MAQUIAGEM: CAVEIRA MEXICANA

Ando tão animada fazendo maquiagens de Carnaval que até estou pensando em ir para algum baile este ano! A última maquiagem carnavalesca (ou para o Dia dos Mortos no México) é esta de caveira mexicana, meio inspirada nas pinturas maravilhosas de Sylvia Ji, meio inspirada em Frida Kahlo.

A brincadeira levou umas duas horas para ficar pronta e mais de meia hora pra sair toda, mas valeu a pena, adorei ser caveirinha por algumas horas! Usei base em bastão bem clara, quilos de pó compacto bem claro, delineadores em gel de várias cores, Cream Colour Base (M.A.C), Aqua Cream (MUFE), lápis preto (Milani), glitter (Contém 1g), sombra cinza e muita paciência.

No cabelo, flores de plástico mesmo, porque foi tudo improvisado. Quem sabe não faço outra, mais produzida, com flores naturais, roupa mexicana??? Para mim foi muito divertido fazer a maquiagem e lamentei não ter um baile à fantasia para usá-la.






Não ficou como eu queria ainda, mas foi a primeira vez. Uma dificuldade foi que fiz a maquiagem à noite e as fotos com flash também não valorizaram o trabalho. Abaixo, as fotos mais desfocadas são para mostrar o brilho furta-cor do glitter.

 Beijo!

PS: a leitora Mariana, nos comentários, me acusou de plágio de um trabalho da Michelle Phan. Respondi nos comentários, mas faço questão de deixar claro novamente, no corpo do post, qual foi a minha inspiração e a da Michelle Phan e se eu realmente plagiei alguém.

1 - Não costumo acompanhar a Michelle Phan, embora a conheça. Não sabia que ela tinha feito caveira mexicana e até onde eu saiba não é exclusividade dela fazer maquiagens sobre o tema - bastante popular, diga-se de passagem. As caveiras são parecidas sim, mas se vocês lerem meu post e virem os links abaixo, entenderão porque.  

2 -  Pesquisei e encontrei este trabalho da M. Phan, feito em 2011: http://www.michellephan.com/post/day-of-the-dead-makeup

3 - Compare-o agora com o trabalho da artista plástica Sylvia Ji, de 2009, e veja se o trabalho da M. Phan é original (criação dela, "criatividade" dela) ou se é uma releitura muito bacana das pinturas da S. Ji: http://www.sylviaji.com/paintings_2009. Pinturas essas inspiradas na arte popular mexicana. Seria então a Michelle Phan uma plagiadora? Ela citou a inspiração dela? Qualquer pessoa que fizer uma maquiagem inspirada em Adele ou qualquer outra artista será também plagiadora?  

4 - E então, estou mesmo plagiando a M. Phan? Há vários vídeos e tutoriais e maquiagens de caveiras na internet, todos com a mesma inspiração (inclusive a Lauren Luke fez um tutorial de caveira no mesmo estilo), cada um com a execução de uma pessoa diferente. Plágio seria se eu dissesse que fiz a caveira da Michelle, colocasse as fotos dela aqui e falasse: "olha o que eu fiz". Ou se tomasse as obras da Sylvia Ji como minhas. Até onde eu sei, é lícito que as pessoas busquem referências nas obras de arte para desenvolverem trabalhos pessoais. Acontece na história da arte há séculos, e na arte contemporânea com uma frequência enorme. Se as referências são claras, como foram aqui, não há problema em fazer minha leitura pessoal de uma obra. Minha inspiração foi Sylvia Ji, que foi citada no começo do post. Ela pinta telas, eu fiz uma maquiagem claramente baseada no trabalho dela e na ornamentação da Frida Kahlo.

Ah, não me comparo a artistas consagrados, apenas cito exemplo semelhante.

Aceito críticas fundamentadas, mas não aceito acusações como esta, sem fundamentos e sem conhecimento de causa. Nunca deixei de citar inspirações e fontes. Acredito que a Mariana não conheça o trabalho da Sylvia Ji, por isso tenha pensado assim, mas acredito que, antes de mais nada, é preciso apurar melhor os fatos. E acho que é sempre importante esclarecer as coisas. Por isso resolvi falar aqui no corpo do post sobre o assunto.

Pelos comentários vi que o trabalho da Phan foi postado no dia 19, como inspiração para Carnaval, no Coisas de Diva. A maquiagem foi feita para o Dia de Finados Ou para o Halloween, mas no Coisas de Diva foi pensada para o Carnaval. Eu postei a ideia dois dias antes, com minha versão de caveira de Sylvia Ji, nem por isso direi que as meninas do CDD plagiaram meu post, minha sugestão... Simplesmente tivemos a mesma ideia, simplesmente porque estamos no mundo e compartilhamos algumas referências culturais.

34 comentários:

.lívia.

nossaaaaaaaaaaaa, maravilhosa! a make de carnaval mais legal q vi! maravilhosa mesmo!

Carol Cherry

Amei, adoro caveiras mexicanas, todo tipo de caveira *-* Posso usar pancake preto pra fazer (olhos, nariz)? Você é maravilhosa, beijos.

Suli'

Que lindoooooooooooo! Ficou incrível! Deu até vontade de fazer tbm, mas meus produtos não são bons o suficiente :/

karen amorim

Amei a make! Super vontade de fazer, mas esse ano não vou pular carnaval, e a inspiração também foi linda!

Mariana L

UAU!!!

Donna Branquela

Você está arrasando nas makes artisticas para o carnaval!Muito criativa!Beijão e arrasa com essa make!

Larissa Gomes Ramos

nuss, que dahora!
gostei muitooo!
xoxo, Lari ^^
http://olhacomoeufaco.blogspot.com

Angela Iaruchiski

Karen ficou muito mas muito legal, incrível mesmo. Bjs!

Ara Mariano

Que espetáculo!!! Eu simplesmente me encantei! Sou apaixonada por caveiras mexicanas e a sua ficou perfeita, mágina, única!!!!

Simplesmente, amei! Palmas mil!!!!

Beeeeeeijos
Ara
@Maoslindas

sandra queiroz

Que linda! Parabéns vc é uma artista! Bjs!

Bruna Araújo

Adorei o blog, muito lindo, parabéns.

ontendency.blogspot.com

Lis Tavares

Karen que mega arte!
Menina isso deve ter dado um trabalhão para fazer, amei e com certeza muita gente como eu ficou babando sua criatividade. Sucesso amore. Beijos

Si da Toquinha

Sinistro Karen!! Deve ter levado o maior tempão pra tirar tudo isso né? Ficou show!
bj
Si

Deise

Ficou tão incrível, que deu até medinho! brrrr Tudo foi bem improvisado, e a gente pode saber que podemos usar produtos simples e conseguir um visual bem trabalhado, com paciência e criatividade! Que bom que as fotos registraram teu trabalho tão lindo! Beijo

Gigi

hehehe!!! Ficou muito legal!! Seria msm legal ter ido a um baile a fantasia ou algo assim com ela né?!!
Imagino só que deve ter dado um trabalhinho para tirar não?

Bjukas!!

www.unhasetudo.blogspot.com

rafaela

Ficou,sim,maravilhosa,benfeita,criativa! As flores de plástico dão o toque kitsch,uai! Parabéns!

AdrianaPoema

Karen, você arrasa sempre! parabéns!

Anônimo

Amazing!

Mariana

Isso que você fez aqui é plágio!! Há muito tempo a Michelle Phan publicou um vídeo com um make super parecido!! Devia ao menos colocar os créditos!! O povo sem criatividade!

suyanevom

Realmente muito lindo, mas deve ter demorado uma eternidade p/ fazer, hein?! Mas ficou muito bem acabado! Parabéns!
Beijos
http://saladadecores.wordpress.com

Karen Lommez

MAriana, não é plágio da Michelle Phan.

1 - Não a acompanho, nem sabia que ela tinha feito a caveira mexicana.

2 - Se vc se informar ou ler meu post, verá que a inspiração que usei foi provavelmene a mesma que ela, as caveiras mexicanas, extremamente populares e, sobretudo, o trabalho da artista plástica Sylvia Ji.

3 - Pesquisei o trabalho da Michelle e vi que é reprodução do trabalho da Sylvia, e ela nem citou a inspiração, ao contrário de mim.

Veja aqui a caveira da Michelle, veja se parece com e minha e veja se parece com a pintura da Sylvia, abaixo:
http://www.michellephan.com/post/day-of-the-dead-makeup

O trabalho de S. Ji: http://www.sylviaji.com/paintings_2009

Portanto, antes de me acusar de plágio, informe-se melhor.

Barbara Pádua

Mariana, acusar alguém de plágio é algo muito sério. Sua crítica parece ter sido feita de forma muito leviana, afinal a Karen cita no começo do post que a inspiração para a make tinha sido a artista Sylvia Ji. Agora o engraçado é que a "descoberta" só aconteceu depois que publicaram em outro blog o tutorial em video da Michelle Phan.
O mais interessante dos comentários semelhantes aos seus é que não são feitos com nome e sobrenome, mas sim ou sob anonimato ou pseudônimo.

Dolly Citrus

Ai, gente... que preguiça desse povo sem cultura que vem aqui falar merda.

Porque, sério... essa pessoa (codinome Mariana) não conhece a artista fonte da inspiração (ok, eu tb não conhecia) e vem falar do que não sabe.

As duas pessoas se inspiraram na mesma fonte. Só isso.

Só lamento. Grow up.

Rose linon

Karen, arrasou aqui e na Alcova Libertina!!!!!!

Sorumbatica Famm

uuuauuuuu que demais adoreiiiii
quero fazer uma tbmmm!!!!!!!!!!

to doida pra fazer uma tattoo assim sabe
acho lindo demais

adoro seu blog flor
dicas otemas

bejim
http://flammbobices.blogspot.com/

Bellinha

Essa tal de Mariana não de ve nem saber passar um lápis no olho e vem querer dar falar abobrinha...aff querida se informar melhor sobre o que é um plagio ok?! ka vc esta de parabéns bjos!

Nanna Barbieri

AMEEEI!!!!
Beijos

Karen Lommez

Carol, pode sim! Bj

Karen Lommez

Meninas, deu muuuuuito trabalho tirar! Nussa! kkk mas amei cada minuto de caveira e até fiz outra! bj

Karen Lommez

Meninas, obrigada pelos comentários e elogios! Leio tudo com carinho, embora só esteja conseguindo responder mesmo as perguntas,e mesmo assim com muito atraso.


bj

Djeine

Acho linda essas caveiras mexicanas. A maquiagem ficou mara!

Cuidados e Vaidades

Perfeita! Acredita que só no final do post fui reparar que era vc! hehehe...
Incrível, gostei!

Débora

Muito legal o seu blog! Eu sou leitora nova e estou adorando as matérias. Admiro muitooooo o seu trabalho! Principalmente por que eu entendo muito pouco de maquiagem, etc. Para falar a verdade, nem consigo aplicar uma sombra direito... :(

Não liga para essas pessoas que falam abobrinhas, viu? Nem sabem do que estão falando... Você tem muito mais admiradoras!

Ah, também quero dar os parabéns pelo post que fez com inspiração dos anos 20... É uma época tão linda! *--* Maaas, só para constar, como se faz aqueles cachinhos? Com bobs? Babyliss?

Anônimo

muito show....adorei

Postar um comentário

Quem quiser fazer uma pergunta reservada, favor entrar na página CONTATO

------------> ATENÇÃO: Se você deseja apenas deixar link para fazer propaganda do seu BLOG ou propagandas de PRODUTOS (SPAM) sem qualquer comentário relevante ao tema tratado em determinado post, saiba que seu comentário não será aprovado.