CLIQUE NAS FOTS PARA AMPLIÁ-LAS E VER O ESMALTE EM DETALHES (VALE A PENA!)
Olá meninas, trouxe mais uma seleção de fotos do esmalte FYI, holográfico da coleção OMG da China Glaze! As primeiras foram tiradas de dia, estas à noite, sob luz de lâmpada amarela.
Peço desculpas por colocar URL do meu blog com letras tão grandes e opacas no meio das fotos, mas infelizmente terei que fazer isso, pois não aguento mais ver imagens minhas copiadas sem referência de fonte ou link por aí.
Toda vez que coloco conteúdo alheio no meu blog (fotos ou vídeos), coloco claramente o nome do blog ou site e o link do post de onde tirei, respeitando o direito de quem produziu o material. Até isso tenho evitado agora, colocando apenas o link de posts no caso de fotos de outros blogs. Assim, o leitor se quiser ver, é direcionado diretamente para o original.
Ontem descubri no "Eu maquio" um post sobre esmaltes holográficos em que uma das minhas fotos postadas aqui no blog, sobre o Glitter Forte holográfico da HITS, foi colocada numa montagem sem minha permissão e sem fontes. Foi retirada da foto a marca do blog, que estava no canto para não atrapalhar a imagem. Comparem o
post original (de minha autoria, segunda foto) e a
foto na montagem.
Escrevi ontem para o Eu Maquio e ninguém me respondeu. Sendo assim, se a pessoa se sentiu à vontade para pegar a minha foto e nem dar bola para meu e-mail, em que pedi para citar a fonte ou retirar a foto, também me sinto à vontade para contar isso aqui para vocês. Nos links acima vocês podem ver pela data de publicação de quem é a foto de verdade. Ou alguém acha que eu não reconheceria minha própria mão e minha própria foto?
Na semana passada uma leitora me alertou sobre uma foto do meu blog num anúncio do Mercado Livre. Entrei em contato com a vendedora e ela disse que retiraria a foto, pois não permito uso comercial do meu conteúdo. Ela me respondeu, se desculpou de forma muito educada e disse que ia resolver a questão, mas ainda continuo na espera da resposta. EDITADO: ela entrou em contato hoje e disse que resolveu o problema, como tinha combinado comigo. Isso prova que ela realmente quis reparar o erro.
Meses atrás uma VA-CA (ou um vaco) copiou inteiramente (texto e fotos com a minha marca) dois posts meus. Nunca soube quem era porque o blog era cheio de cópias e no perfil não havia nome, cidade ou qualquer referência a uma pessoa real, apenas uma foto de modelo também roubada. Imaginem, a pessoa copiou até meu texto, mudando apenas referências pessoais que me identificassem. Vi (seguia aquele blog sem saber que era uma farsa), reclamei, a criatura nem me respondeu. As minhas amigas todas foram lá reclamar e o ser do além tirou o blog do ar.
Aqui dois dos posts que fiz denunciando o abuso.
Já vi num outro blog que eu seguia, que faz coletânea de fotos de coisas bacanas, uma outra foto da minha mão com esmaltes rosas. Nesse caso nem falei nada, pois o blog é só de imagens tiradas da net e acredito que a pessoa não teve maldade, não sabia que é sempre importante citar fontes. Também tinha sido a primeira vez e acabei relevando.
Na barra direita do meu blog há um botão da Licença Creative Commons, que determina alguns direitos reservados ao meu blog, incluindo textos, fotos e vídeos e que determina as condições para que meu conteúdo seja distribuído por outros. Em suma, qualquer pessoa pode usar minhas imagens, textos e vídeos desde que não seja para uso comercial, desde que cite obrigatoriamente a fonte e link e que não produza obras derivadas. No caso da montagem do Eu Maquio, trata-se alterção do meu conteúdo, criando obra derivada.
Não ficarei encabulada de expor esses problemas, uma vez que estou protegida e isso é explícito no meu blog. Se a pessoa entrou para pegar uma foto, ela provavelmente viu o ícone da Licença Creative Commons e o ignorou. O detalhe é que a violação dela, sendo eu cadastrada como sou, serve de base legal para processo contra pessoas que usaram indevidamente meu conteúdo. Para ver os direitos, clique
aqui.
Não quero entrar em guerra com ninguém, quero apenas respeito às regras estabelecidas no meu espaço. Quando comecei o blog, também não prestava atenção nisso direito, mas aprendi. De toda forma, é importante falar, para que aos poucos as pessoas se conscientizem disso e parem de achar que internet é terra de ninguém. De que vale fazer um post de puro CtrlC CtrlV, receber os créditos por ideias e fotos que nem suas são?
Mais uma vez, citar o trabalho alheio quando ele é de interesse do seu público é ótimo. É possível informar as pessoas e ao mesmo tempo divulgar o trabalho do autor original (assim como outros divulgarão o seu, se ele for legal). Daí que seja possível postar fotos, vídeos e textos de outros com link do post original e referências claras sobre quem produziu o material.
Eu sei que dá para ficar louca se for me preocupar com cópias o tempo todo, mas quando percebo faço questão de mostrar e pedir alteração, com educação. Essa atitude é fundamental, pois é educativa e ajuda a criar limites claros para a internet. E vocês, o que acham desta história? Aguardo considerações, leitoras e leitores (entrando no clima das Eleições)!
No mais, quero só fazer uma nota, mudando completamente de assunto. O blog tem me trazido alegrias, muito mais do que essas chateações, e uma delas é começar a ver o trabalho reconhecido por amigos (conquistados aqui), profissionais chiquérrimos (oi,
Cris Pironiii??) e até por pessoas na rua!
Não que eu esteja correndo de fãs enlouquecidos e de papparazzis ou que passe horas por dia dando autógrafos! Longe disso, mas de vez enquando alguém na rua me chama e pergunta se sou a dona do MACmaníaca ou do "blog de maquiagem" (Oi, Evelise???). Ontem, por exemplo, foi a Evelise (é assim que escreve?), que me disse que lê sempre e que foi uma gracinha.
Então, gostaria de terminar este post com uma mensagem positiva, dizendo que todo esse carinho me faz muito feliz e cada vez mais animada a dividir minha paixão por maquiagem com vocês! Obrigadaaaaaa! bjk