DICA DE MAQUIAGEM: CONTORNO FACIAL

Todo mundo me pergunta nos cursos de auto-maquiagem sobre contorno facial. Difícil ver uma mulher que não deseja dar uma "trucada" com maquiagem para parecer "mais magra". O contorno não serve apenas para afinar, mas também para definir os traços do rosto, esculpi-los e até para corrigi-los. A dupla contorno e iluminação, ou sombreamento e iluminação, é imbatível para disfarçar certas desproporções morfológicas e assimetrias do rosto - na vida social e também para prepará-lo para fotografia.

Vou abordar, em linhas gerais, a técnica de sombreamento que podemos usar na "vida real", sempre com muito cuidado para não levar a um resultado artificial. Em primeiro lugar, dou dica de produtos para contorno.


Não é obrigatório usar qualquer produto específico para contorno, uma vez que os produtos vendidos no mercado para esta finalidade nada mais são que pós compactos de colorações específicas. Qualquer produto um pouco mais escuro que sua pele (pense dois tons mais escuro) e que respeite seu sub-tom pode ser utilizado. Pode ser pó compacto, pó facial, blush, corretivo, base e até sombra. Os mais fáceis de usar são os em pó, incluindo os blushes. Abaixo, os que eu uso: 


1 - Blush Taupe NYX em peles bem claras e rosadas. Como ele é um bege escuro rosado bem fino e translúcido, não se destaca numa pele rosada e faz uma sombra no rosto que se funde com o tom e sub-tom. Fica parecendo uma sombra natural, não um sombreamento com maquiagem. É o que uso em mim e em clientes com as mesmas características de tom e sub-tom.

2 - Pressed Powder Almod e.l.f. em peles claras e amareladas. Sua tonalidade é um ocre suave, em que se distingue a predominância de pigmentos amarelados. Na minha pele bem clara e rosada, ele se evidencia como maquiagem, mas nas das clientes de tons e sub-tons dourados, ele funciona muito bem.

3 - Pó Compacto Marrom 2 Duda Molinos em peles morenas médias e mulatas. Ele tem um tom de terra e, aparentemente, pigmentos amarelados e avermelhados. Sombreia naturalmente.

4 - Pó Compacto Marrom 3 Duda Molinos em peles negras. Também tem um tom de terra, sendo bem mais escuro que a alternativa anterior. É perfeito para a maioria das minhas clientes negras. Nas de pele muito escura, provavelmente ele não terá bom resultado. Nesses casos, utilizo produtos como sombras opacas marrom escuro, sempre lembrando que a iluminação correta é fundamental para uma pele com relevos e radiante.

Abaixo, na mesma ordem da foto acima, estão as amostras na minha pele, aplicadas de forma concentrada (não esfumada) para melhor visualização das tonalidades:


Com trabalho de sombra e luz é possível até modificar substancialmente o formato do rosto para fotografias em estúdio, mas vamos nos concentrar no trabalho que podemos fazer para uma maquiagem dia e para uma mais elaborada, de noite ou festa. 

No dia-a-dia, evite ou use apenas de forma sutil contorno sob o queixo, em toda mandíbula, para disfarçar papada, se for o caso. Outro que pode ser usado com extremo cuidado, em quantidades mínimas, bem esfumado e num tom bem fundido com a pele é o contorno abaixo da base de aplicação do blush (indicado na foto abaixo pelas linhas curvas em marrom na lateral do rosto), conhecido pela função de "afinar o rosto".


Esse sombreamento deve partir do alto ou do meio da orelha, logo abaixo do osso zigomático, pegando a região de junção da maxila e da mandíbula, mas não deve avançar até perto do final do rasgado dos lábios (como na foto acima), mas apenas até mais ou menos metade do rosto (como na foto abaixo). 

Uma boa maneira de usá-lo durante o dia é sozinho ou combinado com iluminador acima da base de aplicação do blush, pegando o alto das maçãs do rosto, sobretudo no seu canto externo, como na foto acima. Dispensa-se, assim, o uso do blush, para evitar o efeito "sorvete napolitano". Se a opção durante o dia é pelo uso suave do blush, ele deve ser combinado com iluminador também suave ou usado sozinho.

Para festas e ocasiões sociais noturnas que pedem uma maquiagem mais elaborada, está liberado o uso desse contorno um pouco mais forte, em função da luminosidade menor, mas nada de sair com o rosto marcadão, com uma listra diagonal na face! Mesmo para a noite é preciso ter bom senso.


Muito cuidado com o contorno de nariz, para não sair de casa com nariz de drag queen. Esse sombreamento é recomendável para a noite, usando apenas o restinho do produto que sobrou no pincel após o contorno abaixo da área de aplicação do blush. Há várias formas de correção morfológica do nariz, mas as mais procuradas são as que "afinam" o nariz largo, as abas largas e a pontinha gorda.

Para afinar nariz largo, basta sombrear sua lateral, partindo do ponto logo abaixo da raiz da sobrancelha até as narinas. Tem gente que acha que basta aplicar iluminador no centro do nariz para deixá-lo mais fino, mas o efeito é o contrário. O que se deve fazer é usar o sombreamento externo e iluminar sutilmente, numa linha fina, o osso do nariz. O contraste deixará o nariz mais fino. Prefiro evitar iluminar a pontinha do nariz, a não ser que ela seja muito fina. De outro modo, a ponta ficará mais gorda. Se apenas as abas das narinas forem largas, as sombreie, mas não a lateral do nariz. Se a ponta é gordinha, a sombreie de leve. 

Vejo que, muitas vezes, as pessoas desejam apagar algumas das características étnicas mais comuns do povo brasileiro, como o nariz chato, largo, de abas largas ou de ponta gordinha. Eu, particularmente, só faço esse tipo de correções se houver solicitação do cliente ou assimetria notável entre um lado e outro (pois assimetria sempre há). Não vejo porque modificar esses traços na grande maioria dos casos.

Na foto acima, é possível ver o efeito do trabalho de sombra e luz no nariz e na lateral do rosto, tanto abaixo do zigomático quanto na porção externa do osso frontal, na lateral da testa, e na direção das têmporas. Conhecer um pouco da estrutura óssea do rosto é fundamental para se fazer um contorno com efeito bacana. Está com dúvidas quanto às nomenclaturas usadas neste post? A "caveirinha" abaixo esclarece:


Quer ver como fazer o contorno perfeito? Assista ao vídeo da minha musa da maquiagem, Lisa Eldridge. Ela ensina a trabalhar com contorno e iluminação e dá dicas ótimas!


Algumas das dicas mais importantes são:

1 - Aplicar uma camada fin íssima de pó translúcido sobre a base especialmente nas regiões em que serão feitos os contornos. Isso ajuda a não surgirem manchas do produto de contorno, que do contrário podem aderir em excesso às partes mais oleosas da pele. Ajuda também no ato de esfumar o produto, retirando as marcas e bordas e deixando um efeito sombreado natural.

2 - Usar um pincel completamente limpo para esfumar o contorno e suavizá-lo.

3 - Escolher produtos que não sejam muito alaranjados e que fiquem naturais em seu tom de pele (basicamente a mesma lógica que apresentei no começo do post, falando sobre tonalidades).

4 - Usar sombras matte nesta função pode funcionar muito bem.

5 - Durante o dia ilumine com produtos mais discretos, como as canetas iluminadoras, que adicionam luz sem evidenciar partículas de brilho. Os iluminadores perolados e metalizados são perfeitos para a noite. Eu digo: trata-se de um conselho para manter a naturalidade no dia-a-dia e o glamour noturno, mas não se trata de uma regra inviolável. Se você gosta de iluminador bem brilhante durante o dia e sua rotina de trabalho permite, se joga! 

6 - Lisa Eldridge usa o pincel 217 da M.A.C, próprio para esfumar sombra, para aplicar os iluminadores em caneta, esfumando-os bastante na pele, fundindo-os. Também é perfeito para contorno de nariz. A dica aqui é buscar pincéis macios, fofinhos e de cerdas que sobem em leve abertura, como os de blush pequenos e os de esfumar sombra (não os de aplicar, que são mais densos). Duo Fiber pequeno também funciona. Esses formatos e cerdas proporcionam um acabamento perfeito e suave, e evitam o efeito marcado.

Para terminar, deixo uma dica minha, mas que na verdade é um princípio fundamental da maquiagem:

Tudo que é claro aumenta, destaca e aproxima. Por isso, todo iluminador aumenta a área em que é aplicado. Se além de claro for cintilante, perolado ou metalizado, ele refletirá mais luz e destacará e aumentará ainda mais. Por tal razão querer afinar nariz aplicando apenas iluminador no centro tem efeito contrário ao desejado (e mesmo assim muita gente faz isso e ainda ensina por aí).

Tudo que é escuro diminui, afasta e disfarça, sobretudo se for opaco. Por tal razão lápis preto na linha d'água diminui os olhos e lápis branco ou bege aumenta, sombra escura disfarça pálpebras inchadas, batom escuro diminui os lábios, contorno cria depressões na face...  

Entendendo isso, fica mais fácil, porque torna-se lógico, entender o que deve ser feito em cada rosto para disfarçar ou destacar traços morfológicos.

Espero que vocês tenham curtido o post! Se tiverem alguma dúvida, é só perguntar! BJ 

32 comentários:

Castielzinha

Post super esclarecedor, didático e detalhado! Maravilhoso.. =)

Blog da Reh

super valeu este post! eu adorei! Flor! Conheci seu blog passeando pela net! Te convido para conhecer meu canal do youtube e blog e se inscrever nos dois se possível! Obrigada!! Me mande um recado para eu te seguir de volta! :)

Beeeeijooos

re-becah .blogspot.com (JUNTAR O LINK)

youtube .com/user/blogdareh/featured (JUNTAR O LINK)

Anônimo

Bom post :)
___________________________________________________
Raquel Mendes
www.beautyfantasist.blogspot.com

Anônimo

Post muito bom, adorei!

Deise

Perfeito! Eu uso o Harmony pra contornar o rosto (sou NC30). Se eu for sair à noite, nunca abro mão desse contorninho básico, acho que dá um efeito fantástico.
bjos!

Anônimo


Muito boas dicas... o pó translúcido antes do contorno, deve fazer a diferença mesmo, vivo manchando a pele e de tanto esfumar, fico com a impressão que mexi na base. Outra foi que comprei no escuro um pó compacto da sleek, fino super show... só que uns tons acima do meu, já ia usá-lo como blush, mas como contorno vai ficar muito bom... yeda

Ane

Ahh adorei o post descobri que faço algumas coisas erradas haha! =**

Lu Xavier

Estava mesmo pensando nisso! Na verdade, nem acho que o contorno fique bem para todo mundo. Achei que a modelo, do vídeo, envelheceu... Mas eu queria muito acertar em mim. To treinando. Comprei um blush da Iman marrom opaco perfeito. E confesso que eu aplicava iluminador no nariz, sem afinar os cantos... rs. Não faço mais!
Beijos!
Lu Xavier
ocabelodanega.blogspot.com.br

Angel Linnankivi

Ah, eu morro de vontade de fazer um curso com você, mas já sei que não tenho boas maquiagens e vou acabar passando vergonha. :(

Anônimo

Excelente Post! E blog também!
Continue com o optimo trabalho.

Bjs

BeautyInLuv

Ahhhh muito legal o post viu!
eu gosto de contorno, mas nem sempre sei se uso direito! ahhaha
bjos

VERÔNICA

Também curti muito!!!!

bjs

Viviane Prestes

Oi Karen! Ótimo seu post!!! Queria perguntar se pessoas com a pele mais madura (tipo 37 anos) podem usar iluminador na famosa região do C?? Não destaca mais as linhas de expressão?? Obrigada! Bjos

Marta Eunice

ADoro ADoro! Nada como um post de quem entende do assunto!

Unknown

Amei as dicas foi muito esclarecedor
eu tenho um pó compacto mais escuro vou tentar com ele!

beijos

www.jessicarcoelho.com

Unknown

Adorei as dicas, quem não gosta de parecer mais magra né rsrs... Me ajudou mto!!! ;)

http://www.divinaelegancia.blogspot.com.br/

Andrea Soares

Oi Karen,
Post muito bom, como sempre né!
Muito esclarecedor mesmo.
Agora é só treinar para ficar ótimo!
Bjos
Andréa Soares

Anônimo

Nossa, a gente percebe bem as diferenças!

Magali Tarô

Karen, parabéns pelo excelente post. Taí algo difícil de se fazer sozinha para uma make de dia. Mas suas dicas foram ótimas. Beijos.

Unknown

Karen, parabéns pelo post! Você, como sempre, consegue ser profunda e clara. Aproveito para perguntar. Tenho a pele amarelada, mas o subtom é oliva. O que já tentei para contorno ficou muito amarelo ou laranja. Você tem uma dica de produto ou de como escolher a cor de contorno para o meu subtom? Inclusive, fica um pedido de post, cores de base (base, corretivo) para peles de subtom oliva. Na dificuldade de achar um tom preciso, sempre fico com os amarelados translúcidos, que, ao menos, não chocam com a cor natural

Anônimo

Oi Karen,mais uma vez um excelente post (para não variar)..mas o meu "problema" é precisamente o contrário, ou seja, tenho o rosto demasiado fino, principalmente a partir da zona dos malares e, principalmente nas fotos, só salta à vista olhos e nariz..tem algum truque para fazer parecer o rosto mais equilibrado, menos fininho? Ah, já agora para quem só tem a ponta do nariz mais gordinha, sombreia só nessa zona ou também as narinas?
Beijo grande
Sónia

Larissa

Olá garota, recem-descobri teu blog e gostei bastante =]. Gostaria de esclarecer uma pequena dúvida, esse blush taupe, da Nyx, seria mais ou menos a cor que a Adele usa? Caso nao seja, vc saberia me indicar um equivalente?

Obrigada!
(E meus parabéns pela sua personalidade e atitude ao abandonar a carreira academica - andei lendo posts antigos.. rs.)

Unknown

Oii Karen.. amei o post!

Também tenho um Blog e dou dicas de varias coisas, comecei a postar recentemente, mas já está ficando legal!

Inclusive achei super interessante sua dica sobre contorno facial, muito simples e prático (eu imaginava que era um bicho de 7 cabeças.. haha) Mas, agora entendi direitinho.

Por isso gostaria da sua autorização para publicar parte dessa matéria no meu blog (claro, dando referencia do teu).. me dê uma resposta caso não se incomode tá.. Super Beijo!

http://dociiencanto.blogspot.com.br/

Mariana F.

Karen, você acha que o bronzer Hoola, da Benefit, substituiria bem o Pressed Powder Almod e.l.f.? Ou as tonalidades não são similares? Queria muito encontrar a cor adequada pra fazer contorno, mas não conheço nenhuma loja que venda e.l.f.
Parabéns pelo blog, sempre excelentes dicas, posts super completos, um exemplo! Adoro!

Marcia

@Lívia Queiroz

Olívia, sem querer me meter, mas já pitacando tenta marcas gringas. Há várias com base e pó para sub-tons oliva. A every day minerals tem uma linha toda(ela não vende mais para o brasil, mas no site Iherb.com você encontra). bjs.

La Berçot

Li, treinei, fiz e funcionou! ADOREI =)

Anônimo

Post bastante completo e esclarecedor! Parabéns! Vc acha que o blush taupe da NYX é similar ao harmony da MAC?

Isabelle Bissoli

Obrigada pela dica,estava louca pra saber que produtos usar e pra que serve o contorno.
http://funsttar.blogspot.com.br/

Carol Gomes

Sou super branquinha.... qual tom barato e bom vc indicaria pra peles + claras?
tenho medo de comprar um tom mt forte e acabar pesando d+ no contorno!!

Anônimo

Eu sou super branquinha maioria do tom das minhas bases è o 1 não tenho a pigmentação rosa na pele ... As vezes uso base na cor translúcida qual a cor que devo usar na técnica de luz e sombra ?? Obrigada beijos

Anônimo

Eu sou super branquinha maioria do tom das minhas bases è o 1 não tenho a pigmentação rosa na pele ... As vezes uso base na cor translúcida qual a cor que devo usar na técnica de luz e sombra ?? Obrigada beijos

Anônimo

Excelente post. Adorei! Foi muito esclarecedor.

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.