Dica rápida do dia: produtos alternativos para delineação

Além do lápis, do delineador líquido, gel, em caneta, da sombra preta umedecida, existem outros produtos que podem ser usados para delinear os olhos, como o pan cake ou o Acqua Color. São produtos que adoro e que tenho usado muito no lugar dos delineadores mais tradicionais, com grande sucesso.

Da esquerda para a direita: Acqua Color da Catharine Hill e Pan Cake preto da Payot

O pan cake é um produto muito conhecido de quem trabalha com maquiagem artística e teatral, mas também é usado na maquiagem social para cobertura de pele (tem em todos os tons de pele), como sombras (coloridos, preto, branco, marrom) ou como delineador (preto e marrom). Eu particularmente não sou fã do pan cake para cobertura da pele, mas para as outras funções ele é ótimo. Meu preferido é o da Payot: super preto, solta muita cor.

A vantagem do pan cake para delinear é que, além de alta fixação e durabilidade (nas minhas pálpebras gordinhas ele fica o dia todo sem borrar), ele é super fácil de aplicar. Ele deve ser aplicado com pincel umedecido, pois é um pó bem compactado. Seca rápido e é excelente para fazer delineação em olhos das senhoras mais velhas, pois permite um delineado fino e pretinho, bem definido.

Ao contrário do delineador líquido, ele penetra nas ruguinhas dos olhos mas não se espalha através delas, não borra nada. Nas pálpebras flácidas é a melhor opção, pois entra onde o lápis não cobre com facilidade e é ainda mais fácil de aplicar que o gel.  

Custa cerca de R$50 e é enorme. Já usei em muitas maquiagens artísticas, em áreas grandes, e gastei muito pouco. A superfície do produto vem lisa, como a de um pó compacto, mas na foto abaixo é possível perceber onde o pan cake foi diluído para ser aplicado.

Pan Cake preto da Payot 

Delineado com o Pan Cake preto da Payot.

Já o Acqua Color, é um produto à base de água, uma espécie de pasta bem firme, dura, levemente úmida, que pode ser usada em várias funções e misturada a outros tons (existem várias cores). Para ser usado como delineador, o ideal é ser aplicado também com pincel umedecido. 

Ele é muito preto se não for aplicado muito diluído - o ideal é diluir com um pouco de água, Fix+ (M.A.C) ou mixing medium de forma que fique numa consistência semelhante à do delineador gel.  Não é à prova d'água, mas tem ótima fixação e, usado sobre sombra, durou o dia inteiro sem borrar. Usado sozinho e sem primer, dura (em mim) entre 6 e 8 horas. Depois disso, aos poucos, a cor vai ficando mais fraca. Em olhos mais fundos, em que as pálpebras móveis são mais aparentes, não encobertas por uma dobra de pele, ele dura mais, desde que não seja friccionado. Usado com o Aqua Seal (aqui), fica à prova d'água.

Custa em média R$20 e vem numa embalagem bem grande, de 25g, contra 4,5g do meu delineador em gel da Sephora (aqui) que já está no final. Aliás, tenho sempre variado os delineadores para experimentar coisas novas. Ano passado acabei com dois Fluidline da M.A.C, depois com um delineador em gel da Physicians Formula (aqui) e, em seguida, experimentei o da Sephora. Para substituí-lo, por indicação de uma amiga, adquiri o Acqua Color quando sem querer esbarrei com ele na Ludovicus, em São Paulo.  

Acqua Color da Catharine Hill 

Delineado com Acqua Color da Catharine Hill 

Delineador é algo que uso demais, pois uso em mim diariamente em delienado grosso e enorme, assim como nas clientes inclusive para esfumar na raiz dos cílios inferiores e fazer base de olho preto, por exemplo. É um produto essencial para mim e curto muito descobrir alternativas bacanas e mais econômicas.

O Acqua Color e o Pan Cake preto da Payot, se adaptam muito bem às pálpebras gordinhas, assim como às mais flácidas e enrugadinhas. Outro ponto positivo, além do preço, é que eles não secam e, consequentemente, estragam. O Pan Cake já é seco e o Acqua Color é quase seco, sendo ambos utilizados após serem umedecidos. Mesmo se as embalagens ficarem abertas eles não perdem o uso e são, assim, super indicados para quem usa pouco delineador e costuma descobrir o gel ressecado justamente quando resolve usar.

Indico para todo mundo! Adoro! E você, já experimentou? bj

18 comentários:

miss m

putz, conhecia pancake mas nucna tinha pensado nisso!Adorei, show"!

Betty Gaeta

Oi Karen,
Não sabia que existia pan cake preto! para mim pan cake era uma base bem pesada no tom da pele. Que surpresa!
Tenha um ótimo feriado!
Bjs

GOSTO DISTO!

naosoudoamaral

nossa, amei! eu tô brincando de fazer uma make diferente todos os dias e percebi meu amor e predileção pelo delineador. eu uso o líquido, mas sempre faço sujeira. vou procurar essas opções, valeu Karen :D

Lisa Soares

É, Karen, sua linda... serei obrigada a experimentar! Minhas pálpebras são flácidas e é exatamente por isso que evito o uso de delineadores.
Bjsssss

Angela Iaruchiski

Eu tenho o acqua color da Catherine Hill e adoro. Bjs

Castielzinha

Eita.. pancake preto da Payot é must have nas peças de teatro (dura muuuuito!!). Queria eu, que sou atriz, ser mais habilidosa pra lidar com esses e outros materais! rsrs

JuliKa Oliveira

Oi Karen, tudo bem? To sempre espiando por aqui (teu blog ta no meu blog roll) e adoro teu capricho e detalhamento com as coisas!
Eu tenho o aqua color e o clow da catharine hill, e prefiro o segundo pois quando selado com sombra ele fica a prova d'água e não se mexe mesmo! é bom pois eu sempre tenho medo de usar makes que não são aprova d'água em ocasiões especiais em que as clientes podem chorar, como casamentos e formaturas, que são a grande maioria das ocasiões pra que maquio! hehe
Mas adorei a dica de usar o aqua seal, comprei um pequeninho e nunca consegui usar, vou tentar pra isso! ;)
Beijos!

Brena Braz

Uai, vc acabou comprando o aqua color da catharine hill?

Hericar Pansani

Amei o post!! como sempre produtivo!!! amei!!
Karen sempre compro produtos q vc indica e nunca me arrependi.
Então gostaria q vc fizesse um post sobre lápis bege, qual vc usa na clientes...pq estou na saga de um lápis bege legal e não encontro..pleaaaaaaaase me ajuda!

Anônimo

Olá Karen...
Que dica sensacional especialmente à mim que tenho palpebras mais caidinha que a sua.. ptz dá um ódio pq cobre toda a sombra e transfere lápis que nao é a prova dágua.
Hj uso o delineador do boticario makebe que é mto bom e nao sai fácil, mas essa sua dica eu nao sabia...
Vou acompanhar mais suas dicas de perto, meus ilhos além de pequeninos são parecidos com os seus...
Bjos adorei seu blog <3

luzia f

Ótima dica Karen!
Irei experimentar :)

Dea

Vc faz um delineado perfeito.
Quero ver eu fazer isso rs
beijos

Lis

Karen menina você arrasa sempre!!
Não sabia de pan cake preto, muito menos que faria esse delineado supeeeer perfeito, só podia ser você. Beijocas

Anônimo

Karen amei sua dica! já comprei no sábado aqui em SP os dois podutos que indicou, deu super certo :-) Você conhece/já testou o fixador de batom da Catharine Hill ? Eu comprei e estou testando hoje, vou torcer para funcionar, assim todos os meus batons serão de longa duração...rs

Mag

Muito legal, nunca havia pensando em pancake como delineador. Mas para mim seria dinheiro jogado fora, pois praticamente nunca faço delineado nos olhos. Duraria uma vida inteira hahaha Beijinho e parabéns pelo blog!

www.dicasdamag.com.br

Fabiola Paschoal

Nossa! Não conhecia. Também AMO delineador mas sofro com borrões e carimbadas na pálpebra, pq as minhas são gordinhas E oleosas. Testarei um desses produtos ASAP. :D Resta só descobrir onde vende.

Blog Cocota Nerd

Martika Victor

querida vc poderia fazer um post de como salvar esses delineadores! Tenho 2 potinhos ressecados aiaiai doida pra recuperar!

Lilian Fonseca

oi! Eles não sujam a pálpebra de cima quando começamos a suar? Porque o fluidline segura e não suja nada, pode comparar pra mim? bjs

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.