COMO COMPRAR DE FORMA CONSCIENTE: SOMBRAS

Para fechar esta série, hoje dou dicas de como comprar sombras de forma mais consciente, atendendo às suas necessidades sem desperdício.  O importante é que você esteja atenta à qualidade, a seu estilo e à cromologia.

1 - Qualidade x Quantidade

Sombra é o tipo de produto que custa a acabar, pois rende demais e é aplicada em uma área muito pequena do rosto. Apenas aquelas usadas diariamente, na auto-maquiagem ou pelo maquiador profissional, acabam com mais rapidez. Cores mais difíceis de serem usadas podem levar anos até serem completamente usadas.

Sendo assim, quem não é maquiador não precisa ter 999 cores de sombra. Melhor manter um kit básico de sombras de boa qualidade, mais neutro, com algumas sombras mais coloridas e de efeito para criar maquiagens para festas e momentos mais descontraídos, que comprar paletas gigantes com cores que ficam lindas juntas, mas que nunca serão usadas.

Invista em sombras de boa qualidade, com textura macia e alta pigmentação e resista a comprar sombras de qualidade inferior que não pigmentam, pois ficarão encostadas. Aqui tem dicas para montar um kit básico de boas sombras.

2 - Primer

Use sempre um bom primer para sombras, pois por melhor que seja a qualidade do produto, a durabilidade só será garantida ao longo do dia se houver por baixo uma base adequada para sua fixação. Base para o rosto não é uma boa opção para substituir o primer, pois ela faz a sombra vincar.

Vejo muita gente que até tem sombras boas, mas como não usa primer, acha que elas não prestam, pois não duram nem pigmentam bem nas pálpebras. Então, continuam comprando em busca de um produto que dure nos olhos. Usando sombras de forma correta, elas se fixam e aparecem, e você poderá tirar melhor proveito dos produtos que já tem.

Meu primer preferido mostro aqui.

3 - Estilo pessoal

A maioria das mulheres seguem suas próprias inclinações e não insistem em maquiagens que não conseguem usar, por não combinarem com seu estilo pessoal. Contudo, algumas acham lindas certas maquiagens, compram um produto e tentar reproduzir o que fica ótimo na amiga, na atriz, na modelo. Acabam não gostando. 

Sempre pense se aquela cor e aquele efeito combinam com você. Se seu estilo é romântico, você se sentirá "exagerada" e "aparecida" com um olhão preto e/ou um batom vermelho. Se você é dramática no estilo pessoal, se sentirá "infantil" e "boba" com uma sombra clarinha e gloss, por exemplo.

4 - Cromologia

Mais uma vez, ressalto que as dicas de combinações de cores com a tonalidade e com o subtom da pele são importantes para criar uma maquiagem harmônica, mas não são regras obrigatórias, absolutas, apenas garantem o melhor resultado.

Peles claras

Para as claras amareladas, sobretudo de cabelos claros loiros ou ruivos, invista em tons de marrom claro e médio, terra, pérola e marfim, beges, dourados pálidos, leves acobreados, bronzes, deixando o preto para pequenos detalhes. Tons de rosê, champagne, lilás, verde folha seca, turquesa claro, laranja e coral funcionam bem. Kate Hudson, Jennifer Aniston e Susan Sarandon representam esse grupo.



Para as que têm cabelo mais escuro, os mesmo tons mais escuros ou intensos também ficam bonitos. É o caso de Sofia Vergara



Para as claras rosadas, de subtom rosado ou azulado, tons como marrom acinzentado ou rosado, bege rosado, cinza, grafite, prata, lilás, violeta, rosas frios, roxos, turquesa, verdes mais frios, com mais azul na mistura, azuis em geral, vinho. As donas de cabelos claros ficam melhores nos tons médios e claros. 



Já as de cabelos médios ficam bem com cores claras, médias e escuras, de acordo com o estilo pessoal. Mulheres de escuros combinam principalmente com tons médios e escuros das cores citadas acima e ficam muito bem com preto. É o caso de Courtney Cox, Dita Von Teese e Megan Fox. 



Pele morena

Morenas amareladas ficam lindas usando tons mais quentes de marrom e bege, perolados, ouro, bronze e cobre mais intensos, verdes secos médios ou escuros, petróleo escuro, avermelhados. São exemplos Jessica Alba e Salma Hayek.







As mulheres de pele parda fria e orientais como Catharine Zeta Jones e Lucy Liu, ornam com tons mais fechados de marrom e bege, verdes e azuis escuros frios, borgonhas, violetas e roxos, rosas frios médios e escuros, preto, grafite, magenta e cereja. 


Pele Negra

Peles negras quentes como a de Beyoncé vão bem com sombras em tons abertos de ouro, bronze, cobre, marrom, verde amarelado escuro, coral, laranja e vermelho, petróleo e turquesa escuro.


Peles negras frias como a de Alek Wek ficam ótimas com tons de grafite, preto, prata (detalhes), rosa escuro, vinho e vermelho de base azulada, magenta, roxo, ameixa, turquesa escuro, verde esmeralda, verde escuro mais frio, azul cobalto, marinho e violeta.


Espero que estas dicas ajudem na hora de escolher as sombras e paletas do seu kit! Bj



9 comentários:

Carla Mariano

Dicas incríveis! Estou adorando isso :)
Beijos e linda semana pra você,
Carla Mariano

Anônimo

Essa sequência de posts ta MARAVILHOOOSA!
Espero que muitas meninas vejam isso e quem me dera eu ter sabido de tudo isso antes!
Obrigada por responder minha pergunta dos comentários do 1º no segundo post! Acabei não agradecendo antes pq tava bem triste semana passada e tu até deve ter sabido, né?! :( ...perdi.

Bjão!
Kaa

Karen Lommez

@Anônimo Ka, eu notei que não dava pra entrar na sua página, mas não sei o que aconteceu... :'( deixa seu contato comigo? bj

Dea

Eu sou super controlada para sombras rs
Não uso muito e prefiro as cores neutras
bjooo e boa semana

Sarah

Parabéns, a série "como comprar de forma consciente" está incrível! Óptimas dicas ;)

Bjo,
Sarah

Eliana

Muito legais estes posts,mesmo que ainda não pegue bem estas descrições de cores e fundos.Tenho variado o make e notado quando fica bem legal e quando fica caradenada e concordo com você sobre os primers,minha descoberta de uns tempos para cá,como ajudam!
Bjs

Jeh Galvão

Estou adorando essa suas série de posts sobre compras conscientes!
Estou revisando bem com o que devo gastar meu suado dinheirinho! rsrsrsrs
Parabéns e obrigada Karen!
Beijos, Jéssica Galvão {Hora da Make}

Gi

Parabéns por estes posts!!!
Tá arrasando!!

Bjukas!!

www.unhasetudo.blogspot.com

Esther

Ótimo post Karen. Pertenço ao grupo das pardas frias, mas fujo dos marrons e beges mesmos os mais fechados pois tenho trauma dessas cores. Antigamente tinha muitas roupas dessas cores pois elas são neutras e fáceis de combinar até que notei que quando as usava sempre tinha alguém que me perguntava se eu estava triste ou cansada, quando fiz a ligação entre estas perguntas e as cores marrom e bege nunca mais as usei, são cores muito bonitas mas definitivamente não funcionam em mim.

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.