OS "PECADOS" DO MAQUIADOR

Faz um tempão que eu quero fazer este post e acabei me animando depois de ver um post no facebook dazamiga, que mostrava um maquiador famoso ensinando a usar saliva para consertar delineador. O post também é inspirado por muitas conversar que tive com meus colegas, minhas amigas maquiadoras profissionais e até mesmo com clientes.

Sou maquiadora com muito orgulho e, felizmente, conheço muitos profissionais excelentes, tanto na técnica quando na conduta. Porém, não é incomum ver profissionais experientes e até mesmo consagrados fazendo e ensinando absurdos por aí.

Deixo claro que este post contém a minha opinião sobre comportamentos e procedimentos. Essas opiniões são baseadas na minha formação e na minha experiência, além dos relatos de clientes assustadas que, por uma ou mais das razões citadas abaixo, trocaram de maquiador.

Eu acredito que dos procedimentos de higiene e da conduta ética não dá para abrir mão, de jeito nenhum. Quanto a questões técnicas, não há verdades absolutas na maquiagem, há inúmeras formas de chegar num mesmo resultado e cada maquiador, com o conhecimento adquirido, cria uma forma de trabalhar, tem seus produto e pincéis favoritos, suas técnicas favoritas. 

O que conta é se a técnica adotada resulta numa maquiagem correta, limpa, bem feita. Estilos e estéticas podem variar, e cada um vai agradar a um tipo de cliente, a um grupo que compartilha aquele mesmo horizonte cultural e referências. Contudo, maquiagem bem feita é bem feita em qualquer estilo.

Portanto, não quero "cagar regra" para ninguém, apenas dividir minha forma de pensar e de agir como profissional, que é compartilhada por muitos colegas. 

Os "pecados" foram então divididos em higiene e postura profissional e técnicas e dicas.

Higiene e postura profissional


1 - Material sujo. Não lavar os pincéis (ou higienizar) a cada uso. O profissional deve ter muitos pincéis, ou seja, ter vários pincéis de cada função, para usar um kit em cada cliente. Gosto que a minha cliente sinta os pincéis bem macios e cheirosos. Há também uma preocupação com higiene, claro. 

Já vi pincéis imundos em salões, que parecem nunca terem sido lavados. Pincéis de base  tão sujos que são visivelmente manchados de toda cor, cheios de poeira grudada, com as cerdas descabeladas e tortas, com fungos. Imaginem o grau de contaminação desse material?

Se o profissional ainda conta com poucos pincéis ou tem aqueles preferidos, que gostam de usar em qualquer maquiagem, basta usar os higienizadores de pincéis e álcool 70 entre uma maquiagem e outra.  Mesmo que o pincel tenha sido usado uma vez e esteja aparentemente limpo, imagine aplicar pó no nariz de uma cliente muito gripada e depois de meia hora enfiar o mesmo pincel na cara da cliente seguinte? Pode haver contaminação. Gripe, conjuntivite, herpes... 

2 - Pincel de boca no batom. Ao aplicar batom na cliente, passar o pincel diretamente no batom e depois na boca, de novo no batom e na boca. Assim, o maquiador leva muitas bactérias e vírus para o produto e depois para a boca da outra cliente. Legal, né (só que não)? Os batons devem ser raspados com uma espátula de aço inoxidável ou acrílico, sempre higienizadas com álcool 70 antes e depois do uso. O maquiador deve pegar com a espátula a quantidade necessária de batom e levar o pincel somente até a espátula.

3 - Soprar sombras, blush, pincel e até o rosto da cliente. Já vi tudo isso ser feito ou indicado em revistas, sites, na televisão, em salões. Segue a mesma lógica dos números 1 e 2.

4 - Usar saliva para pequenas correções. Também não precisa mais explicar. Nojo!

5 - Usar unhas compridas e anéis grandes. Unhas longas juntam bactérias e sujeira, podem ser foco de contaminação e mesmo machucar a cliente. A mesma coisa para os anéis.

6 - Chupar o lápis de olho antes de aplicar. Mais um exemplo de maquaigem feita com baba. Também já presenciei o fato. A pessoa dá uma chupadinha básica na ponta do lápis de olho e em seguida aplica no olhinho da cliente! :S

7 - Não lavar (ou higienizar) as mãos entre cada maquiagem.

8 - Deixar o cliente esperando. Em salões, muitas vezes uma cliente chega atrasada e acaba atrasando todo o processo. Se mais de uma se atrasar as outras clientes ficam mofando na sala de espera. Um atraso pequeno pode ser administrável, mas a cliente ter tempo de folhear todas as revistas novas e antigas do salão antes de ser atendida não dá. Sei de noiva que já esperou maquiador por mais de uma hora. Imaginem esse estresse no dia do seu casamento, heim? Maquiadores que vão ao domicílio da cliente também devem cuidar para não se atrasarem demais na cliente anterior. Imprevistos acontecem, mas é bom fazer a agenda de forma que haja tempo hábil para o deslocamento.

Técnicas e dicas

1 - Escolher base no dorso da mão, no pulso, na barriga. Tão básico, mas tem gente que não sabe que  cada parte do corpo tem uma tonalidade. É simples. Se seu rosto e pescoço têm tonalidade semelhante, escolha no rosto. Se o pescoço tem um tom sensivelmente diferente, escolha no pescoço e aplique no rosto. Assim, as duas partes ficam na mesma tonalidade sem precisar maquiar o pescoço, mas apenas esfumar a base na linha da mandíbula para tirar linhas.

2 - Usar corretivo mais claro que a pele para iluminar. Já expliquei minha opinião neste post. As imagens abaixo já estão batidas, mas eis a Eva Longoria e Fernanda Vasconcelos desfilando seus "pandas invertidos" por aí. Aliás, se vocês pesquisarem "panda invertido" no Google, verão várias celebridades "iluminadas" pelos seus maquiadores, que ainda dão a dica para quem quiser ouvir.

Eva Longoria

Fernanda Vasconcelos

Como falo no post "linkado" acima, corretivo no tom da pele funciona para quem tem olheiras muito levinhas, mais claro nunca funciona. Para quem tem olheiras moderadas ou intensas, as duas técnicas que funcionam são corretor (cor de acordo com a tonalidade das olheiras) coberto por corretivo tom da pele ou, no lugar disso, apenas o corretivo de tom mais escuro (o quão mais escuro vai depender da intensidade das olheiras).

Corretivo mais claro sobre olheiras escuras, além de não iluminar, deixa a região acinzentada. Não deixa o olhar "descansado", mas estranho. Só de neutralizar as olheiras corretamente a pessoa já ganha ar descansado. Claro que nos casos mostrados nas fotos, ocorreu um exagero do "tom mais claro que a pele", mas mesmo nos casos menos contrastantes isso não funciona tão bem (as fotos do meu post mostram isso).

3 - Combinar cor de sombra com cor de roupa. Como diria minha mãe, é "démodé", atiquado, desatualizado. Não é regra absoluta, algumas pessoas conseguem combinar cor de sombra com tom de roupa com sucesso. É o caso de Emily Blunt (foto abaixo). Notem, porém que isso acontece porque a cor de sombra/roupa é neutra (marinho) e a maquiagem é discreta. Esse tipo de combinação às vezes dá certo: preto+preta, marinho+marinho, marrom+marrom.

Mais complicado é combinar sombra e roupa em cores como turquesa, pink, azul royal, verde bandeira, amarelo, laranja, ou seja, cores fortes. A maquiagem fica com cara de anos 80, cara de maquiagem de criança ou de adolescente.

Emily Blunt

Catherine Zeta-Jones combinou o azul bebê do vestido com a sombra e a Mary-Kate Olsen a cor dos olhos e da sombra com a do vestido. Achei tenso. Já Alicia Keys combinou sombra e roupa marrons e se saiu bem, não comprometeu!

* Já respondendo aos comentários, a primeira pergunta que um maquiador deve fazer aos clientes é sim "qual a cor da sua roupa?", seguida de modelo, tecido, se tem bordados, rendas, pedraria, brilho, qual o evento, a que hora, qual o papel da pessoa no evento (madrinha, convidada, oradora ou qualquer outro). Em conjunto com outras informações que o maquiador vê na sua frente, como tipo físico, cor de pele, de cabelo, estilo da cliente, todas essas informações serão usadas para definir a maquiagem. Porém, não para combinar a sombra ou batom com a roupa, mas para harmonizar, procurar tons e técnicas que componham bem com aquele conjunto.

Catherine Zeta-Jones 

 Mary-Kate Olsen

Alicia Keys

4 - Usar muita base e, pior, muito pó. Base em grande quantidade, sobreposta de uma camada generosa de pó forma o famoso "reboco", que pode às vezes funcionar em fotografia (muitas vezes nem isso), mas fica terrível pessoalmente. Além de cara de boneca de cera, o excesso de produto acentua linhas e rugas. Kim Kardashian (primeira foto) é a rainha do reboco e Miley Cyrus, na segunda foto, também não ficou atrás. É de chorar... Ah, quanto mais velha for a mulher, menos pó deve usar!

Kim Kardashian

 Miley Cyrus

Kim esbanjando reboco e panda invertido, na mesma maquiagem!

Usar pouca base também pode não ser uma boa estratégia para uma festa ou evento, porque rapidamente a bonita estará com cara "de ontem" ou de "derretida". O certo é optar pelo caminho do meio. Cobertura média, pele uniformizada, com pouco pó para fixar sem pesar na maquiagem. Sempre oriento minhas clientes a levarem folhas anti-brilho e um pó para retoque nas festas. Assim, a maquiagem dura sem precisar de reboco. Sem dizer que capricho na limpeza, tonificação e hidratação da pele, além de um bom primer, garantem a durabilidade da make.

5 - Excesso de blush. Outro clássico dos deslizes da maquiagem. Outro caso de conceito antiquado. Quer parecer a Isadora Ribeiro na abertura do Fantástico? Quer parecer a equilibrada Britney Spears? Esfrega tijolo ou sangue na cara e vai ser feliz! Mentira, não faça isso! Ou não deixe seu maquiador fazer isso com você. Infelizmente, muitos profissionais ainda gostam dessa estética. Ahaha, a bolinha e a diagonal são os formatos mais comuns de blush "violência doméstica". O que que vocês acham?  

Meninas, após comentários de "leitora anônima" mandando que eu "me informe", faço apenas uma observação. O blush da Isadora é assim mesmo, porque a vinheta é de muitos anos atrás e representa um estilo de maquiagem que não se usa mais, dos anos 80 e começo dos 90. Não se usa mais em termos, porque muitas meninas usam, vejo todo dia nas ruas. Deixei claríssimo no post que esses erros podem ser cometidos por maquiadores, mas que as dicas servem também para auto-maquiagem. Sobre a Britney, me disseram que é fake esse blush, o que não faz a menor diferença no post, pois meu ponto é que já vi muito maquiador profissional fazer maquiagens com essa quantidade de blush na minha frente. Portanto, sendo fake ou não, as fotos usadas neste post são meramente ilustrativas, representam uma forma de aplicação errada de blush.


"
 Britney Spears

 Isadora Ribeiro

6 - Olhos pouco esfumados. Marcados demais, cheios de linhas e divisões rígidas entre as cores são exemplo de maquiagem "suja". A não ser que seja a "proposta" da maquiagem, coisa que funciona bem em desfiles, editoriais de moda e de beleza, ou mesmo numa mulher outsider, mas raramente no dia-a-dia da maioria das mulheres. A propósito, esfumar é tirar as linhas da maquiagem, formar um degradê de cores, suavizar as bordas.


Make conceito em editorial da Vogue Chinesa. Você segura?

7 - Correções exageradas. Afinar rosto e nariz são as mais comuns. Acontece que muitos maquiadores não sabem fazer direito e transformam as clientes em drag queens, com marcações bem visíveis de pó escuro no nariz e abaixo das maçãs do rosto. A grande Lisa Eldridge ensina como fazer, no vídeo abaixo.

http://www.lisaeldridge.com/video/24954/contour-highlight-simple-bronzed-look/

8 - Base mais clara ou mais escura que o tom da pele. É umas das reclamações que mais ouço das pessoas, que o maquiador "deixou minha cara branca" ou "preta".  O efeito máscara se revela principalmente em fotos e fica bem feio. 

9 - Lápis 6B. Muita gente usa lápis de desenho 6B para preencher sobrancelhas. Com tantos produtos próprios para a função, não vejo porque improvisar com lápis de desenho. Sei de relatos de alergia, pois ele não foi feito para ser usado no rosto. Além disso, borram demais, pois o grafite desses lápis é muito macio. Nada como uma sombra bege médio, marrom acinzentado ou marrom avermelhado para a função, dependendo da cor dos cabelos e da pele da cliente. 

10 - Não limpar, tonificar e hidratar a pele da cliente. Já vi maquiador começar a maquiagem na pele da cliente sem investir numa boa pr é-maquiagem. Resultado: a maquiagem não fica uniforme nem dura tanto. Pele suja, oleosa ou ressecada não seguram bem a maquiagem, que ainda por cima fica "desabada" ou "craquelada".

11 - Colar cílios com cola branca escolar. É a mesma coisa do 9. Tem cola própria, testada, segura para os olhos. Não é tão cara e dura bastante tempo. Qual a razão de usar Cascolar nos olhos da cliente? 

Bem, é isso! Acredito que muitos bons maquiadores podem às vezes deslizar em alguns desses pontos, por falta de estudo formal das regras, das técnicas e das condutas éticas profissionais. Muitos nunca frequentaram um curso profissional, aprenderam com outros maquiadores as técnicas da maquiagem. Obviamente, não é um curso que definirá o maquiador, mas bons cursos profissionais, além das técnicas e de fatores determinantes da maquiagem, ajudam o futuro profissional a desenvolver criatividade e uma conduta correta.

A formação de grande parte dos profissionais de maquiagem no Brasil ainda é informal, o que na minha opinião contribui para que tais deslizes sejam tão comuns. Muitos profissionais repetem o que aprenderam, sem uma compreensão mais ampla da técnica, das normas de higiene e de todos os fatores envolvidos numa boa produção visual. Ainda assim, há excelentes profissionais no mercado. Escolha com consciência o seu e estará sempre linda e segura!

* Todos os delizes técnicos também são bem comuns na auto-maquiagem.

AAAAAHHHH gente! Faltou em contar da minha amiga que foi a uma maquiadora que queria colar os postiços com Super Bonder e cortar os cílios já colados nos olhos! Quase morri quando soube disso!

Vocês já tiveram experiências ruins? Contem aqui! Bj   

70 comentários:

Nay Fogaça

Arrasou no post Karen!
Tem coisas aí que eu nem acreditei que acontecem!!! Céus! kkk Sou maquiadora e tenho muito cuidado com a higiene!
Bjussss!

Nanna Barbieri

Karem, CHOREI de rir com seu post! Seus comentários foram os melhores...
Mas o tenso é que esses desleixos de profissionais acontecem mesmo... Os mais nojentos são os da baba, urgh!
Mas o post está MUITO bom, adorei!
Beijos

Andreza A A

Passei um trauma tão grande na maquiagem do meu noivado que agradeço a Deus por ter usado o cérebro e proposto testar o serviço antes de contratar para o casamento.
A maquiadora chegou atrasada, não sabia arrumar cabelo e fez uma escova e "penteado" piores que a minha, aumentou a minha boca até eu pareceu um drag queen, limpou delineador com saliva e aplicou gloss com o dedo. Sem contar que não levou toalhas, então limpou as mãos sujando as minhas. Ah, foi um horror. Tb combinou a cor de sombra com a cor da minha blusa.
Na época eu não imaginava trabalhar com maquiagem, mas hoje que investi nesta profissão levo a experiência como um lembrete para nunca fazer algo parecido com uma cliente.

Bjs

.lívia.

poxa, ADOREI o post, eu como mauquiadora profissional iniciante (já me maquio ha mt tempo, mas me profissionalizei recentemente) acho mt válido esse tipo d informações e dicas XD

www.tofucolorido.blogspot.com

Dalila

Karen!Muito bom o seu post!
PARABÉNS!!!

Mirella

Meu Deus!!! Essa da cola escolar e super bonder nunca tinha visto, to besta!

Paula

Nas duas últimas vezes que maquiei com uma profissional não gostei da pele. Achei que ficou pesado, parecia que eu estava tentando esconder defeitos que nem tenho na pele! Meu namorado ficou rindo e falando que eu estava com uma máscara. Mas nas fotos ficou bom.
Adorei o post, Karen! Beijinhos

Canal Rogai por Nós

Ka, AMEI! Um bom profissional é primordial em qualquer situação...aí fiquei aqui lembrando da minha maquiadora pro meu casamento...Daquelas que eu não botava fé, mas ela fez certinho: limpou, tonificou e hidratou minha pele, usou primer e fez uma maquiagem clássica, mas que ficou incrível! Todo mundo que vê meu álbum comenta, o quanto fiquei natural...maquiador responsável é vida!!! Grande beijo! :*

Flavia

Muito bom post.
Já trabalhei em um salão com uma criatura que usava os mesmos pincéis em todas as clientes, os pincéis eram tão sujos que eram DUROS. Além disso, fazia maquiagens tão ruins, uns rebocos com blush tijolada na cara que parecia maquiagem de circo. O pior de tudo isso é que a pessoa se achava A MAQUIADORA, a dela era melhor do que a de todo mundo.
Agora, o que mais me incomoda nos erros cometidos é a sombra mal esfumada, com aquelas linhas que se vê de longe, me dá agonia ver uma maquiagem assim.
Bjs

Ane

Nossa! ótimo post! e, com certeza já vi e ouvi falar de muita coisa ruim! Na verdade você falando agora nunca encontrei uma maquiadora "decente" que tenha feito tudo certinho...não ao ponto exagerado de limpar as coisas com cuspe haha, mas essa coisa de combinar maquiagem com vestido, vira a a primeira pergunta da maquiadora "qual a cor do seu vestido...tipo?? Principalmente no interior tive a oportunidade de ver mto isso, maquiadoras mais velhas que não tem muita atualização e ainda por cima jogam aquelas sombras de 1,99 em cima da gente haha!

Isabela

Nossa, espero não passar por isso nunca. O certo, é lógico, seria a cliente levantar e ir embora, mas como faz se tem um evento pra ir, em cima da hora?? É sempre bom lembrar, também, que essa relação de prestação de serviços é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, portanto, quem se sentir lesado deve procurar a responsabilização/indenização cabíveis.

Não tem a ver com maquiagem mas também lembrei de uma cabeleireira que abria os grampos com os dentes antes de colocar na pessoa, urgh!

Carol

Oi Karen! Seus posts são excelentes, mas esse, e o anterior, meu Deus, estão de parabéns, rs!!!
Tenho uma sugestão, se vc me permite: vc poderia deixar fixo em algum lugar no blog alguns posts importantes, como esses guias que vc faz. Assim, quem te acessa pela primeira vez, ou quem procura por algo específico, já encontra esses manuais rapidamente.
Um beijão!!!

Ane

Karen, lembrei de uma coisa agora lendo e gostaria de uma dica. Na pálpebra móvel tenho muita dificuldade com a sombra pois tenho duas linhas de expressão que marcam muito! Não tenho primer, mas tento fixar com corretivo e ajuda um pouco...como faço para atenuar isso? bjos!

Anônimo

Ai karen, ri muito. Já fui vítima da chinelada na cara e da falta de diálogo.
Eu seria madrinha de casamento, com um vestido super delicado, estampa bem feminina, e lá fui eu para o salão que a noiva indicou. E o que recebo de maquiagem?

Tubos e tubos de base, pedi para amenizar por que não fazia meu estilo. Ela tentou me convencer, não cedi. Ela tirou um pouco com lenço úmido.

Pedi uma sombra vibrante, mas sem contorno ou delineado preto, já que o vestido era mais suave, e eu sabia que a minha amiga, a noiva faria maquiagem bem discreta, quis respeitar o estilo dela.

A maquiadora discordou e me disse que nunca viu maquiagem de festa sem delineado e contorno dos olhos preto. Ok, cedi, então faça.

Eu queria sombra azul, ela me disse que era horrível combinar a sombra com a cor dos meus olhos, queria passar verde. Eu disse não!!!! Não gosto de verde e terminamos acordando um rosa com contorno preto... Até que ficou legal.

Chegou no blush, eu não aguentava mais discordar, o salão inteiro já falava que eu era cliente problema, ela usou a técnica da bolinha com bordô. Eu tenho rosto largo, buchechas grandes e mesmo assim, ela 'caprichou' na cor, sem esfumar.

Resultado: saí do salão, comprei lenços, demaquilante e um blush vagaba que era o único disponível na farmácia, tirei o blush,corrige a pele e fui do meu jeito. Óbvio que a maquiagem não durou, puta decepção.

Desde então, sempre faço a minha própria maquiagem. Inclusive a do meu casamento. E para a tal maquiadora ficar sabendo, fiz sim sombra azul, da cor dos meus olhos (mentira, era mais escura) e senti super diva!

Vi Furrati

Olá!
Só pra avisar que "roubei" uma das dicas para colocar no meu blog...
se quiser, dê uma olhada
oblogdafenixx.blogspot.com

Angel

Ai, adorei!!!! Tudo muito explicadinho e bem feito.

As dicas serão repassadas. Beijoka!

Gabriela Garcia

Adorei... Acho que a maioria das dicas servem para automaquiagem, vou seguí-las. bjusss

Pri S.

Incrível. Super profissional. Com categoria. Sem mais. ;-)

Castielzinha

Post muito bom! Odeio nojeiras em relação a maquiagem.. e não é fácil encontrar bons maquiadores. A maiora ainda vai na onda do rosto rebocado, não respeita o rosto, traços e cores da cliente. Por sorte, fiz umas fotos de trabalho e um maquiador muito competente me maquiou e eu amei o efeito. Até hoje o vejo como referência.


Ah.. Um rapaz aqui em Recife colou os cílios postiços com Super Bond e quase ficou cego.. nossa.

Anônimo

É...de fato, muitas dessas coisas estragam bastante. O excesso de pó tira toda a beleza da pele viçosa e aparencia jovem!
outra coisinha chata, mas é um erro comum: quando vc diz linha da maxila, na verdade é linha da mandíbula, a maxila é o osso que tem os dentes superiores, a mandíbula que carrega os inferiores

Marta Eunice

Olá Diva! QUe post maravilhoso parabéns!!!

Thayná Rodrigues

Nossa que post incrível! Tem muitos maquiadores sem noção que precisam muito ler :)

Adorei.

Beijos

http://penteadeirademadame.blogspot.com/

Evie Souto

Karen, acho que vou imprimir alguns artigos seus e fazer uma apostila para mim!

Excelente! Já estou com inveja das suas alunas do SENAC.

Bjs, Evie

Karen Lommez

@Ane a primeira pergunta que um maquiador deve fazer aos clientes é sim "qual a cor da sua roupa?", seguida de modelo, tecido, se tem bordados, rendas, pedraria, brilho, qual o evento, a que hora, qual o papel da pessoa no evento (madrinha, convidada, oradora ou qualquer outro). Em conjunto com outras informações que o maquiador vê na sua frente, como tipo físico, cor de pele, de cabelo, estilo da cliente, todas essas informações serão usadas para definir a maquiagem. Porém, não para combinar a sombra ou batom com a roupa, mas para harmonizar, procurar tons e técnicas que componham bem com aquele conjunto. bjk

Beatriz C.

Vendo esses detalhes, fico até feliz de não ter ido parar nas mãos de maquiadores ruins hehehehe!
O único problema que eu tive com uma maquiadora foi na minha festa de 15 anos - não tinha costume de usar maquiagem, minha pele era perfeitinha e ela super pesou na hora de me maquiar. Ficou feio, artificial, enfim... não curti mesmo.

Adorei o post!
Beijos =)

Cynthia de Souza

É aterrorizante como pessoas "profissionais" conduzem sua atividade. Fiquei impressionada!
Parabéns pelo post e pela aprovação no SENAC. Ótimo curso para suas turmas.

Donna Branquela

Post perfeição!!!E fico imaginando como suas aulas no SENAC terão dicas valiosas...Quero morar em BH....rsrsr
Beijão!Arrasou nas dicas!São erros que podem e devem ser evitados!

Ane

é então Karen, a maioria perguntou pra mim por conta da sombra msm pra combinar com o vestido haha!

Marielle

Parabéns pelo seu post! Muito bom!! Até compartilhei em meu facebook ;)
Sou tecnóloga em estética e cosmetologia, já trabalhei em um salão com estética, e amo maquiagem. Em boa parte dos salões, ou melhor dizendo, em todos que já fui me maquiar até hoje (agora eu mesmo me maqueio para eventos), inclusive no que eu trabalhava, nunca vi eles fazendo higienização na face antes de fazer a maquiagem, o que eu acho um absurdo, pois é o básico para um boa maquiagem e para manter a pele saudável. Quem dirá então higienizar os pincéis!

mimi

o post mais perfeito de sempre! Karen sou do teu time! Postura, higiene, simpatia e profissionalismo!!!

Danielle Castaldelli

Ótimo post não sou maquiadora, mas informação nunca é demais afinal me maquio em casa e tbm uma hora ou outro precisamos de um maquiador!! Confesso que fiquei horrorizada com algumas coisas e outras nunca se passarem pela minha cabeça!! Mas maus profissionas existem infelizmente!
Adorei as informações.
Beijos

Beá

Karen, ótimo post! Sou maquiadora profissional e compartilho todas essas suas dicas! Ah e tem uma dica muito boa que aprendi no curso (com a diva Vanessa Rozan): nunca colocar e pesar a mão na cabeça da cliente, como se estivesse dando um 'passe' nela! hahaha Bjos!!!!

Carluce Pereira

Nossa fiquei impressionada e um pouco assustada em saber que esses deslizes acontecem de verdade. Faço minha maquiagem e das minhas amigas há muito tempo. Na única vez que paguei para fazerem em mim, na minha formatura, fiquei muito decepcionada, tive de chegar em casa e preparar minha pele novamente. Nunca mais!!!!

Deise

Ai, nem me fale... as duas vezes que eu recorri a um "profissional" me arrependi profundamente. Aff, que sorte pra quem vai fazer aula aí com você. Só serão profissionais mais-ou-menos se quiserem mesmo.
bjos

Isabella Rabello

Tenho um pouco de trauma de maquiador, pois as únicas duas vezes que me maquiei em salão tive problemas.

1ª: a mulher foi errando o delineado e corrigindo, engrossando-o. No final, eu tava que nem a Amy Winehouse (e a proposta não era essa);

2ª: tenho os olhos bem sensíveis e levei meu próprio rímel e lápis de olho e expliquei a situação pra ela. A moça foi lá e usou os dela. Não deu 1min e meu olho começou a lacrimejar muito. A primeira coisa que perguntei: "você usou os produtos que eu trouxe?" "Não, mas esse meu é hipoalergênico tb.". Ora, se eu levei o meu é pq sei o que me funciona em mim, e custava usar o meu? Resultado: borrou tudo, tivemos que lavar meu olho várias vezes com soro fisiológico (que eu tinha levado), pingar lágrima artificial que eu tb já tinha levado, esperar uns 15min pra diminuir o inchaço e vermelhidão, e começar tudo de novo.

Ano que vem me caso e vou ter que perder o medo. Acho que vou ter que fazer com vc, viu? Suas dicas, especialmente de higiene, conquistaram a pessoa sensibilíssima aqui!

Bjs

thalita

Oi Karen!
Achei as informações tão úteis!
To começando um curso agora e adorei as informações, sim tem muitos cursos que deixam esse assunto de lado.
Bjs

Anônimo

Assunção!
Esse é o meu problema em salões de beleza, parece que temos que testar antes o profissional, fui madrinha de casamento do meu irmão, não ficou legal a maquiagem,.a sombra combinou com o vestido, o que aconteceu, azul petróleo o vestido, e a sombra também um azulão carregado, o gloss era goiaba da Avon, minha mãe não gostou e ficou super carregado, com o vestido azul petroleo fiquei uma drag queen, até hoje não gosto de me ver nas fotos. Hoje profissional está bem difícil nessa areá. Vou tomar cuidado agora com as higienes, isso eu nem sabia.

Unknown

Seu post ficou maravilhoso e divertido! Ri muitooooo!

Anônimo

Post perfeito! Também passei por uma situação, recentemente: Sou muito branca e a maquiadora passou uma base mais escura que o meu tom de pele. Fiquei com o rosto escuro e o corpo claro. Quando reclamei, ela disse que não tinha problema, que era só passar um pancake mais claro. Resultado: Ficou parecendo um reboco e marcou mais ainda as linhas de expressão. Não sosseguei até ela retirar toda a maquiagem e refazer a pele com uma base mais clara.

Anônimo

Boa tarde Karen!!
Amei seu post e me lembrei do curso que tive com vc. Creio que não irá lembrar devido a demanda, mas tenho um cuidado enorme com meus pincéis a ponto de vez ou outra chego a hidratar os pelos afinal, tem coisa melhor que cerdas macias em nossa pele?? Voltei de SP essa semana e conheci um "maquiador" daqui lá! Digo isso pq escutei tanta asneira e olha que não sou profissional como ele se dizia ser... Pra começar que comprava produtos de qualidade duvidosa e "jogava" em suas clientes! Eu amo produto bom e barato, óbvio, mas vale lembrar que um dos compostos do batom por exemplo, é o chumo que, em quantidade desrregrada é prejudicial a saúde... Escutei tanta coisa que me deixou chateada, é por essa e outras que o maquiador de forma geral nao era tão prestigiado e valorizando, sorte que, aos poucos tem mudado!!!

Anônimo

FAÇO O CURSO DE MAQUILADOR DO SENAC E SÓ PRA COMENTAR, QUE TEM GENTE DO CURSO QUE DESDE QUE COMEÇOU (HÁ 5 MESES!) NUNCA SE DEU O TRABALHO DE LAVAR OS PINCÉIS!!! NÃO ME CONFORMO COM ISSO! E PRA AJUDAR, USA OS MEUS PORQUE "ESTÃO LIMPINHOS" !!!!! DÁ PRA ACREDITAR??!! AQUELES PINCÉIS DUROS DE TANTO PRODUTO ACUMULADO! AFFF!

Karen Lommez

@Anônimo Tudo que sei de conduta profissional e higiene aprendi no SENAC de BH. Aqui essa pessoa não teria essa folga toda... Vc faz o curso onde? bj

Unknown

@Anônimo Não tem como eu lembrar sem saber seu nome! ehehe é que vc comentou como anônima! Muita gente tem histórias ruins para contar sobre maquiadores, infelizmente. Isso queima o filma da profissão, digo os maus maquiadores queimam o filme. Bjão!

Anônimo

PUTZ, eu já passei por algumas dessas situações quando fui maquiada por "profissionais". Na minha formatura fui a um salão renomado fazer a maquiagem, e o resultado foi dos piores: a pseudo-maquiadora usou produtos que pareciam estar lá há anos, uma esponjinha fedorenta para espalhar a base (fedia mesmo, parecia roupa molhada e mofada ao mesmo tempo), e quando eu cheguei em casa pra por o vestido...cadê a make que estava aqui? SUMIU! Tive que improvisar e fazer uma lambança em cima do que já tinha sido feito! Nunca mais pus os pés lá, me arrependi amargamente de ter trocado a minha maquiadora que já me acompanhava há tempos por essa louca do tal "salão famoso".

Verônica

Já passei por uma coisa bem parecida.
Tbm sou bem branquinha. No meu caso foi usada uma base mais escura e muito bronzer.
Fiquei bonita! Virei um oompa loompa de corpo branco.

Andrea Soares

Karen,
Adorei esse post!
Ajuda muito a gente que se mete a fazer a própria make(tipo eu!)a não cometer esses erros.
Bjos
Andréa Soares

Adriana

Caraca tão pensando seriamente em dar um copiar e colar esse seu post no blog da Alice Salazar pq no vídeo dela sobre preparação da pele ela coloca kilos de base e pó e ainda assim" coloco pó acha que foi muito coloca mais um pouco" parei de ver os vídeos e acompanhar o blog dela na hora e ainda tem um post por lá que entre os produtos que ela indica esta o lapis 6B
Medoooooo

Anônimo

Meu Deus, é óbvio que o da Britney e o da Isadora Ribeiro foram propositais, né?

Nathy Cerqueira

Adorei o post!
Nossa, nem dá para acreditar que tem maquiador que faz essas coisas!
o pior é que já vi gente, "chupando" a ponta do lápis!
que nojoooo
kkkk

Patty

A foto da Britney é fake, informe-se

Karen Lommez

@Patty

Sobre a Britney, se é fake esse blush, não faz a menor diferença no post, pois meu ponto não é a Britney, é que já vi muito maquiador profissional fazer maquiagens com essa quantidade de blush na minha frente. Assim como meninas que se maquiam desse jeito.

Unknown

ADOREI esse post e é essencial que cada maquiador siga corretamente cada item citado!

Gostei tanto, que publiquei o link do texto na página no meu blog ^^
https://www.facebook.com/maquilando

Qualquer coisa, se não gostar, enfim, me avise ^^

Dáfni

OI Karen!

Ótimo post!

Sabe que as maquiadoras da MAC costumam usar pincel sujo nas clientes? Tenho amiga que quando vai lá leva seus próprios pincéis para elas não virem com os delas! (rs)

Beijos

P.S.: a do superbonder me chocou muito... medo!

Cristina

@AdrianaConcordo, Adriana! Tbm parei de ler o blog dela pelo mesmo motivo. Ela usa muitas técnicas que eu não concordo... e eu não sou maquiadora profissional.

Bárbara

Karen, obrigada por compartilhar conosco suas dicas! Aprendo muito com o seu blog! É íncrivel que tenha esse espaço que cativa e ensina de verdade as mulheres! Desde adolescente que me interesso por esse mundo e penso em me tornar uma profissional. Queria poder tê-la como professora no curso do Senac, pena que moro no Paraná. Enfim continue a deixar nós e nossa vida mais bonita com seus posts! Beijo.

Daniel

Muito bom o post...acho que em alguns casos temos que realmente caprichar na base, mas nem tanto no pó. Moro no interior da Bahia onde o clima é muuuuuito quente e úmido e temos que, em alguns casos, fazer um reboco na pele pra fotografar bem, posto que as pessoas aqui têm peles muito cheia de imperfeições e poros dilatados. Quando falo em reboco, na verdade passo duas camadas de base: Studio fix ou Studio Tech da MAC por baixo e mais uma camada fina da base Timewise da Mary Kay. A pele fica linda e fotografa super bem!! Não derrete nem transfere...depois só uma gotinha de pó pra finalizar. Mas de fato, pra fotografar bem temos de pesar a mão nos produtos. Ao vivo não fica lá essas coisas...

Anônimo

O, adorei o blog! Com relação à estilos de cada maquiador, gosto de me inspirar em uma maquiadora sul-coreana chamada Jung Saem Mool, que é quase "minimalista" de tão delicado que são seus looks; acho péssimo que aqui no Brasil a maoria das pessoas ainda pesa na mão, faz reboco e acha bonito.Pra quem curte algo leve: http://www.youtube.com/watch?v=hH5vjDKUX0A&feature=relmfu

Unknown

Adoreei! visite tambem nosso site carolelais98.blogspot.com.br e comente o que achou!

Carol

Karen, maravilhoso e importante texto! Adorei. E Uma dúvida... para quem começa a ser maquiadora profissional você indica ter quantas tonalidades de base? É Tão difícil esta parte... Obrigado!

Anônimo

Olá Karen!Eu ouvi uma pessoa falar que uma cliente poderia preparar a pele depois de se maquiar e que o resultado seria o mesmo.Aff!
Abs
Rafaela

Marília

Oi
Esse teu post esta incrível! Você deu voz aos meus pensamentos! Estou matriculada num curso profissional e como qualquer mortal desejo ter sucesso nessa empreitada, por isso muito antes do início do curso estou buscando coisas a respeito de assuntos relevantes como esse, e esse teu post esta incrível Karen! Parabéns, agora eu queria só uma opinião a respeito do blush... Karen, já viu aquelas mulheres que colocam blush na testa, no nariz, no queixo... Que mais parece um benzimento, eu sempre pergunto quando vejo pq essas criaturas fazem isso, e elas dizem que não sabem por que... Fala sério, isso é alguma técnica? Pq eu acho que blush n foi feito pra colocar em testa, eu acho que efeito de pele bronzeada deve ser feita com o produto específico pra isso: o pó bronzeador! Tudo bem que vc pode conseguir um efeito parecido com um blush mais amendoado... Mas esse não é o objetivo do produto, o que tu acha Karen?

Karen Lommez

@Marília Aff... acho isso sem pé nem cabeça, não tem justificativa técnica para blush na testa, no queixo e no nariz. As pessoas veem alguém fazer, acham bonito e repetem sem nem saber pq e como fazer. Para ficar bronzeada, tem que fazer contorno com pó mais escuro ou com bronzer, contorno leve, sutil, emoldurando o rosto. the end. bjk

Unknown

Olá,
Desculpa, mas não me contive ao ler sobre o "nº 3 - Combinar cor de sombra com cor de roupa". Onde está escrito que isso é errado? Vc e eu sabemos que não existe uma forma específica em maquiar, e há formas e FORMAS, de se combinar sim make com as roupas usadas....
O que eu to querendo dizer, que vc q tem tantos seguidores não devia dizer o q é certo ou errado, mas sim sugerir. Dar sua opinião. Como maquiadora, me senti mal lendo q o q eu faço, é ERRADO. Vc ainda não me viu maquiando...rsrsr

Abraço pra vc.
Boa sorte! Sucesso!!

Karen Lommez

@Ellen Aread
Prezada Ellen, acho que vc teve um pequeno problema de interpretação de texto aqui. Não disse hora nenhuma que é errado e nem que "está escrito", mesmo porque até onde eu saiba não existe um livro das regras de maquiagem. Eu disse com todas as letras que é antiquado combinar vestuário de cores viobrantes com sombras da mesma cor. E isso é ponto pacífico entre a grande maioria dos maquiadores hoje em dia, tem a ver com MODA, que é um conceito coletivo e mutável. Inclusive escrevi que NAO EH REGRA ABSOLUTA E QUE ALGUMAS PESSOAS CONSEGUEM FAZER ESSA COMBINAÇAO COM SUCESSO. Veja parte retirada do texto.

3 - Combinar cor de sombra com cor de roupa. Como diria minha mãe, é "démodé", atiquado, desatualizado. Não é regra absoluta, algumas pessoas conseguem combinar cor de sombra com tom de roupa com sucesso. É o caso de Emily Blunt (foto abaixo). Notem, porém que isso acontece porque a cor de sombra/roupa é neutra (marinho) e a maquiagem é discreta. Esse tipo de combinação às vezes dá certo: preto+preta, marinho+marinho, marrom+marrom.

Mais complicado é combinar sombra e roupa em cores como turquesa, pink, azul royal, verde bandeira, amarelo, laranja, ou seja, cores fortes. A maquiagem fica com cara de anos 80, cara de maquiagem de criança ou de adolescente.

Catherine Zeta-Jones combinou o azul bebê do vestido com a sombra e a Mary-Kate Olsen a cor dos olhos e da sombra com a do vestido. Achei tenso. Já Alicia Keys combinou sombra e roupa marrons e se saiu bem, não comprometeu!

AH, ainda falei ACHEI TENSO = MINHA OPINIAO.

Então, acho que antes de ficar incomodada com o que falei e tomar como um ataque pessoal a vc, vc deveria ler com mais cuidado. Nunca te vi maquiar e não vejo que relevância isso teria para o conteúdo do post, uma vez que expressei o que penso, afirmei não ser regra absoluta etc etc.

Me desculpa, mas não me contive tb a responder seu comentário, que me pareceu tão sentido, sem qualquer motivo para isso. E me senti na liberdade de usar caixa alta na resposta, assim como vc usou no seu comentário.

No mais, sucesso para você também! bj

Anônimo

Eu jah passei por essa triste situação. na minha formatura comprei meu vestido lindooooooo isso msm com muitos "os" e investi em uma maquiagem com um maquiador de um salão de nome em Ipanema, o maquiador alem de usar umas maquiagens estranhas tipo pareciam velhas, me deixou com um olho todo preto, isso msm todo preto, batom vermelho demais e maças do rosto que nemde uma palhaça.E isso pq eu queria um make mediano nada simples nem exagerado. Fiquei parecendo uma prostituta. Quase morri de tanto chorar! passei na farmacia comprei produto para tentar remover a maquiagem e fazer do meu jeito jah em cima da hora. Agora eu aprendi soh faço agora com profissional que me der uma "pré" maquiagem nao sei como se chama, quero saber antes do evento como ficarei, chega de surpresas!

Glaubia

Tem também maquiadores que usam pincel esponjinha
várias vezes, acho nada higiênico: usar várias vezes e esponjinha então x]
é o que mais vejo na minha cidade =Y

Anônimo

Adorei o post, divertido e informativo!

Unknown

Amei o post, Amei as dicas são muito válidas !!

Lays Miranda

Karen, qual a maneira correta de se aplicar o blush? Em movimentos circulares, fazendo o símbolo do infinito... ?

Adelita

Muito bomm amei, vc é direta e clara, me ajudou muitooooooo

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.