KIT BÁSICO DE SOMBRAS M.A.C (OU DE QUALQUER MARCA)

Outro dia recebi um e-mail de uma leitora que me pedia dicas de sombras básicas da M.A.C ou, como ela chamou, uma "cesta básica". Dei as indicações por e-mail, mas prometi este post, mostrando para todas vocês quais são os tons de sombra essenciais para quem está montando um kit de maquiagem básico.

Neste post, o mais importante é que vocês entendam que as sombras mostradas são apenas sugestões de cores que eu considero coringas, democráticas e fáceis de usar e de combinar. Não quer dizer que apenas estas sombras indicadas configurem uma boa seleção nem que a M.A.C seja a única marca capaz de fornecer a cartela de cores mínima, que toda mulher deve ter.
Independente da marca ou do preço, atenham-se às cores e aos acabamentos indicados, ok?

Sombras para o dia-a-dia


Escolhi para uso cotidiano, no trabalho e em situações informais, quatro sombras:

1 - Da Bling (veluxe pearl) - rosa com brilho dourado. Trata-se de um rosa mais natural, nada azulado, com boa pigmentação e cintilância. Ideal para "aquecer" as pálpebras numa maquiagem bem leve e natural, quase nada, sem muita intenção. O tom da sombra escolhida deve acompanhar o tom da pele. Em morenas um rosê e em mulatas e negras um tom de cobre não muito metalizado e avermelhado fazem esta função. É interessante que tenha uma cintilância leve para iluminar as pálpebras com sutileza. Adoro usar blushes nesta função. Procuro este efeito quando quero dar uma levantada na expressão e passar um ar saudável e "não produzido".

2 - Shroom (satin) - bege claro com leve cintilância. Temos aqui uma sombra iluminadora bem suave, de aparência perolada sutil e de acabamento acetinado. Quando esfumada, quase desaparece, deixando apenas um toque de luminosidade. Também gosto da Vanilla, bege muitíssimo claro, aveludado e com pouco brilho. Uma outra opção de sombra iluminadora, só que bem forte, é a Nylon, dourado bem pálido e claro e bastante cintilante. Esta, prefiro usar pontualmente, em pequenas áreas. Das três citadas, a Shroom é a mais versátil e usável. Em mulatas e negras as iluminadoras devem ser aplicadas em pequenas quantidades e bem esfumadas, para evitar um contraste muito grande. Tons puxados para o dourado claro ficam incríveis. 
  
3 - Brun (satin) - marrom bem escuro, opaco ou com pouco brilho e de textura acetinada. Não é avermelhado (terroso) nem clarinho, é castanho. Um clássico para todos os tons de pele, para todas as ocasiões. Define, marca o olhar.   

4 - Kid (veluxe) - bege médio e matte, de textura fina e sedosa. É aquele tom um pouco mais escuro que o tom da pele, que serve para aprofundar o olhar de forma bem natural. Também funciona muito bem como sombra de transição entre as sombras das pálpebras móveis e as dos supercílios (iluminadoras).

Outra sombra fundamental é a preta matte. Eu, particularmente, não sou fã da Carbon da M.A.C. Acho-a seca demais e isso dificulta a esfumar. Entre as pretas, gosto muito das da Koloss (aqui), da Inglot e da Urban Decay (aqui). Outra muito boa é a Black (ES01) da NYX.

5 - Black - a sombra preta serve para aquele esfumado incrível para a noite, para escurecer os cantos externos das pálpebras, esfumar na raiz dos cílios, usar como delineador com pincel úmido. Mil e uma utilidades. 


Abaixo, amostra no braço, da esquerda para a direira: Shroom, Da Bling, Kid, Brun e Black.


Sombras sofisticadas


Para produções mais elaboradas e efeitos mais glamourosos, sem sair do básico e universal, indico quatro sombras, que são minhas queridinhas da M.A.C. e que podem ser usadas durante o dia ou à noite. 

1 - Patina (frost) - é um marrom taupe com brilho dourado, cintilante, mas muito suave e aveludada. Ideal para quem quer ir de dourado, mas de forma sutil e nada óbvia, ela é super elegante. Serve para o dia a para a noite, para todos os tons de pele.

2 - Trax (velvet) - tom de ameixa com pequenas partículas de brilho dourado que também fica linda em qualquer horário ou situação e tom de pele. Bem esfumada, dá um efeito translúcido e delicado. Mais concentrada fica perfeita para a noite. Fica muito bem em olhos verdes ou esverdeados. A sombra Cranberry, da mesma marca, é um ameixa avermelhado com brilho rosado que também fica incrível, mas é menos básica.

3 - Woodwinked (veluxe pearl) - ouro velho muito pigmentado, macio, aveludado e metalizado. Perfeita para quem quer um dourado intenso, mas não muito amarelado. Clássica e perfeita para a noite, em ocasiões festivas. Deve ser usada com moderação durante o dia. Linda para qualquer tom de pele.  

4 - Club (satin) - é um marrom avermelhado com perolado verde. Por ser "duocromática" permite variar o efeito, o que eu adoro! Bem esfumada, tende para o marrom. Bem concentrada ou sobre base preta, tende para o verde. Fazer um olho com base de lápis preto em toda a pálpebra móvel e depositar a sombra Club por cima, esfumando apenas nas bordas, produz um resultado muito legal, que parece ter sido feito com duas sombras: preto com reflexos verdes na pálpebra móvel e marrom na linha de transferência (côncavo). Adoro! Essa sombra faz o mesmo estilo do pigmento Blue Brown da M.A.C (aqui), de uma das sombras do quarteto Expresso da Avon e de uma das sombras da paleta Comfort Zone da Wet n Wild (aqui). 

Abaixo, amostra no braço, da esquerda para a direira: Patina, Trax, Woodwinked e Club.


Espero que tenham gostado das dicas! Agora eu quero saber quais são as preferidas de vocês! BJ

16 comentários:

ThamirysQ

Nossa, vc me ajudou muito Karen! Vou viajar e queria saber como iria começar minha coleção de sombras mac. Trax, club e Kid serão prioridades, haha! Muito obrigada!

Anônimo

ADOREI MILHÕES DE VEZES!!!!!!!!
Teus posts são perfeitos! Nunca falta nada!!
Parabéns e obrigada por tanta dedicação pela nossa beleza! ;)


xoxo!
Ka

Solange Soares

São ótimas cores que dão para conjugar e criar looks adequados para várias ocasiões. Muito boa escolha!
Beijo

May

Eu sou MEGA FÃ da club. É uma sombra normal, mas diferente, sabe? hahaha pra mim ela é tudo e mais um pouco numa produção. Outra cor neutra da MAC que amo é a ERA! acho básica e boa pra esfumar!
http://www.truthmode.blogspot.com/

Anônimo

OII, vc sabe me indicar algum lugar ou pessoa q venda produtos da MAC em BH? quero comprar um batom...

Anônimo

que lindas! amei as sugestões e já coloquei na wishlist

Lívia Silva Santos

Oi Karen, td bom?

Ótimo post. Mto legal a pessoa saber que pode montar um kit básico de qq marca, inclusive da mac, que tem sombras lindas! :D

Posso dar uma dica? Um quarteto muito legal que tem tons de marrom, ótimo para côncavo, é o Expresso, da Avon.

A Naked também tem 2 tons de marrom opacos, ótimos!

bjos!
Lívia
http://aopiniaodacoruja.blogspot.com.br/

stephanie

Adorei as cores cintilantes, mas tenho medo de serem muito parecidas com as da paleta Naked 1 que já tenho. São parecidas mesmo ou foi só impressão?

Karen Lommez

@Anônimo

Mimos para Beleza. clique no banner na lateral direita desta página. bj

Karen Lommez

@Lívia Silva Santos
Oi Livia, já mostrei este quarteto aqui, inclusive fiz a comparação entre a club e a sombra do quarteto. bj

Karen Lommez

@stephanie

A dourada é parecida, mas a da mac é bem mais discreta que a da Naked. bj

Elida Wed

Adorei estas dicas! Estou a fim de adquirir "dourados", e não sabia qual! Vou de Woodwinked!
Meu kit básico é muito básico, mas sempre indico pras amigas que vão viajar, e depois sempre recebo muitos agradecimentos. É composto de um preto matte básico : Carbon; um Marrom básico: Mystery; E um clarinho básico nada básico, mas que deixa a make perfeita quando passado logo abaixo das sobtancelhas: O Naked Lunch. Essesnciais! As demais são coloridas, e não indico pra uem quer ter só o básico!

Unknown

Adorei o post,peguei de inspiração e vou colocar no meu blog com creditos é claro!!

bjuxx bom findi

http://rehideas.blogspot.com.br/

Anônimo

Oi Karen!
Gostaria que vc tirasse uma dúvida! A MAC disponibiliza paletas de sombras prontas com tipo 24, 15 sombras? Ou é fake? Qual site vc indica pra q eu possar adquirir uma paleta e sombras MAC?
Parabens pelo blog!!!
Obrigada pela atençaõ!
Bjss
Daniela

Alessandra

Meninas vcs sabiam que grandes marcas como MAC e AVON testam seus produtos em animais? confiram no meu blog a lista completa

Unknown

Karen, amei o post! Me ajudou muuuuuito! Obrigada! Bjs

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.