MAQUIAGEM ARTÍSTICA: PÁSSARO DE FOGO



Embora não seja foliã incansável (de vez em quando vou a algum bloco), adoro a estética do Carnaval, as cores, os brilhos, a fantasia que nos leva além do tédio cotidiano. Sempre aproveito a oportunidade para elaborar uma maquiagem artística. Este ano eu queria uma inspiração sofisticada e fui buscá-la no universo da dança e da música.




Embora tenha parado de dançar há muitos anos, continuo muito ligada ao ballet clássico e vi no Pássaro de Fogo a inspiração perfeita para uma maquiagem de Carnaval. Esse ballet estreou em 1910, com música de Igor Stravinsky (uns dos meus compositores favorios), coreografia de Michel Fokine para os Ballets Russos de Serge Diaghilev, estrelado por Tamara Karsavina. Se você não sabe nada sobre dança clássica, acredite, esta obra tem altíssimo valor artístico e histórico, é lendária e uniu em sua criação vários artistas entre os maiores do século XX. 

Os Ballets Russos trouxeram à dança um grau altíssimo de sofisticação e refinamento em termos de conceito artístico, pois era uma companhia de vanguarda, dos figurinos, das suítes (música para ballet), das coreografias, dos cenários e dos próprios bailarinos. Verdadeiras lendas dançaram na companhia, como Vaslav Nijinsky e Anna Pavlova. O Pássaro de Fogo é um dos meus ballets favoritos, assim como a lenda da fênix, que é um pássaro de fogo, tem um significado especial na minha vida (e é importantíssima tanto nas culturas ocidentais quanto nas orientais) - tenho até uma tatuagem de fênix. O ballet e a lenda têm o lirismo necessário a uma maquiagem/fantasia de Carnaval à moda antiga. 



Para esta maquiagem, fiz toda a base com pancake branco e desenhei os contornos da face com sombra preta e marrom. Sombreados foram feitos com pigmento vermelho e amarelo e os olhos definidos com pigmentos metalizados em tons de cobre, vermelho e dourado. Os olhos foram finalizados com delineador preto e cílios postiços.


Brocal vermelho e glitter dourado holográfico foram usados na face, assim como paetês de diferentes formatos em tons de dourado, vermelho, cobre e preto. Nos lábios, usei batom vermelho coberto com finíssimo glitter transparente com reflexos dourados. Na foto abaixo dá para ver melhor o degradê de dourado, cobre e vermelho nos olhos.


Todos os paetês e as plumas foram colados um a um com verniz de postiço, próprio para maquiagem artística. 


Na foto abaixo é possível ver que os paetês dourados são holográficos, efeito bem difícil de captar em fotografias caseiras.


Por fim, uma foto com a visão frontal e geral da maquiagem:

Para elaborar uma maquiagem artística, gosto de fazer antes um croqui, para que as ideias comecem a fluir e para que eu consiga traduzir o conceito em forma e cor. O croqui é um esboço, pois ao fazer a maquiagem acabo mudando várias coisas, adaptando o desenho ao formato real do rosto, retirando elementos e colocando outros.

Abaixo, o croqui com a ideia original, que foi mais incrementada, e parte dos paetês e plumas que consegui tirar inteiros do rosto. Como eles foram colados um a um diretamente no rosto, o adereço de um dos lados desmontou ao ser retirado. É possível fazer a montagem antes de colar no rosto, mas prefiro da forma que fiz porque fica mais anatômico.

O croqui ficou todo amassado, pois quando fiz o desenho não estava em casa e ele teve que ser guardado dobrado na bolsa, sem nada para protege-lo.  


Para finalizar, algumas fotos do ballet. Normalmente a bailarina usa uma maquiagem menos elaborada e  todo o apuro vai para o figurino. Lindo, não é?








 Espero que vocês tenham gostado! Eu adoro fazer maquiagem artística! bj

23 comentários:

Castielzinha

Linda maquiagem, fiquei babando!

Eu faço teatro.. você costuma fazer maquiagens artísticas para peças teatrais ou espetáculos de dança? Criatividade, inteligência para criar concepção e habilidade não lhe faltam!

Beijos

Unknown

achei bem bacana a maquiagem. Tbm acho lindo maquiagem artística, só não sei fazer. hehe

bjokas

Sabrina

lindo trabalho, parabéns!

Unknown

Lindo demais seu trabalho karen!

Parabéns, és mesmo uma profissional!

Bjs!

Anônimo

Achei linda a maquiagem, o acabamento, a combinação das cores, perfeito!!1 Parabéns!
Bjs fabi
http://fabibeauty.blogspot.com

Unknown

Nossa, que linda!! ótimo trabalho, Karen! Meus parabéns. Acho bem linda maquiagem artística, embora nunca tenha feito.

Beijos

Dalila

Nossa Karen!...Tudo muito lindo!!!

Anônimo

Lindo.

Deise

Morri duas vezes!! Muito artística, linda! parabéns

Carol

Nossa, Karen, ficou incrível, amo suas maquiagens, as artísticas ficam ainda mais incríveis, lindo mesmo, acho a maquiagem artística um trabalho primoroso, onde o makeup artist pode se soltar mais e usar muitas influências e claro, colocar seu estilo próprio de uma maneira única. Parabéns!
http://emproldabeleza.blogspot.com

Unknown

Esse post é a minha cara, eu to apaixonada por tudo aqui do teu blog sério! Mas esse post tive que comentar porque não resisti, ahahahha. Vou voltar sempre aqui, pode apostar!

E... Ah adorei teu blog! Seguindo :D
E mais uma coisa... Tem sorteio do livro "Depois dos quinze" lá no blog. CORRE!

http://madiemoiselle.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-livro-depois-dos-quinze.html#comment-form

Gi

QUE LINDA!!!

Vc sempre, SEMPRE arrasa!!!! Gostei mesmo!!

Bjukas!!

www.unhasetudo.blogspot.com

Flavia

Vc tá arrasando na maquiagem artística, parabéns!

Natasha Nunes

Uau, que maquiagem mais bem feita! Está digna de desfile de escola de samba, adorei.

♥ Blog Cerejas no Topo:
http://www.cerejasnotopo.com

Anônimo

Assunção!
Ficou lindo Karen.

Carolina Tavares

Super carnaval!!! Adorei

Brena Braz

Ficou lindo e super bem feito!

Mas preciso parar de ler esse título porque passo o resto do dia com essa música na cabeça!

Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh!

Joana Tábata

Post maravilhoso, inspirador, artístico!!! Aliás, este e o anterior, lindos.
Como você colou o brocal e o glitter nas maçãs do rosto?
Seu trabalho está cada dia melhor :*

Daianne Possoly

Maravilhosa essa maquiagem! Amei muiito, que talento!

Evelise Rosa

AMEY AO CUBO AMEEEEGA! ARRASOU COMO SEMPRE!

Rose

Meu Deus que arraso!!! Parabéns!

Unknown

Amiga, vc é uma artista! Tenho muuuuito orgulho de vc e do seu trabalho! É uma honra pra mim estar perto dessa artista especial e ser amiga desse ser humano maravilhoso! Te amo!

Roberta

Geeeeente, até na maquiagem artística você consegue transmitir bom gosto e elegância, características muito marcantes do seu trabalho. Parabéns, você arrasa!

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.