tempo para ver o excesso. então eu tiro o excesso com os dedos ou pressionando um lenço de papel e vou direto para a sombra.
bj

Patricia

Oi Karen! Eu já tinha pensado nisso, de achar que eu tava passando muita coisa na palpebra. Mas eu nunca tinha pensado no creme que eu passo antes, só quando tava escrevendo para vc que eu me toquei. Vou usar o creme só na região das olheiras e vou ver se eu coloco menos produtos nos olhos antes da sombra. Vou tentar colocar apenas o primer na palpebra movel, que é o ponto critico onde acumula e o corretivo nas olheiras e no entorno onde ainda é escuro.
Eu fazia desse jeito que eu te falei pq como minha palpebra é escura eu sempre tenho a impressão que a sombra não pigmenta direito, ai eu tentava clarear ela antes com corretivo e base.
Enfim, amanhã mesmo eu vou usar suas dicas e volto para te contar se deu certo!
Muito obrigada por me ajudar! :)
Beijos!

Patricia

Karen, usei suas dicas hoje para ir no almoço de aniversário da minha tia avó e deu super certo!!!! Me maquiei umas 11h, sai de casa umas 12:30h e estou com a maquiagem dos olhos intacta até agora (quase 19h)!! Nem um sinalzinho de oleosidade ou acumulo nas dobrinhas!! Acho que ainda vai durar mais!! Tudo bem que o tempo hoje estava fresco, mas acredito que vá dar certo também em dias quentes. Vou testar e depois te conto!!
Beijos!!!!!

Mia Brunelli

Oi!!

São lindos demais esses produtos... eu queria o blush bronze, mas agora que eu vi, eu descobri que na verdade, PRECISO dele hahahahaha!!

Você não achou que a Sombra Baked Caramel Disc parece um pouquinho com o trio baked de sombras da Stila?? Eu amo demais essas sombras!

Bjos

Karen Lommez

MIa, eu não tenho as sombras da Stila, então não posso opinar, mas deve parecer sim! BJ

Rebeka Xavier

As cores das sombras são magníficas, o blush também, mas acho tão carinho!! hehe adorei o blog! beijos

Unknown

Karen,
sabe que eu não achei o trio azul pouco pigmentado? A verdinha é mais brilho mesmo; mas a azul escura e especialmente a azul lilás eu gostei!
Na maior parte das vezes eu uso com o paint pot painterly ou com o primer da benefit por baixo... Pode ser isso.
De qualquer maneira, amei demais esse trio!
beijos!

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.